Jump to content

Photo

Exercícios De Traço

• Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 17 November 2012 - 09:21 PM

No dia 02 de Agosto comecei um programa de exercícios de desenho, com seis meses de duração, previsto para terminar em Fevereiro do ano que vem. A finalidade é melhorar os meus traços, para que saíam certinhos e bonitos, igual aos dos desenhistas profissionais.

O programa é uma combinação dos exercícios de traço do blog Arte Sequencial, do Prof. Fábio Vicente e de outros que bolei. E está funcionado! Nesses 45 dias que venho praticando, meu traçado passou a sair mais regular e solto.

Por isso, resolvi compartilhar, para aqueles que pretendem melhorar nessa parte. Mas já vou avisando: esses exercícios devem ser praticados todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados!) Deve haver dedicação, deve haver compromisso da sua parte. Senão... pode esquecer!

Então, vamos lá. Esses são Exercícios da Primeira Aula do Prof. Fábio (para saber como fazê-los, veja o link do blog dele):

Posted Image

Eu modifiquei só alguns detalhes. Por exemplo, o autor propõe fazer quatro retas no canto superior esquerdo da folha (A) e eu faço um pouco mais (figura B.) Na metade inferior, ele manda fazer quadrados e traçar, dentro, círculos (veja figura C): aqui, eu só acrescento mais um quadrado e um círculo dentro, quando as figuras são maiores (D), pra maior aproveitamento do espaço.

Posted Image

Posted Image

Quanto fazer? No mínimo, uma folha dessas, frente e verso. Todos os dias, repito! Você pode usar papel reciclado ou de rascunho, se achar que sulfite é muito caro.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#2 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 17 November 2012 - 09:22 PM

O segundo exercício é este:
exdes04.th.jpg

Nele você usa cadernos do tipo universitário e lápis comum. Para melhor proveito, faça-os sempre depois dos exercícios anteriores. E lógico: uma folha por dia, frente e verso, todo santo dia! (Nem precisava dizer, né? rsrsrs)

Importante: Ao traçar, procure mover o braço inteiro, não só o pulso e o cotovelo. Nos exercícios de formas circulares, trace sem encostar o braço na folha, apenas a ponta do lápis deve tocá-la.

O primeiro é o mostrado na figura E. Desenhe um círculo, na direção indicada pelas setas (F). Dentro desse cícrculo, trace um outro, menor (1) seguindo a mesma direção. Faça um terceiro círculo (2), do mesmo tamanho que o primeiro, de modo que a borda dele toque a borda do círculo menor... e repita até preencher o espaço.

exdes05.gif

O segundo é o da "mola" (G). É mais difícil do que parece, você gastará um tempo até dominá-lo (1), mas é um dos exercícios que mais contribui para deixar o traço solto! Exatamente por esse motivo eu o faço mais que os outros... e recomendo o mesmo a você.

exdes06.gif

O terceiro combina retas e curvas (H). Nele você pode encostar a mão no papel, sem problemas: só tente deixar a mão leve (com o tempo você pega o jeito). Comece traçando, (1) deixando um espaço entre as formas, exatamente como você vê na figura, até o final da linha.

Volte, então, e trace as formas nos espaços que você deixou (eu coloquei os traços em azul apenas para você entender melhor o que eu quero dizer). Um bom exercício para te dar o que se chama de "golpe de vista".

exdes07.gif

Esses são os principais. Claro que você pode variar os exercícios... e inventar os seus próprios, também. No início, entretanto, se atenha a fazer círculos e retas, pois são esses os elementos principais do desenho.

==> Veja também:
Exercícios de Traço - 2  / Exercícios de Traço - 3 / Exercícios: Formas Básicas / Exercícios: Lado Direito do Cérebro / Como segurar o Lápis corretamente / Tutoriais/Dicas de Desenho / Exercícios para Mesa Digitalizadora (Pen Tablet)

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#3 Jacques_Flux

Jacques_Flux

Master

• Membros
  • 679 posts

Posted 17 November 2012 - 10:06 PM

Rogério, curti muito estes exercícios. Valeu pelas dicas.

#4 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 17 November 2012 - 10:13 PM

OK, Jacques! :) Tem outros exercícios que pratiquei, além desses, e pretendo compartilhar. Se der certo, posto eles amanhã ou na semana que vem.

Leo Buscaglia

#5 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 20 July 2013 - 10:59 AM

==>> Aqui está um outro exercício de traço.

Leo Buscaglia

#6 Eberton#bertão

Eberton#bertão

Master

• Membros
  • 871 posts

Posted 27 July 2013 - 12:24 PM

intao. estou no trabalho guando chegar em casa vou comecar. poso contar com sua ajuda. pra me esclarecer depois . se sim me add no face

#7 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 27 July 2013 - 09:17 PM

Sim, eu ajudo, mas eu prefiro fazer sempre através do fórum: desse modo, se outras pessoas tiverem dúvidas iguais à sua, elas também serão beneficiadas. E o ideal é movimentarmos o fórum: isso não vai acontecer se ficarmos apenas discutindo no face...

Basta você postar as suas dúvidas aqui, que eu te ajudo na medida do possível. :-D :-D

Leo Buscaglia

#8 nathanbrancoedocaracho

nathanbrancoedocaracho

Avançado

• Membros
  • 306 posts

Posted 21 August 2013 - 11:03 AM

Primeiro é sempre bom alguém com iniciativa  segundo é melhor ainda iniciativa com conteúdo, estou começando hoje Muito obrigado 

#9 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 24 August 2013 - 06:02 PM

:)  OK, nathan! Eu ainda pratico esses exercícios de vez em quando...

Leo Buscaglia

#10 Andre Midea

Andre Midea

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 10 January 2014 - 12:00 PM

Rogério, fiz os exercícios que você comentou durante alguns meses e me ajudou bastante, principalmente em desenhar com o Ombro.

Eu também gosto bastante dos exercícios que o  Peter Han mostra no seu curso Dynamic Sketching, tem esse vídeo grátis no youtube.

Obrigado pelo emprenho em postar esses tutoriais!

Abraços.

#11 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 10 January 2014 - 12:50 PM

OK, André! :) Agradeço a você também pelo link do vídeo.

Leo Buscaglia

#12 L Silva

L Silva

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 06 July 2015 - 01:33 PM

Estou praticando os exercícios de traços, minha única dúvida é sobre a maneira correta de segurar o lápis, o autor do blog sugere que se segure o lápis "como um martelo" para dar maior liberdade aos movimentos, vocês recomendam eu me acostumar com esse tipo de posição logo de início? Abraços.

#13 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 20 September 2015 - 08:10 AM

Estou praticando os exercícios de traços, minha única dúvida é sobre a maneira correta de segurar o lápis, o autor do blog sugere que se segure o lápis "como um martelo" para dar maior liberdade aos movimentos, vocês recomendam eu me acostumar com esse tipo de posição logo de início? Abraços.

Oi, desculpe por não responder antes...

Sim, é preciso usar essa posição, pois verá que ela ajuda a dar firmeza à mão.

Leo Buscaglia

#14 Romulo Reis

Romulo Reis

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 11 posts

Posted 10 October 2016 - 12:56 PM

Uma pena, as imagens não estão aparecendo.

#15 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 12 October 2016 - 03:38 PM

Uma pena, as imagens não estão aparecendo.

Oi, Romulo. Isso acontece porque eu as hospedava no ImageShack. Eles passaram a deletar imagens antigas, talvez por falta de espaço...e como eu disponho de pouco tempo, atualmente, não pude reupá-las aqui no fórum.

Mas você pode ver as imagens (e os exercícios) no meu blog, é só clicar no link da minha assinatura.

Leo Buscaglia