Jump to content

Photo

Cartoon, Mangá Ou Comics?

• Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 Cleber Monte

Cleber Monte

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 02 January 2014 - 02:28 PM

Boa tarde galera,

Sou novo aqui no fórum, estou me matriculando em um curso de desenho em um estúdio muito bom www.rascunhostudio.com aqui em minha região, porém ainda não sei qual linha seguir... vou ter

de escolher uma opção para começar... pretendo fazer todos os módulos e estilos...mas por onde começar?

Qual o estilo vocês usam e porque escolheram tal estilo?

Acho que essa é uma dúvida comum para quem esta começando assim como eu...Obrigado Galera

#2 Filhott

Filhott

Iniciante

• Membros
  • 60 posts

Posted 02 January 2014 - 04:53 PM

Fala rapaz, seja bem vindo!

Como você disse que pretende realizar todos os estilos, optaria por começar pelo comic.

Na minha opinião esse estilo é mais complexo e completo, e quando domina-lo tenho certeza que terá mais facilidade na hora de estudar cartoon e mangá.

O que quero dizer é que o cartoon e mangá possui um processo de criação mais simplificado do que o estilo comic.

Essa é minha opinião, mas isso vai do gosto de cada um.

Converse com um dos professores da escola e conte sobre seus gostos e objetivos em relação ao desenho e tenho certeza que ele irá te auxiliar da melhor forma.

Abraço!

#3 Cleber Monte

Cleber Monte

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 02 January 2014 - 08:21 PM

Opa Filhott boa noite, 

Tenho medo de começar pelo comic, por ser complexo talvez eu venha a desanimar, estou pensando

em começar pelo cartoon que me parece ser mais voltado para área de Publicidade ( me parece ).

Ó dúvida cruel..rs...

Abraços

#4 h.brum

h.brum

Avançado

• Membros
  • 251 posts

Posted 03 January 2014 - 10:33 AM

É um pouco complicado mesmo essa questão. 

O que é tido como 'maneira certa' de aprender, por maior parte do pessoal, é entender o real primeiro.

Por que se entende que cartoon/mangá é uma estilização do real - Uma maneira mais simples para representar o real e que vc só pode distorcer depois que entender a estrutura...

Isso é o que sempre ouvi por ai de desenhistas e professores...

Mas na verdade eu não concordo muito com isso. Também acho que o cartoon tem estruturas mais simples e isso facilita o aprendizado. Eu comecei minhas aulas por cartoon e gostei bastante.

O importante é você entender que o desenho é uma representação 2D de algo 3D...então o principal é você conseguir ver as formas geométricas e profundidade na hora de construir as figuras. ..

Já vi aulas de desenho e também alguns bons livros que começavam os treinos com objetos simples. 

Cubos, copos,vasos, frutas, livros, cadeiras, tv - acho que depois, entendendo as formas, o aluno pode desenhar qualquer coisa em qualquer estilo.

Então seja lá o caminho que for escolher treine bem as estruturas e formas dos personagens e objetos em cena, no fim das contas o 'estilo' é só acabamento...

#5 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 04 January 2014 - 01:03 PM

Comece por exercícios de traço (veja link na minha assinatura), essa parte quase sempre é negligenciada pelas escolas. Ou elas dão exercícios incompletos sobre isso... ou, simplesmente, não dão! Supondo que você queira começar por cartoon ou mangá, seu traço tem que estar em ordem. Muita gente tem a ilusão de que, por ser "mais simples" esse tipo de desenho é "mais fácil".

Não é. Se você, por exemplo, tomar um desenho de mangá, daqueles que tem o traço fininho e copiá-lo com um traço mais espesso, por pouco que seja, o desenho parecerá perder suas características. É meio difícil explicar isso, só fazendo o teste pra você ver. Mais uma razão para se concentrar no traço, em primeiro lugar.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#6 h.brum

h.brum

Avançado

• Membros
  • 251 posts

Posted 05 January 2014 - 11:08 PM

humm..legal os exercícios...mas Acho que definição de traço é acabamento...

Pessoalmente não vejo muita relação em 'aprender a desenhar' com qualidade do traço. O desenho não fica bom só na hora que fazem a arte-final, na verdade é bem melhor um bom desenho sem arte-final, do que desenho cheio de erros de estrutura bem arte-finalizado...

Pra falar a verdade, em muitas áreas - quadrinhos, animação etc, quem faz essa etapa de 'Clean-Up' é um assistente de arte, ou um iniciante na área, pois não precisa de maiores conhecimentos pra 'passar por cima' o trabalho feito por um desenhista/animador mais experiente...

No How to Draw the Marvel Way o John Buscema mostra a construção clássica - por formas geométricas para o aluno entender o volume das formas - e depois ele mostra seu método pessoal de criar as figuras, que ele chama de 'Scribbling' e é um trabalho bem solto, rabiscando muitas linhas até definir a forma, não é um traço bonito ...e acho que na construção nunca precisa ser traço bonito...

http://www.conceptar...=1&d=1201811458

Aí já entra estilo também, tem artista que deixa o trabalho sem arte-final mesmo, tem alguns trabalhos que ficam bem legais com traços mais soltos ou quebrados...outros trabalham finalizando com curva francesa para deixar bem suave...hoje temos trabalhos em vetor, etc...ai como disse...é acabamento só...

#7 Filhott

Filhott

Iniciante

• Membros
  • 60 posts

Posted 06 January 2014 - 12:33 AM

Hbcarvalho, acredito que a intenção do Rogério em realizar esses exercícios é de ter um domínio sobre o próprio traço. Esses exercícios não deixaram seu traço 'bonito'. Como você disse, 'na construção nunca precisa ser traço bonito...', porém ter um domínio do traço é muito importante, é isso que dará fluidez aos movimentos.

Concordo com o que você disse.

Abraço.

#8 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 06 January 2014 - 09:48 AM

O que o John Buscema mostrou nesse livro seguia os padrões da indústria de HQ americana daquela época. Ou seja, ele fazia os desenhos preliminares, sem muito detalhe e depois o arte-finalista completava, preenchendo tudo com nanquim. Aqui tem um exemplo e há outros nesta página. Resumindo, o que o desenhista fazia era um esboço.

Claro que com a computação gráfica isso mudou: já não há necessidade de usar nanquim, você escaneia a arte e trata no Photoshop... mas, para isso é necessário que a arte à lápis esteja bem definida. Um esboço não é bem definido, é por esse motivo que os desenhistas de hoje fazem desenhos à lápis mais detalhados. Comparem este desenho de Frank Cho com o do Buscema e vão entender o que digo. Não se trata, claro, de desmerecer o Buscema, apenas procuro demonstrar que o processo de fazer quadrinhos mudou.

Sobre os exercícios de traço é preciso ter em mente o seguinte: os mestres-desenhistas da "velha geração" (John Buscema, Andrew Loomis e outros) certamente tiveram, na infância, aulas de caligrafia. Quase todas as crianças daquela época tinham. Essas aulas incluíam exercícios similares aos que eu mostrei. É por causa disso que poucos livros de desenho antigos mostram esses exercícios: não era necessário dá-los, pois os alunos já os aprendiam nas escolas comuns.

Esses exercícios de caligrafia, que eram também úteis no desenho, deixaram de ser ensinados nos cursos normais. E como os livros antigos pouco diziam sobre eles (pelo motivo que expliquei) muita gente passou a achar que os exercícios "não eram necessários". Mas eles são, porque como o Filhott disse, é preciso ter domínio do traço. E pra ter domínio de algo, você tem que exercitar, não há outro caminho.

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#9 h.brum

h.brum

Avançado

• Membros
  • 251 posts

Posted 06 January 2014 - 10:09 AM

Eu entendi tudo isso na primeira mensagem...e como falei ..legal os exercícios...

Só não to vendo relação nenhuma com treinar a definição de traço com Aprender a Desenhar.. Você vai ta treinando seu traço, e quando for fazer o Acabamento do desenho pode conseguir um traço mais bem definido. Mas de nada adianta se não souber desenhar.

Se um cara não sabe desenhar nada e pegar pra treinar com esses exercícios, mesmo que treine por um ano, no final desse ano ele vai continuar sem saber desenhar nada...

#10 Eduardo Araújo

Eduardo Araújo

Intermediário

• Membros
  • 245 posts

Posted 06 January 2014 - 12:07 PM

eu tb tenho por mim que se pegar algo mais complicado e próximo do real no caso comics, ajuda a desenvolver outros estilos, pois como foi falado tudo parte do modelo real.

mas claro que tem o gosto do aluno, quando fiz aula de desenho por um tempo tinha umas coisas muito chatas de fazer rs mas faz parte :P

ass_zoeespirito.jpg

#11 Cleber Monte

Cleber Monte

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 06 January 2014 - 02:05 PM

Hum..vamos lá tudo tem sua importância na sua hora certa ... :) Para ser um desenhista, Ilustrador etc... tenho que aprender a desenhar e ter um bom traço...ok .... mas antes disso tudo preciso decidir por um estilo de desenho...rs... esse é o problema!!

#12 h.brum

h.brum

Avançado

• Membros
  • 251 posts

Posted 06 January 2014 - 04:02 PM

Bom Cleber...retomando, existem os 2 caminhos - entender o real e estilizar; ou começar pelo estilizado devido as estruturas e formas mais simplificadas.

Realmente acho que não importa muito o estilo de desenho nessa etapa, pois a base do desenho (pra qualquer estilo) é você entender as formas. Imagino que isso vai ser igual em qualquer um dos cursos...

Entender que o desenho é uma representação 2D de algo 3D.

Mas conversa também com o pessoal da escola mesmo. As vezes eles mesmo já criaram os cursos imaginando alguma ordem especifica. Lá eles podem ver seus trabalhos e te direcionar pro curso que parecer mais apropriado.

No curso você deve acabar copiando bastante desenhos de outros artistas. Em apostilas ou material de referencia. Então trabalha visualizando bem a construção, entendendo bem a forma.

Quando possível tenta copiar do real também, como aquelas aulas de modelo vivo. Pois assim você vai estar encontrando a sua maneira pessoal de representar aquelas formas em 2D..

E não precisa se prender a um só estilo também. Mesmo que na aula você treine somente um, em casa você pode variar bastante suas referencias. Isso só vai enriquecer seu desenho. Pegue artistas que gosta e usa o material de referencia, pegue vários artistas, de estilos bem diferentes um do outro. O principal mesmo é praticar.

E vai postando seus trabalhos no fórum pois tem um pessoal muito bom aqui que dá sempre boas dicas. 

Abraço!

#13 Filhott

Filhott

Iniciante

• Membros
  • 60 posts

Posted 06 January 2014 - 05:45 PM

Voltando ao assunto principal...

Cléber, em relação ao que você disse no post #3, acredito que se estiver disposto a aprender a desenhar não acho que você irá desanimar a ponto de desistir.

Se começar pelo comic encontrará mais facilidade nos outros estilos (como eu já disse), e não necessariamente irá desanima-lo. Se pensar dessa forma, você também ficará desanimado se optar por começar pelo cartoon, pois ficará acostumado em desenhar de forma mais simplificada.

Como você está começando agora é sempre bom conhecer como nossa estrutura anatômica funciona, e geralmente eles não ensinam isso nos cursos de cartoon. Mas isso não impedirá você de estudar anatomia em casa.

Independente do estilo que escolher inicialmente, o importante é desenhar, e não parar quando bater aquele desânimo, que de vez em quando é normal.

Abraço!

#14 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 06 January 2014 - 06:59 PM

Sim, apenas praticar o traço não irá transformar alguém em um desenhista: é preciso também que a pessoa tenha um mínimo de aptidão e pratique outros tipos de exercício. No entanto, se os exercícios de traçado forem deixados "para depois", como eu fiz e como muita gente faz, é ruim porque você está sujeito a pegar muitos vícios no traço.

Logicamente é mais fácil corrigir/prevenir esses vícios no começo do que mais tarde... e é mais simples, natural e fácil iniciar pelos exercícios de traço do que pela anatomia, por exemplo. Mas não vou aborrecer mais ninguém com isso (hehe).

Sobre o estilo eu não teria muito a acrescentar ao que todos já disseram. Só tenho a dizer isto: você não será obrigado a seguir um estilo pela vida inteira... a não ser que você esteja à vontade naquele que escolher e não sinta necessidade de mudar.

Se quiser, tente esta experiência: faça três desenhos, cada um num estilo diferente e avalie qual ficou melhor e qual você mais gostou de fazer. Acho que, desta forma se tornará mais fácil você achar o que está procurando...

Leo Buscaglia

#15 Cleber Monte

Cleber Monte

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 07 January 2014 - 10:32 AM

Rogério Guerreiro, Filhott, hbCarvalho e Eduardo Araujo, obrigado pelas respostas e ajuda...

Mas acho que vou seguir o conselho da maioria dos amigos e começar pelo comics mesmo,

como disseram os amigos, depois posso estilizar da minha maneira....

Obs.: Estou treinando traço tb, seguindo conselho do amiro Rogério...

Abraços a Todos! e obrigado mais uma vez...