Jump to content

Photo
* * * * * 1 votes

- Stained -

concept art rpg illustration

• Please log in to reply
12 replies to this topic

#1 Vielmond

Vielmond

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 34 posts

Posted 03 September 2012 - 08:58 PM

Sou nova por aqui, etc etc. Meu nome é Camila Vielmond, sou uma concept artist de jogos, e nada melhor para me apresentar do que mostrar algum trabalho meu. Segue um não muito recente, mas do qual as pessoas costumam gostar.

Foi pintado no Easy Paint Tool SAI, ajustes finais no Photoshop CS5. Não lembro quanto tempo levou.

Posted Image

Versão maior: http://vielmond.devi...ained-276774963

#2 Sekko

Sekko

Intermediário

• Membros
  • 208 posts

Posted 03 September 2012 - 09:58 PM

Agora fiquei com medo. Prazer e pelamordedeus, hein? Humilhou. Mas me diga, nunca utilizei o Easy Paint Tool SAI. É bom? O que dá para fazer nele? Abraços

#3 Asterix

Asterix

Iniciante

• Membros
  • 108 posts

Posted 03 September 2012 - 10:48 PM

Nossa, que arte espetacular...

Meu desejo é um dia trabalhar nesse ramo.
Como está o mercado atual, Brasileiro e Internacional para um concept artist? E a média de salários?

Desculpe fazer essas perguntas, mas é algo que me interessa muito.

#4 Zariel

Zariel

Iniciante

• Membros
  • 80 posts

Posted 04 September 2012 - 12:56 AM

ficou muito bom suas cores...a iluminação ta muito boa ... a expressão do rosto, tiara e vestimenta me lembram mononoke hime... se tivesse o colar de dentes e as tatuagens no rosto, então teria certeza de que é ela

Falow!!!

Projetos 2012

Destemidos episódio 1 - Assista!
Destemidos episódio 2 - 50% Concluído
K.O.F Anime episódio 1 - 78% Concluído

Minhas animações
Meu deviantArt
Meu Sketchbook

#5 Vielmond

Vielmond

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 34 posts

Posted 04 September 2012 - 08:38 AM

Fico feliz que tenham gostado. ^^

@Zariel
Obrigada. Acho que chegaram a dizer algo do tipo na época que fiz, haha. Essa é uma personagem de RPG com a qual joguei. Sempre no mínimo esboço a personagem com a qual jogarei antes de começar uma campanha, mas por acidente, ouvi uma música épica demais (Invincible - WoW) e ela saiu mais badass que eu pretendia. xD

@Sekko
Comecei a usar há um ano e posso dizer que gosto do programa. Para quem precisa comprar o software que usa, ele sai tremendamente em conta. É um programa bem leve, com algumas vantagens vs o photoshop e portable por natureza (posso jogar no meu pendrive de programas e recursos, andar com uma bamboo e ter um "kit de trabalho" pronto).

Se você usa lineart em seus trabalhos, o SAI faz linhas mais nítidas e até mais finas que o PS. Ele também consome menos recursos que o PS - mas em arquivos maiores em qualidade de impressão ele começa a engasgar e ficar mais pesado, e o PS ganha. Ele tem suas desvantagens também, e não é um programa de edição de imagens, só de pintura. Para mim o melhor caminho é aliar o melhor dos dois programas durante a produção do trabalho.

Aqui alguns pontos da interface gosto, com os controles sempre à mão e não em popups obscuros como no PS:
Attached File  SAI_UI_presentantion.jpg   114.72K   0 downloads

@Asterix
Olha, varia muito. O mercado nacional é um tanto diferente do internacional, mas uma coisa não muda: se você for um ilustrador foda, você encontrará trabalho, e às vezes o trabalho também te encontrará sozinho. =P

Enquanto no Brasil, atualmente, o considerado bom profissional é aquele que é flexível - capaz de reproduzir vários estilos, como ilustrações isométricas estilo joguinhos de cidades de facebook à concept art à là Guild Wars - lá fora o cara não só pode fazer isso como às vezes é especializado em environment/character/items/creatures como ainda por cima, esculpe no zBrush. Yup, é nesta direção que o mercado internacional caminha, e pelo menos este aspecto de sculpting deve pegar no Brasil no futuro.

Eu ainda sou uma profissional "verde" no mercado, fiz alguns freelances esparsos e comecei com concept art mesmo há um ano e pouquinho. Já trabalhei mais ativamente com umas três empresas, e digo que de certa forma elas são tão verdes quanto eu, haha. O mercado no Brasil ainda é bem novinho, e diferente de lá fora. Se você quiser emprego fixo, talvez tenha alguns problemas, pelo mercado atual ser tão pequeno e instável. A melhor coisa a se fazer é estar preparado para ser um freelancer se necessário.

A remuneração, sinceramente, também varia muito. Varia de acordo com o tipo de trabalho, para quem está trabalhando, tudo mais. Recomendo não apostar só em trabalhar para uma empresa, e nem só em um estilo de jogo. A indústria de jogos é gigantesca e tem posições variadas, se você parar para prestar atenção. Eu por exemplo estou tentando chegar no ponto "certo" de habilidade e experimentar dar aulas, workshops, sei lá, sobre colorização, já que as pessoas teimam que sou forte nesse ponto. Tudo para garantir fontes diferentes de remuneração, fora a diversão de experimentar algo novo.

Eu poderia discursar mais sobre o assunto, hehe, mas acho que chega por enquanto, não?

Ah, e aviso amigo: Cuidado ao escolher cursos de concept art. Existem aqueles que são bons, e existem aqueles que são extremamente famosos... e a pior coisa que já vi. Já conheci ex-professores e alunos de certos cursos inescrupulosos, que, meu deus... a opinião deles é unânime sobre o quão golpista o curso chega a ser.

#6 Sekko

Sekko

Intermediário

• Membros
  • 208 posts

Posted 04 September 2012 - 02:01 PM

Hmm, beleza. Eu sou essencialmente um desenhista de quadrinhos. Estou a pouco tempo tentando pintar. Meu processo natural é lapis, nanquim, e photoshop para finalizar e limpar o desenho. Por exemplo, eu não tenho idéia do conceito de lineart, apesar de imaginar o que seja. Imagino que seja a finalização direta no computador, e não necessariamente vetorização, é isso? Se for, utilizo muito pouco. Meu desenho em si é mais luz e sombra, com bastante área preta, gosto de alguma achura e estou tentando utilizar mais retículas. é isso. Mas vou tentar esse programa, já que estou em um processo de aprender a pintura digital. Valeu

#7 Hugao

Hugao

Master

• Membros
  • 465 posts

Posted 04 September 2012 - 02:16 PM

Realmente muito bom o seu trabalho, parabéns pelo talento! =]
www.hugaolp.deviantart.com
www.hugo-lp.blogspot.com

#8 Miguel

Miguel

Veterano

• Membros
  • 3,706 posts

Posted 04 September 2012 - 02:51 PM

Bem legal o trampo e opiniao sobre o trabalho no mercado.
e da dicas do programa.
No seu deviart eu vi mais alguns trabalhos ...
gostei das cores.

#9 Vielmond

Vielmond

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 34 posts

Posted 05 September 2012 - 07:26 AM

@Sekko
Desculpe, pelo menos 50% das pessoas com as quais lido pelo meu trabalho são gringas, então sempre fico me desdobrando entre inglês e português.

Lineart são simplesmente as linhas de um desenho. Podem ser à nakim, lapiseira, digital, qualquer coisa, desde que se tratem das linhas "finais", não de um esboço. Nem todo estilo tem, mas comics têm e nesse caso experimentar o SAI pode ser interessante.

De qualquer forma, mesmo que você já tenha um estilo em mente, sempre acho válido experimentar coisas novas. É necessário saber construir para desconstruir, e mesmo que a técnica não tenha nada haver, se você a achar divertida pode acabar tendo algum de seus aspectos incorporados no seu estilo. Estilo não é bem algo que só se escolhe, ele surge naturalmente da experimentação.

Obs.: Se for usar o PS para pintura também, se tiver CS4+, baixe e instale esse plugin: http://nerdchallenge...ters_Wheel.html
Pode parecer bobeira, mas depois que comecei a usar o SAI e esse plugin, percebi o quão inadeqüado é o color picker do Photoshop, tanto que eu até evitava trocar de cores ou caía sempre nas mesmas combinações, sem aprender nada de útil.

@Hugao e Miguel
Fico feliz que tenham gostado! Estou na luta ainda para ficar boa de verdade e poder trabalhar com empresas maiores e divertidas.
(pssst não é talento, é muito treino e estudo xD)

#10 ZehB

ZehB

Veterano

• Membros
  • 2,115 posts

Posted 06 September 2012 - 08:53 AM

Caramba! Realmente um belíssimo trabalho, Vielmond!
Nunca me arrisquei a pintar no SAI (faço apenas o line nele), mas ver o teu trampo me inspirou a tentar.
Parabens mesmo! Ficou foda!

#11 Sekko

Sekko

Intermediário

• Membros
  • 208 posts

Posted 06 September 2012 - 05:46 PM

Poutz, valeu. bela dica. E é como tu disse mesmo. Concordo quanto a estilo e novos aprendizados. Meu negócio com cores é mais uma curiosidade, e agregar qualidade ao trabalho do que virar um colorista. Valeu.

Quanto ao famigerado lineart já tirei minhas dúvidas, hehhe. Mas valeu. Fui atrás pela net. No fim, é o mesmo que eu acreditava, só que chamo de "arte final". Enfim

#12 travel

travel

Novato

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Posted 07 September 2012 - 11:59 AM

Muito bom o trampo e esclarecimentos tb! Valeu!

#13 anfesus

anfesus

Master

• Membros
  • 644 posts

Posted 21 September 2012 - 01:47 AM

:blink:

sem mais...
Anfesus

SketchBook

Also tagged with one or more of these keywords: concept art, rpg, illustration