Jump to content

Photo

Desenhando Com O Lado Direito Do Cérebro

• Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 Vankinhel

Vankinhel

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 42 posts

Posted 28 March 2012 - 07:36 PM

Eu andei lendo esse livro da Lídia Peychaux, que diz, basicamente, que ao desenhar não devemos nos ater a formas conhecidas, objetos, pessoas, e sim aos traços, espaços, ângulos. Senti que isso ia contra todos os meus estudos até então, pois sempre procurei, pelo menos ao estudar anatomia humana, estabelecer uma forma humana, que varia mas conserva o seu essencial. Mesmo com objetos, sempre tentava aprender uma base, uma forma fixa que pudesse sempre ser repetida. Devo admitir que o livro, para mim, foi bastante inovador. Ele tem um monte de exercícios bem difíceis, nos quais se passa pouco tempo tentando desenhar: a dificuldade está em olhar, pensar e perceber o mundo de outra forma. O meu problema é: como continuar meus estudos básicos de anatomia e perspectiva e ao mesmo tempo aprender esse novo olhar? Parecem coisas opostas, que levam a caminhos diferentes, jeitos diferentes de desenhar. Alguém aqui já leu ou ouviu falar desse livro? Tiveram a mesma impressão que eu? Vocês sabem se esse tipo de estudo é recomendado para iniciantes como eu?

(se este post estiver em lugar errado ou já existir algo tratando sobre isso, por favor, me avisem)

#2 aaffonso

aaffonso

Intermediário

• Membros
  • 186 posts

Posted 29 March 2012 - 01:23 PM

Eu não conheço essa autora que você mencionou, mas a técnica é a mesma que foi criada pela americana Betty Edwards, apresentada no livro 'Desenhando com o Lado Direito do Cérebro': http://www.livrarias.../produto/315329

É um ótimo livro e ajuda a entender como funciona o processo de desenhar, recomendado desde para iniciantes até profissionais. A pessoa só tem a ganhar ao estudar o livro e aplicar suas técnicas. Não é apenas sobre como desenhar, mas como seu cérebro funciona para executar essa atividade. Ele te dá novos caminhos, como você disse, mas você precisa saber os velhos caminhos: anatomia, perspectiva, cores. Até porque essa técnica é mais efetiva no desenho de observação. Diferentes técnicas podem co-existir e só enriquecem seu repertório.

Acho que li esse livro há uns 15 anos e até hoje aplico seu ensinamentos no meu dia a dia, muitas vezes sem perceber, como por exemplo, virando o desenho de cabeça pra baixo para conseguir acertar algo não estou conseguindo fazer, tentando ver o negativo da imagem, ou simplesmente rabiscando uns 15 minutos sem pensar em nada para ajudar o meu cérebro a passar para o 'modo desenho'.
Meu portfólio: affonso.org | Meus quadrinhos: nadaver.com

#3 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 28 November 2012 - 06:07 PM

Bem interessante isso, mais como o afonso disse, essas tecnicas sao melhores para desenho de observação.
Para criar um personagem em uma pessoa diferente não eh tão eficiente, acredito eu.