Jump to content

Photo

Como Segurar O Lapis?

• Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 01 February 2013 - 04:38 PM

Bom, Comecei a desenhar a pouco tempo, e tenho estudado muita coisa para entender o processo de um desenho.

Uma coisa q notei e nao consigo corrigir e a maneira de segura o lapisr, percebi q desenhando no estilo q eu escrevo é dificil ver as formas que por exemplo o vilppu faz, mas é pouco preciso e dificil. >

Existe uma maneira diferente qndo se usa caneta para desenhar que deixa a caneta em 90 graus e o dedo mindinho usa-se como guia, como mostra no final do video do peter han >

Usar o dedo mindinho como guia é interessante qndo vc desenha como o vilppu, como o peter eu nao entendi direito como ele faz isso.

E existe um outro metodo que eh desse tutorial > http://browse.devian...pencil#/d39r0vg

Uns falam q nao pode traçar mais de 1 vez, outros falam q eh pra deixar o lapis na vertical... e por ai vai.

Gostei de todos, e odiei todos e sinto q preciso aprender isso antes de começar a fazer qlquer coisa.

Opnioes? Comentarios? Sugestoes? Dicas? Por favor, estou precisando ;P

#2 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 01 February 2013 - 10:39 PM

A principio eu recomendaria a você examinar o tópico Como segurar o lápis corretamente. Mas, se eu me limitar a isso, corre o risco de você ficar mais perdido ainda! Porque existem outras maneiras de segurar o lápis... e elas variam, claro, conforme o que você pretende obter.

Então, na minha opinião, é melhor abordar a questão de outra forma: em vez de se preocupar tanto em segurar o lápis deste ou daquele jeito concentre-se no próprio traço.

O mais importante é isso: fazer seu traçado sair preciso, mais leve e mais solto. O Prof. Fábio Vicente ensina ótimos exercícios para o traço (para maiores informações a respeito, veja o tópico: Exercícios de Traço).

Eu os pratiquei todos os dias, durante quatro meses e eles me ajudaram, inclusive, a corrigir vícios de traçado que estiveram comigo durante anos... e nem percebia a existência deles! Um desse vícios era a "mão-pesada": eu segurava o lápis com mais força do que a necessária e aplicava pressão excessiva nele.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#3 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 04 February 2013 - 10:47 AM

Realmente rodrigo, issso deve ser coisa da minha kbça.

Estou voltando a praticar esses exercicios e prestando atencao mais no traço do que no jeito q seguro o lapis.

Fiquei cismado com isso pq eu nao conseguia desenhar como o vilppu, e oq ele fazia era muito facil(qndo eu segurava o lapis como eu escrevo), ai começei a segurar o lapis igual a ele e comecei a enxergar as formas no papel, mas é muito dificil fazer isso em papel na horizontal, é pouco preciso, e fiquei imaginando pq pessoas q seguram o lapis do mesmo modo q eu conseguem desenhar as mesmas coisas q o vilppu.

Ah, e soh complementando rodrigo e outras pessoas que podem querer tbm, esses videos o youtube do peter han tem outros exercicios de traço/aquecimento diferentes desse tutorial q eu tbm estou fazendo e gostando muito dos resultados, deem uma olhada q eh bem interessante.

#4 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 04 February 2013 - 08:58 PM

Rodrigo, eu? :lol: :lol: :lol:

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#5 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 05 February 2013 - 04:26 PM

Minhas tecnica de observação precisa ser melhorada ainda .... kk

#6 verlainers

verlainers

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 18 March 2013 - 05:14 AM

Sou novo por aqui e estou gostando do que tenho lido por aqui. Também gosto de desenhar e vou aproveitar as dicas para aprender e me aprimorar  :)