Jump to content


Photo

HACHURAS


  • Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 leonardomenezes

leonardomenezes

    Master

  • Destaques CDQ
  • 401 posts

Posted 24 maio 2010 - 07:50

Pessoal, achei esse texto googlando por aí e fiz uma tradução livre, alterando algumas coisas que julguei necessárias:
texto original: FONTE

Hachuras são linhas paralelas dispostas umas sobre as outras com o intuito de se criar uma diferenciação tonal ou textura num desenho.

Posted Image
Posted Image

Há pessoas que acham o uso de hachuras muito difícil, e provavelmente por bons motivos: desenhar linhas lado-a-lado, e em seguida umas em cima das outras, exige bastante técnica, mas é uma ótima solução para um problema inerente aos desenhos feitos com nanquim e pincel: como criar tonalidades num desenho onde tudo é desenhado em preto e branco?

Graças às ferramentas digitais à nossa disposição, e através do uso de retículas (bastante utilizadas nos mangás), é fácil perceber porque o uso de hachuras é considerado antiquado. Pessoalmente, essa não é a minha opinião; o importante mesmo é como o artista pode utilizar essa ferramenta e explorar novas possibilidades nos seus trabalhos. O uso das hachuras depende muito do estilo de cada um.
Logo abaixo estão alguns estilos simples de hachuras, para os que desejarem aprimorar seu estilo.

TIPOS DE HACHURA
1) (TIGHT) Linhas precisas e bem próximas. Um plano é desenhado a 90 graus e outro a 45.
2) (ORGANIC) Traçado orgânico. Tem uma aparência mais suave, leve.
3) (WILD) Linhas rápidas, desorganizadas. Traçado agitado e cheio de energia.
4) (CONTOUR) Linhas que seguem os contornos da superfície.

Posted Image

PADRÃO “MOIRE”
Quando um plano sobreposto não possui muita variação direcional, você pode terminar com um efeito como o mostrado abaixo. Ele parece pouco harmonioso e tirará a atenção do seu desenho.

Posted Image

CONTORNOS
Quando você vai representar um objeto 3D como um crânio, você mantém as linhas paralelas ou você as desenha acompanhando o contorno do objeto representado? Veja os exemplos:

Posted Image

GRADIENTES
Há dois padrões de hachuras gradientes abaixo. No da esquerda, as linhas acabam de maneira curta e abrupta. Entretanto, no da direita há um esforço maior de se aumentar a transição através do uso de linhas mais finas que se “dissolvem” a partir de um plano para o outro.

Posted Image

CONSISTÊNCIA
Não existe uma forma “correta” de se fazer hachuras, mas a consistência, em qualquer estilo que você decidir seguir já é mais que meio caminho andado para que seu trabalho tenha uma aparência e acabamento aceitáveis.

Espessura consistente. Manter uma linha reta é mais fácil com uma caneta de ponta não-flexível, como uma caneta técnica (nanquim). Caso você esteja utilizando um pincel ou uma caneta-tinteiro ou de ponta flexível, você terá maiores dificuldades em manter linhas retas.

Posted Image

Entretanto consistência no traço e alterações nas espessuras das linhas são dois aspectos que são trabalhados juntos, e que exigem bastante concentração dos artistas.

Posted Image

#2 SilMarques

SilMarques

    Moderadores

  • Moderadores
  • 5.390 posts

Posted 24 maio 2010 - 08:44

Muito bom! Obrigada, Leonardo! ;)

#3 Everton MP

Everton MP

    Usuário

  • Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 03 junho 2010 - 10:13

Excelente!!!!

hachuras ficam lindas, quando usadas de forma corretamente distribuída!!!!! :lol: