Jump to content

Photo

Dúvida: 'tipos' de perspectiva.

• Please log in to reply
8 replies to this topic

#1 Tamires Borges

Tamires Borges

Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 05 August 2007 - 02:54 AM

Antes de tudo já peço desculpas pela minha ignorância diante do assunto, o meu entendimento sobre perspectiva é mínimo.

Bom, estava outro dia lendo uma comunidade sobre desenho industrial dos estudantes da unesp e eles davam a dica para estudar perspectiva russa, que ajudaria na prova de habilitação para conseguir a vaga no curso. Alguém pode me explicar se existe (existe?) nenhuma/algumas/muitas diferenças entre a perspectiva russa e essas que estão no fórum?

#2 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 05 August 2007 - 03:23 AM

Perspectiva russa?! Nunca ouvi falar... Tem certeza que o nome é esse?

#3 Tamires Borges

Tamires Borges

Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 05 August 2007 - 03:33 AM

"eh realmente tem q mandar mto bem de desenho...treinar bastante com o tempo da prova...peso 3 conta mto...e a perspectiva russa tem q ser perfeita...eh difícil...mas vão com fé... "
(http://www.orkut.com... ... 2-88374069)

Fiquei com dúvida se existe esse tipo de perspectiva mesmo, pesquisei em uns sites e nada, por isso deixei o tópico. Deve ser trote de veterano então.

#4 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 05 August 2007 - 10:24 AM

É trote sim, não existe perspectiva russa.
Existem várias perspectivas, e vários nomes em relação a essas perspectivas específicas como a perspectiva militar (esse nome não é trote, a perspectiva parelela oblíqua é chamada de cavaleira e, tambem, de militar).
Entre no site: http://ahmygod.weblo...om.br/index.htm e clique control f. Digite no localizar que aparecer a palavra perspectiva. Vai aparecer um trecho onde a Andressa faz um comentário sobre esse trote.
Entrei no orkut e conferi, pessoalmente acho muito baixo essa forma de tentar eliminar candidatos. É uma marcha ré na evolução do conhecimento. Passam pessoas que usam de colas elaboradas, compram passagem para faculdade de formas ilicitas e espalham trotes para eliminar candidatos.
Pessoas assim deveriam ser tratadas como criminosas, pois diretamente prejudicam o próximo (financeira e moralmente) que está melhor preparado e pode contribuir de maneira válida para a sociedade.

E malditos os professores que pressionam os alunos que perguntam a ponto deles ficarem assim, pedindo desculpas pela ignorância... Somos todos ignorantes enquanto ignoramos algo, e incapaz é o professor de não nos tirar da ignorância. GRRRRRRR
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#5 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 05 August 2007 - 01:53 PM

O blog é antiguinho e não tem permalink nos posts, mas está aí a prova do trote.

Como sempre, após as coisas muito boas vêm as coisas desagradáveis. E foi aí que tive q viajar no sábado de manhã a Bauru para fazer a prova de habilidades de Desenho Industrial. Nunca havia viajado sozinha antes, mas quer saber? A ida foi legal, sentei nunca poltrona solitária confortável e ao meu lado tinha uma poltrona dupla com um cara mó gato q ficava me encarando, uiuiui! Assisti "Todo poderoso" do Jim Carey no ônibus, é engraçado apesar de o Jim Carey ser meio artificial. Ah, no ônibus tb estava o Gabriel da minha sala q tb vai prestar PV, ao menos uma pessoa conhecida. Gosto de viajar, traz uma sensação boa olhar pela janela e ver as árvores, os campos e sentir o vento bater no rosto. Pensei muito em minha vida, nas coisas pelas quais passei, nas coisas q eu aprendi a amar e que agora terei q deixar p/ trás. Gostaria de algum dia poder viajar sem destino definido.
Cheguei no apartamento da minha irmã e comecei a treinar degradê, sombreamento e tudo mais umas 6 horas seguidas, ufa! Acordei no domingo e continuei treinando até chegar a hora da prova. A prova não foi na Unesp e sim na USC, dizem q é p/ não assustar os bichos já q a Unesp é praticamente uma floresta! Quando entrei na USC tinha veteranos totalmente aloprados por toda parte fazendo arruaça e grifando os nomes estranhos das listas de candidatos. Dos nomes mais bizarros, tinha Pitágoras e Mouses, os veteranos fizeram plaquinhas p/ procurar essas pessoas e saiam perguntando p/ todo mundo, até me perguntaram tb se eu me chamava Pitágoras, hahaha q loucos! Na primeira prova era p/ copiar um objeto q o fiscal ia colocar em cada mesa e pintar a grafite. E adivinha q objeto? Uma caneta bic, maldita bic cheia de detalhes! É...na hora eu e algumas pessoas até rimos quando vimos a caneta, mas na hora de desenhar e pintar foi mais difícil q eu imaginava. Acabou a prova e tivemos 1 hora de intervalo, q eu passei sentada no corredor pensando na vida e observando os aspirantes a bichos tb fazendo o mesmo q eu. A segunda prova começou e a fiscal distribuiu 5 balas(ou jujubas, sei lá) p/ cada um, p/ gente elaborar uma composição assimétrica, copiar e pintar com lápis de cor. Q desespero, não consegui fazer a luminosidade direito, tava ficando simples demais e ainda teve um momento q dei uma olhada na folha da menina sentada na minha frente, putz...tava tão bonito...nem parecia q a gente tava desenhando a mesma coisa. Quando terminei a prova fiquei tão desanimada q nem quis comer as desgraçadas jujubas coloridas, larguei lá mesmo, hunf!
Na volta o ônibus era menos desconfortável do q o primeiro, mas tb tinha filminho, era velho, mas aquele tipo de filme q é simples e ainda sim comove e passa uma mensagem legal. Conheci uma aspirante a bichete de arquitetura q tava sentada ao meu lado, simpática a garota, me falou q um veterano amigo dela tava passando em todas as salas mostrando um portifólio e falando sobre perspectiva russa q a gente deveria usar na prova, tudo trote, mas tiveram umas pessoas q até desistiram pq ficaram assustadas...

Esse povo não tem mais o que inventar... O que mais me espanta é ter gente fazendo trote durante a prova de aptidão - isso eu nunca vi, é uma grande sacanagem e a faculdade não deveria deixar acontecer. Mas este trote virar mais um daqueles boatos idiotas da internet é conseqüência - o jeito é checar as informações, como a Tamires fez, e, principalmente, não levar a sério uma comunidade do orkut em que os usuários chamam os vestibulandos de "idiotas".

#6 Nuthien

Nuthien

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 25 posts

Posted 16 August 2007 - 04:00 PM

Eu não entrei na comunidade pra ver se chamam vestibulandos de idiotas, mas pela mensagem postada aqui (
"eh realmente tem q mandar mto bem de desenho...treinar bastante com o tempo da prova...peso 3 conta mto...e a perspectiva russa tem q ser perfeita...eh difícil...mas vão com fé... " ), gente... acho que faltou senso de humor da parte de vocês :smile: é uma brincadeirinha que se descobre pesquisando um pouco ou perguntando pra qualquer um que entenda do assunto... não tem nada a ver com tentar passar a perna no outro ou coisa assim

#7 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 August 2007 - 04:07 PM

Opa, olá Nuthien, vc é a Ma-nuka? Legal tua participação.
Quanto a perspectiva russa, nem tudo encontramos na net. Pode acreditar. Ainda não, pesquise a frase: desenho "perspectiva curva". Agora deve ter algo, mas a muito tempo só tinha o que eu coloquei. Então uma pequena pesquisa não vai trazer muita coisa além de outros assuntos que não se referem a perspectiva como conhecemos.
Fazemos brincadeiras entre nós. Mas se fazemos alguma brincadeira que de alguma forma prejudica o próximo, daí passa de uma brincadeira inocente para algo mais sério.
Se escrevemos publicamente, devemos ter responsabilidade com o que escrevemos. Nem sempre o que achamos é o que os outros podem achar.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#8 Nuthien

Nuthien

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 25 posts

Posted 16 August 2007 - 04:36 PM

Sim esse é meu DA antigo. O meu novo não tem nada postado ainda, mas pretendo resolver isso logo logo. :wink:
Concordo que enganar novatos não é legal, eu mesma não sou fã desse tipo de brincadeira, mas imagino que a intenção deles não era realmente prejudicar. Aliás, a Tamires pode tirar uma lição valiosa dessa brincadeira... sempre desconfie do que os veteranos te dizem, se divertir às custas da inocência dos calouros é uma das maiores diversões deles... :roll: eu mesma aprendi isso na marra... hehehe

#9 Tamires Borges

Tamires Borges

Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 17 August 2007 - 10:58 PM

Muito obrigada!
É realmente lamentável ver a falta de colaboração com o próximo,eles já estão na faculdade, não há ninguém que ameace a vaga deles, não existe necessidade de uma brincadeira tosca dessa. Fui na comunidade atrás de uma dica a mais pra prova e só encontro um ambiente hostilizado pela arrogância de veteranos. --"

...enfim, obrigada dnv (: