Jump to content

Photo

Projeto Gibiteca: formando leitores - e de quadrinhos!

• Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 23 June 2007 - 11:39 AM

Recebi hoje através da Ilustrasite. É um belo projeto de formação de leitores por meio dos quadrinhos - os alunos aprendem a ler e passam a apreciar quadrinhos, o que é muito bom para nós também. A idéia é muito boa e poderia ser usada em outras escolas.

Acho que também podemos dar uma mãozinha. :wink:

Olá amigos,

Peço que leiam até o fim esse pedido.

O Guia do Ilustrador está sendo um sucesso enorme, tem sido adotado por ilustradores (claro), mas também por designers, quadrinhistas,
fotógrafos, arquitetos... e a última notícia é que foi adotado em uma escola pública como material de apoio.

A notícia é excelente, no entanto o projeto que acolheu o Guia é melhor ainda.

Existe uma professora de ensino médio da rede pública chamada Natania Nogueira que criou um programa muito bacana chamado Gibiteca Escolar. É um programa implantado há mais de um ano, e tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a lerem mais através dos quadrinhos, e de tabela usar os gibis como material de estudo e de ensino. E parece que tem sido um sucesso, tudo fruto do empenho enorme dessa professora e de outros colaboradores, praticamente sem qualquer apoio.

E como quem fala de quadrinhos acaba falando de desenho, essa professora me procurou falando que viu o Guia do Ilustrador e - acreditem - acabou adotando como material de apoio nesse programa.

Bem, acabei trocando alguns e-mails com ela, e como eles tem tido poucos recursos mas muita dedicação então eu me disponibilizei para qualquer ajuda que ela venha necessitar, inclusive apoio profissional ou quem sabe palestras, e ela ficou felicíssima, mas sempre sem pedir nada diretamente, disse apenas que qualquer ajuda seria sempre muito importante.

Nesse embalo eu falei com o meu querido amigo Jal da ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil que rapidamente se disponibilizou a ajudar a professora nesse projeto, vendo como poderia ajudar. E o Jal já começou a manter contato com ela.

Se mais alguém aqui quiser colaborar seria bom demais. Vale desde doação de gibis usados até ajuda na estruturação do material, nas oficinas de estudo ou mesmo palestras. Toda ajuda será valiosa para eles.

Caso vocês achem que de alguma maneira possam ajudar a Prof. Natania e o projeto Gibiteca, vou deixar aqui o site do programa que essa professora vem desenvolvendo e também o e-mail dela, assim quem sabe isso possa crescer mais ainda.

O site é: http://www.gibitecacom.blogspot.com/

Se forem escrever para ela digam que é da parte de Ricardo Antunes/Guia do Ilustrador, o e-mail da Prof. Natania Nogueira é: kitty_natania@yahoo.com.br

Obrigado a todos

Ricardo

www.ricardoantunes.com

#2 ken_parker

ken_parker

Novato

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Posted 07 January 2009 - 03:22 AM

Conheço a Natania através de uma lista de quadrinhos europeus que participamos e posso afirmar que o trabalho dela é sensacional...

vale a pena ajudar!!!
Lucas Pimenta.-