Jump to content

Photo
* * * * * 7 votes

Sketchbook: Zelador

• Please log in to reply
1057 replies to this topic

#991 Poli

Poli

Master

• Membros
  • 762 posts

Posted 02 May 2015 - 03:45 PM

Lindas tuas artes, sempre digo isto e não me canso. Destaque para esta última, está ficando linda!

#992 SketchAlves

SketchAlves

Iniciante

• Membros
  • 123 posts

Posted 03 May 2015 - 03:31 PM

Ótimos desenhos, parabéns, 

#993 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 24 May 2015 - 08:59 AM

Pessoal, muito obrigado pelo apoio de sempre! Sou muito grato por isso e me sinto lisonjeado por fazer parte desta comunidade nesses anos. Como tempo passa, né?

. . .

A mesma personagem em estilos diferentes.

yOYkf1n.png

Essa personagem fazer parte de um conto que eu escrevi há algum tempo e que me deu vontade de desenvolvê-lo a ponto de, quem sabe, transformar num único livro. Uma colega minha descobriu esse conto enterrado em algum lugar da minha papelada e sugeriu que eu o desenvolvesse. Rssss! Vamos ver se vai rolar mesmo.

Uma pergunta: na opinião de vocês, qual o estilo mais bonito? Opiniões e sugestões serão muito importantes.

Z6ZgmzG.png

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."

SketchBookxsHr5ZW.pngDeviantartxsHr5ZW.pngPortfólio 1xsHr5ZW.pngPortfólio 2

#994 SketchAlves

SketchAlves

Iniciante

• Membros
  • 123 posts

Posted 24 May 2015 - 01:17 PM

Eu curti os dois, eles ficaram espetaculares

Porém se for escolher qual usar para o conto, eu acredito que vai depender do clima e o ritmo que você vai querer passar com o mesmo. Para um conto com o ritmo mais lento acho o primeiro combinaria mais, agora para um conto de ação com ritmo mais rápido acho que o segundo combina mais.

#995 Francinaldo

Francinaldo

Veterano

• Membros
  • 1,175 posts

Posted 24 May 2015 - 01:37 PM

;) Eu sempre vou escolher a versão finalizada a nanquim... é meu ponto fraco.

"Eu sou o cão!"

#996 Sandro Costa

Sandro Costa

Master

• Membros
  • 814 posts

Posted 25 May 2015 - 10:16 AM

Trabalhos sensacionais como sempre. E a versatilidade no uso dos materiais é teu ponto forte.

Quanto a sua pergunta, o mais bonito para mim é o lápis com as nuances de cinza (50 tons...rsrsrs)... mas acho que se for para trabalhos comerciais o nanquim é mais prático e a aceitação melhor.

Abraço.

------------------------------------------

DEVIANTART

BLOG

SKETCHBOOK

#997 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 30 May 2015 - 02:31 PM

Obrigado pelas opiniões, pessoal! Elas serão muito úteis! Grande abraço!

. . .

E finalmente, depois de instalar o scanner e arrumar coragem para configurá-lo, aqui vão os desenhos recentes:

Zzdl6NT.png
j8FHWqQ.png

Esses desenhos retratam a mesma figura, mas com mudança de vestuário. Além disso, o objetivo principal foi comparar os estilos: lápis, o primeiro, e o nanquim, o segundo. Essa comparação foi importante para decidir o tipo de ilustração que mais agrada.

E o troféu foi para o lápis. Pelos menos em se tratando de contos que tenham um teor mais antigo e sombrio. Naturalmente, o nanquim, um estilo tão fascinante, não pode ser abandonado por completo.

No entanto, para as minhas necessidades artísticas, o lápis, apesar de um pouco mais trabalhoso, traz uma infinidade de possibilidades de brilhos, texturas, volume etc. Consigo trabalhar com luz direta e criar degradês, reflexos e uma série de outras coisas que dão um ar mais realista e clássico aos desenhos. Visualmente, chega a não parecer desenho - causando uma fascinação peculiar nas pessoas que viram esses desenhos pessoalmente. Claro que boa parte delas preferiram o nanquim, pela intensidade do preto em contraste com o branco, mas outra parte preferiu o lápis pela caracterização mais precisa e realista. Enfim, não houve consenso. Rssss!

No mais, dou por encerrada a longa pesquisa sobre o melhor estilo: o lápis ou o nanquim. Chegando a conclusão que ambos são excelentes e a escolha por um deles é apenas uma questão de gosto. Rssss!!

É isso aí!

E depois de ter entregue o troféu ao lápis, resolvi comemorar conhecendo um pouco mais da personagem:

1mlt5eG.png
wZpIO5X.png

BOQ8XyM.png

Algumas coisas sobre lápis e papel:

Se você é daqueles que não troca o velho e bom lápis por nada neste mundo, então talvez eu tenha algumas coisas para te dizer...

A primeira coisa que você deve saber sobre lápis é que eles são as ferramentas mais versáteis para se trabalhar. O lápis é usado até mesmo no espaço, visto que canetas lá não funcionam pela falta de gravidade. Sendo assim, compreenda que, com eles, você poderá fazer muitas coisas em qualquer lugar.

Agora, mesmo sendo os mais versáteis, existem diferenças entre eles que variam conforme o seu propósito. Sendo assim, se o seu objetivo é fazer desenhos de alto nível, sem dúvida você precisa de uma marca de qualidade.

E esta é uma delas:

44727.jpg

Os lápis STAEDTLER Mars Lumograph são usados ao redor do mundo por diversos artistas. Segundo rumores, esses lápis possuem um segredo de mercado relacionado a maciez da mina e, tal como a fórmula da Coca-Cola, nunca foi revelado.

Eu passei a usar esses lápis há algum tempo e posso dizer que, em comparação com os da Faber-Castell (os que eu usava antes), são mesmo mais macios e vibrantes. Tão fáceis de soltar o grafite que precisei de uma readaptação na pressão que exercia sobre os lápis. Demorei um tempo até conseguir fazer trabalhos completos com eles. 

Não. Não são baratos. Um estojo com 12 unidades está custando R$ 123,80. Na época em que comprei, foi metade do preço (há aproximadamente um ano). Mas, apesar disso, tenha certeza que são muito duráveis. Tenho dois estojos e ainda estou usando o primeiro.

Além dos lápis, o papel é decisivo na hora de fazer um trabalho de qualidade.

Tem gente que gostar de usar o sulfite 180g. Neste caso, vai depender muito do gosto. O sulfite, por exemplo, é ligeiramente duro - o que facilita para o lápis. Mas, você também pode usar o papel Bristol:

7898481585412_G1.jpg

É um tipo de papel Opalina, muito liso e extra branco. Extremamente macio e proporciona muita suavidade no preenchimento das formas. Elimina aquele efeito "chiado" dos preenchimentos. No entanto, existem pessoas que detestam esse papel pelo fato de ser muito liso. Mas, no meu caso, eu me adaptei muito bem à textura e não consigo mais usar o velho papel sulfite. Eu nunca gostei de trabalhar com papel texturizado, então, esse papel aí representou para mim o verdadeiro paraíso artístico.

É relativamente barato: um bloco com 30 folhas custa em torno de R$ 16,72. Lembrando que você não vai comprar esse papel para rabiscar, mas para ilustração completas. Então, nesse preço, vale muito a pena.

No entanto, caso você prefira usar o bom e velho sulfite (também muito recomendado), sugiro o Lay-Out da Canson:

Papel%20Sulfite%20A3%20180g%20Canson%20L

Diferente do Bristol, o sulfite "dissolve" o grafite com mais facilidade, o que permite um trabalho mais suave e prático.

Além disso, uma ou duas borrachas de qualidade: uma maior e outra de precisão. A recomendada é a Mono.

tombo-mono-eraser.jpg
p1035_01.jpg

Ambas representam um custo de aproximadamente R$ 30,00.

É claro que esses mateirais não são baratos, mas são as melhores ferramentas do mercado para quem curte arte ao lápis. As mesma ferramentas usadas por muitos artistas profissionais ao redor do mundo.

Além do básica, várias outras coisas podem ser adicionar: guache branca, caneta gel, boleador, estuminho (para suavizar o lápis) e muitas outras coisas que vão depender do teu gosto como artista na hora de transformar uma simples folha de papel em branco numa única e belíssima arte tradicional.

É isso aí! :-D

Z6ZgmzG.png

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."

#998 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 07 June 2015 - 01:32 PM

yotxBX4.png

Z6ZgmzG.png

#999 Nyaalettie

Nyaalettie

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 22 posts

Posted 12 June 2015 - 07:15 PM

Muito bom! gostei do seu traço e do seu uso de sombreamento...inclusive as dicas :D !! (y)

3480sgj.jpg

#1000 mcunha98

mcunha98

Veterano

• Membros
  • 1,922 posts

Posted 18 June 2015 - 10:40 PM

Fala um pouco sobre lapis de cor e canetinhas.

Eu estava taaaaaaaaaaao longe do mundo convencional, mas peguei gosto por usar de novo os materiais convencionais.

Estou usando canson de 63g/m (A3) mas vou procurar estes papeis que voce citou (recomenda algo em A3 ??? )

Outra coisa eh espessura, nao precisa ser um canson muito grosso mas queria partir para algo que suporte mais pintura(memos que com lapis de cor e nao com tinta)

#1001 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 21 June 2015 - 01:58 PM

Obrigado Nyaalettie!

Fala, mcunha98! Sobre lápis de cor, eu posso dizer que o melhor, para início, é começar com os bons e velhos Faber-Castell. Nas páginas anteriores deste sketch, você poderá ver várias pinturas feitas com esse material. Eu usava sulfite 180g.

Sobre lápis de cor, a dica é começar pelas camadas mais claras e depois migrar para as mais escuras - usando pouca pressão sobre o papel. E "fundir" as cores com o lápis branco.

Aqui você pode acompanhar um tutorial que fiz sobre lápis de cor comuns:

http://centraldequad...zelador/page-17
http://centraldequad...zelador/page-25
http://centraldequad...zelador/page-34

Atualmente, eu uso os lápis de cor profissionais da Polycolor. Eles são meio caros, mas fazem um trabalho vibrante e mais fácil. Mas, só recomendo caso você queira realmente levar a sério a pintura com lápis de cor. Se não for este o caso, os lápis comuns também farão um ótimo trabalho.

No caso das canetinhas, o que posso dizer sobre elas é que você poderá usá-las para contornos vibrantes, "áureas" e pontinhos estratégicos. Vai depender muito de sua criatividade.

Sobre papel, eu considero altamente recomendável usar um de qualidade. São baratos e podem ser adquiridos facilmente pela internet. Um bom exemplo é o Canson Lay-out e o Canson Bristol. O primeiro é um sulfite de 180g de ótima qualidade e o segundo é ultra liso e branco, não recomendável para lápis de cor, mas especialmente charmoso quando o assunto é nanquim. Por ser um papel muito liso, exige certa adaptação e não é todo mundo que gosta - mas eu, por não gostar de texturas, adorei o Bristol, deixando de lado até mesmo o sulfite.

. . .

Agora as artes recentes:

rQJ1qZ5.png
O Pequeno Julian de autoria do Sandro Costa para os Sketches Diários.

cmyznJm.png
A patroa que adora borboletas e contar piadas. E se usar salto ainda fica com 1,90. Kkkkk! ^_^

E um novo portfólio que se inicia: apenas com as artes em nanquim. 

d8SKGFu.jpg

Devido a falta de tempo e a correria do dia-a-dia, sem dúvidas o nanquim - graças à praticidade - é uma excelente opção para continuar desenhando muito!

É isso aí! :D

Z6ZgmzG.png

#1002 Jacques_Flux

Jacques_Flux

Master

• Membros
  • 679 posts

Posted 21 June 2015 - 05:00 PM

Zelador, eu cheguei a pensar que estes últimos desenhos tinham sido feitos no digital, e tu fala que com pouco tempo consegue fazer estas artes lindas no nanquim? Cara, eu queria muito produzir rápido assim! Parabéns pelos trabalhos, destaque para a versão do Julian!

#1003 nilknarf

nilknarf

Master

• Membros
  • 422 posts

Posted 21 June 2015 - 08:31 PM

Graaande Zelador!!!

Como vai, cara?!

Nas minhas idas e vindas tenho sempre acompanhado os trabalhos do pessoal aqui! Os teus, né mano... nem há o que se comentar.

Todos fantásticos!

Valeu fera!

975d51d47ac9587fb302d3d7e82ac4d2.jpg

"Só é tarde se você decide que é."

#1004 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 29 June 2015 - 08:30 PM

Jacques_Flux:

Obrigado, Jacques! De fato, em relação ao lápis, o nanquim é realmente mais fácil e divertido de se trabalhar. Digo isto porque não é necessário tomar os cuidados excessivos com borrões no caso do lápis. O que torna o trabalho mais dinâmico! Grande abraço! ;)

nilknarf:

Obrigado nilk! Grande honra vê-lo por aqui! Abraçoa! :-D

. . .

Rabiscos do caderno de esboços:

WZJAIP7.png

olPsasa.png

Z6ZgmzG.png

#1005 jluiz777

jluiz777

Veterano

• Moderadores
  • 6,595 posts

Posted 05 July 2015 - 08:02 PM

Cara muito legal vc dividir seu conhecimento e experiencia sobre os materiais que usa, vc é demais cara! Parabéns pelo talento e pela boa vontade. Abrç.

MEU SKECTHBOOK:http://centraldequad...-book-jluiz777/

MEU BEHANCE:         https://www.behance.net/studio0

"Para a perfeição não há limites"