Jump to content

Photo

Quadrinhos Com Sistema Multilingua

Caçando

• Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 Jean-Paul Valley

Jean-Paul Valley

Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Posted 19 May 2014 - 07:47 PM

Olá pessoal, 

Sou quadrinhista novato aqui, queria saber se vocês conhecem algum site de quadrinhos que tenha algum sistema que permita traduzir o texto em diversas línguas ou específicas. Já viram em algum lugar? 

Até mais....

#2 Miguel

Miguel

Veterano

• Membros
  • 3,706 posts

Posted 20 May 2014 - 08:36 AM

Nunca vi... O Maximo que vi é o autor ou fans traduzirem para outras linguas.

Acho que nao existe nenhum programa que possa traduzir e separar imagens e texto.

Existe programas OCR que promete converter imagem (JPGE , PDF)

em texto . funciona +/_ com pages que contenha somente texto.

#3 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 20 May 2014 - 08:44 AM

Eu não conheço e acho difícil existir algum. Isto porque as páginas de quadrinhos são salvas sob a forma de arquivos de imagens (jpg, gif ou png), incluindo o texto... portanto, o navegador lê tudo como imagem.

Para que houvesse tradução, os textos da HQ precisariam ser colocados como texto nas páginas web. Nesse caso, você teria que organizar os textos e imagens de modo especial, em editores html ou no Photoshop. Veja este tutorial e você terá uma idéia de como funciona o processo. Dá pra fazer, mas é trabalhoso

Outra solução seria postar imagens das páginas com textos em mais de um idioma. Então você faria sua HQ  em duas versões, por exemplo: uma em português e outra em inglês. É uma saída mais simples, porém você precisaria hospedar o dobro de imagens no site. Para HQs curtas seria viável, mas não para longas...

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia