Jump to content

Photo

Dúvidas sobre 3D, Arte 2D no 3D e apresentação

• Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 PauloAndrade

PauloAndrade

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 12 January 2007 - 03:21 PM

Olá Pessoal,

Fui convidado pelo Wellington e pelo PC para dar uma força aqui sobre a parte 3D.

Sou Coordenador da Graduação em Ilustração e Animação 3D das Pós em Animação e Desenvolvimento de Jogos da Universidade Veiga de Almeida.

Também sou fan de quadrinhos, da época da Editora Ebal. No passado, lia mais DC, com tempo, fui lendo também Marvel e Image.

Hoje em dia, só dá tempo mesmo para ler o Spawn :(

Bem, estou aqui para tirar as dúvidas que vcs tem sobre 3D. Não sou fera no assunto, mas quando não souber algo, passo para um dos nossos professores. A propósito, segue um link para o Batman em 3D de um dos nossos professores:

http://www.pedrotole... ... Man-01.jpg

Bem pessoal, é isso. Prometo tentar responder vcs o mais rápido possível.

Abraços e obrigado pela oportunidade :D

Paulo Andrade

#2 Alcode

Alcode

Moderadores

• Moderadores
  • 4,276 posts

Posted 12 January 2007 - 03:33 PM

Seja bem vindo Paulo
Muito legal esse Batman
Gostaria que tu nos contasse com qual soft ele foi feito e se possivel, também, se existem algumas opções open source além dos programas mais caros.
Sempre vejo muito em foruns como cgtalk que se usa o Lightwave e o Cinema 4d. Existe uma certa "regionalidade" de softwares? Parece que aqui se usa mais o Max, e Zbrush estão começando a chegar por aqui me parece...
Pergunto isso porque esses programas tem um preço mais acessível que os que são usados como os padrão de mercado que são o Max e o Maya!
Alcode
Moderador do Fórum Central de Quadrinhos.com
Al Blog - http://alcodeart.blogspot.com

#3 PauloAndrade

PauloAndrade

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 12 January 2007 - 03:55 PM

Seja bem vindo Paulo
Muito legal esse Batman
Gostaria que tu nos contasse com qual soft ele foi feito e se possivel, também, se existem algumas opções open source além dos programas mais caros.
Sempre vejo muito em foruns como cgtalk que se usa o Lightwave e o Cinema 4d. Existe uma certa "regionalidade" de softwares? Parece que aqui se usa mais o Max, e Zbrush estão começando a chegar por aqui me parece...
Pergunto isso porque esses programas tem um preço mais acessível que os que são usados como os padrão de mercado que são o Max e o Maya!

Olá Alcode,

O Pedro e a maior parte da indústria de jogos AAA usa a seguinte trinca: Photoshop + ZBrush + 3DS Max. O Pedro deve ter usado o Max apenas e alguns retoques com o Photoshop.

Existem várias opções OpenSource. A maisfamosa e poderosa é o Blender. Mas existem outros como o Wings e o próprio Sketchup, para cenários.

Da mesma forma que time de futebol, existe a galera que puxa para o que conhece. O profissional fera não se liga muito nisso. É claro, ele tem o seu preferido, mas se a grana for boa e o trabalho interessante, ele pode adotar outro.

No Rio, o Max é o mais usado. Parece que em Sampa é Maya e em BH é meio a meio.

A maioria dos softwares 3D é bem assustadora no início. Eu costumo dizer que são os softwares com mais variedades de opções que existem. É bom começar com um bem simpleszinho. Recomendo olhar o sketchup para brincar com cenários (é bom também para o pessoal que faz HQ, para planejar as câmeras), depois o Wings e só bem depois, olhar o Blender. Se for direto no Blender, vai rolar um desânimo :)

É isso ai,

Abraços,

#4 peterparkerrj

peterparkerrj

Moderadores

• Moderadores
  • 1,665 posts

Posted 12 January 2007 - 03:58 PM

opa ...seja bem vindo paulo.

legal esse trampo do batmão...hehehe

é isso aí...

abraços a todos.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." A. Einstein

#5 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 12 January 2007 - 07:18 PM

Olá, Paulo, bem-vindo!

Não trabalho profissionalmente com 3D mas gosto do assunto. Comecei no 3ds max e cheguei a usar o Maya, mas atualmente tenho usado Blender, com o qual ainda estou me adaptando.

Conte-nos um pouco sobre os cursos que você coordena: como funciona, o que o aluno aprende neles...

#6 PauloAndrade

PauloAndrade

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 12 January 2007 - 07:42 PM

Olá, Paulo, bem-vindo!

Não trabalho profissionalmente com 3D mas gosto do assunto. Comecei no 3ds max e cheguei a usar o Maya, mas atualmente tenho usado Blender, com o qual ainda estou me adaptando.

Conte-nos um pouco sobre os cursos que você coordena: como funciona, o que o aluno aprende neles...

Olá Sil,

Eu coordeno uma graduação e duas Pós Graduações junto com o Eduardo Azevedo, para a Universidade Veiga de Almeida aqui no Rio, além de alguns cursos de extensão.

A Graduação é focada na Ilustração e Animação Digital, principalmente 3D. Na verdade, a parte de Ilustração Digital é basicamente para dar suporte a criação de animações. Os alunos tem aulas de desenho básico, modelagem 3D, Iluminação, Animação 2D e 3D, e por ai vai. O foco é capacitar o aluno a criar animações como vemos na Abertura da novela Pé ná Jaca, e em comerciais de TV. A graduação é tecnológica, logo, é fortemente prática. Mais de 70% das aulas acontecem em laboratório.

A Graduação está com inscrições para vestibular abertas.

Para a Pós, temos duas, uma em Animação 3D e outra em Desenvolvimento de Jogos. A Pós em Animação é mais condensada que a Graduação e mais corrida, além de não abordar ilustração. A Pós em Jogos objetiva ao aluno criar um jogo 3D para computador.

Para as turmas de 2007, as inscrições se encerram no início de Abril e as Pós-graduações estão sendo remodeladas. Na de jogos, por exemplo, estamos estudando a inclusão de uma disciplina de desenvolvimento de jogos para Celular e outra para Flash.

Vc pode obter mais informações no nosso site: www.uva.br.

Abraços,

Paulo Andrade

#7 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 02 March 2007 - 12:49 PM

Paulo, o mestre Pedro é um brother meu(da internet) e um grande talento... acho ele muito f#$%@#$% no 3d...

agora quanto ao assunto...

vc pode usar o 2d no 3d no 3d max por ex. usando o material ink paint... acho que é isso... que o 3d fica com contornos 2d... veja este que eu fiz...

Posted Image

Posted Image

Posted Image

mas vc pode animar no flash ou outro... ate mesmo na mao, salvar como avi.... por um plane no 3d max e usar o arquivo avi como material... em stand mesmo.... eu faço muito isso pra animar fumaça... dai nao pesa muito....

agora o Antropus tem umas tecnicas inovadoras que eu nao sei como ele fez... mas provavelmente ele desenha no flash e poe no 3d max o desenho mesmo como personagem... veja o coronel e o lobisomen...

#8 Fernando Aguiar

Fernando Aguiar

Iniciante

• Membros
  • 81 posts

Posted 13 July 2007 - 08:27 AM

Alguém aí utiliza o Zbrush 3? Como eu faço para inserir vários objetos na mesma cena, de forma que todos eles fiquem editáveis..? :? :?:
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

#9 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 13 July 2007 - 09:06 AM

procura no help do Zbrush... tem um monte de zscript... vc clica e ele sai mostrando ao vivo como faz as coisas... como se alguem estivesse fazendo pra ti.... procura por layers

#10 Delmon_Splinter

Delmon_Splinter

Veterano

• Membros
  • 1,669 posts

Posted 13 July 2007 - 10:52 AM

que aula hein...

<...>

#11 Lobran

Lobran

Iniciante

• Membros
  • 141 posts

Posted 13 July 2007 - 01:12 PM

Alguém aí já tentou o programa Poser? É bem interessante. Eu uso muito ele principalmente para criar referências de luz e sombra e poses. Gosto muito de animação, mas ainda nem estou engatinhando nessa área :?

Esse é um desenho que eu fiz utilizando o Poser. É bem simples, mas dá pra ter uma idéia do que é o programa:

Posted Image

ah, e tem uma animação ótima feita com esse programa. Acessem http://noescape.rate...ry.com/main.htm. Vale muito a pena!
www.lobran.com
Keep it Burning!!!

#12 Fernando Aguiar

Fernando Aguiar

Iniciante

• Membros
  • 81 posts

Posted 19 July 2007 - 04:34 PM

tem algum site onde eu possa encontrar referências para 3D que seja gratuito?.. :roll:
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

#13 adrianoduende

adrianoduende

Iniciante

• Membros
  • 123 posts

Posted 22 January 2012 - 11:09 PM

O mais fácil programa 3d no mercado é o Sketchup do google
é gratuito e muito fácil de usar
conseguir reproduzir minha casa
em tres meses
sem nunca ter pego em um programa de 3d