Jump to content

Photo

Tecnica Para Indicar Profundida?

• Please log in to reply
4 replies to this topic

#1 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 06 February 2013 - 12:39 AM

Olá gente, vou tentar ser breve  objetivo e tentar esclarecer minha duvida pra tentar vcs a entenderem meu problema.

Seguinte, eu comecei a desenhar agora(20anos), a uns 3 ou 4 meses, estudei tudo oq vcs podem imaginar, entendi o conceito, o procedimento, as tecnicas, e os diferentes tipos de desenho, consegui reproduzir tudo muito bem.

Só q existe um problema q sempre me trava, e acaba com minha confiança nos estudos, q é a questão de indicar profundida no desenho.

Exemplo: Wolverine_sketch_by_c_dubbkitari5.jpg

Unica parte q nao consegui desenhar foi o braço esquerdo e a mao, tentei varias vezes e sempre saia como se eu estivesse vendo ele de lado, tentei desenhar alguns quadrados/cilindros mais nao adiantou muito pq eu nao consigo reproduzir a profundida de um objeto organico 3d em uma plataforma plana bidimensional.

Desenhar cenarios em perspectiva é relativamente facil, mas e objetos organicos? Como desenhar e dar a sensação de profundidade e direção em uma plataforma bidimensional?

Se alguem puder me responder estarei eternamente grato, esse é um grande problema na minha vida de desenhista

#2 Asterix

Asterix

Iniciante

• Membros
  • 108 posts

Posted 06 February 2013 - 10:44 AM

Isso é chamado de escorço (foreshortening), da uma procurada na internet, tem diversas técnicas que auxiliam na criação de figuras em perspectiva.

O que eu posso adiantar para você, é que a técnica que eu uso utiliza a sobreposição de figuras geométricas em '3d'.

Uma dica: Vai no deviantart e começa a procurar artistas que desenham comic´s, e copia os desenhos. Os desenhos de Comic´s apresentam muito dinamismo e por isso sempre terá escorço.

Copiar desenhos de artistas consagrados foi o começo de muitos desenhistas da geração atual.

Uma coisa que estou fazendo agora é copiar desenhos em posições parecidas, e depois criar um novo sem uso de referências. Isso está me ajudando bastante!

Internet: Tem muito coisa na internet sobre o assunto, mas praticamente todo conteúdo está em inglês. Para começar a entender melhor o assunto clica nesse link --> http://www.drawinghowtodraw.com/drawing-lessons/Perspective-Drawing/foreshortening-perspective.html 

Cursos: Caso tenha grana e queira investir no desenho, faça um curso de anatomia e oficinas de modelo ao vivo. 

Se eu tiver tempo passo aqui de novo e mostro alguns desenhos meus para exemplificar.

Abraço e espero ter ajudado!

#3 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 06 February 2013 - 01:39 PM

Vale lembrar que a técnica de foreshortening é uma variante dos esquemas geométricos usados no desenho de objetos.

Se você dominar esses esquemas, não terá dificuldade em aplicá-los no desenho de animais e figuras humanas. O site idrawdigital fala um pouco sobre foreshortening.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#4 BoBx7

BoBx7

Iniciante

• Membros
  • 52 posts

Posted 06 February 2013 - 07:03 PM

Muito obrigado pela dica, nao sabia q existia uma tecnica pra isso exatamente, pensei q era uma dificuldade q soh eu tinha.

Esse negocio de copiar desenho eu faço enquanto nao to estudando outra coisa sobre desenho, começei a fazer com mais atencao isso por causa do mike deodato, desenhista brasileiro da marvel q nunca estudou anatomia e aprendeu tudo com o pai e copiando gibi.

Achei um video interessante perspectiva organic

MUito obrigado de novo ROGERIO hehe, muito bem explicado esse tutorial, ainda nao li tudo mas vou ler e procurar na net sobre esssas tecnicas e ainda hj posto oq entendi. Se eu resolver esse problema vcs vão ver o qnto eu era "retardado" a 3 meses atras, e o qnto eu evolui nesse tempo, vou ateh ter confiança pra praticar mais e fazer um sketchbook aki no forum hehe

#5 lordchaos

lordchaos

Iniciante

• Membros
  • 58 posts

Posted 10 March 2013 - 09:44 AM

eu traço um ponto perto do cotovelo e venho puxando as linhas ate a mão