Jump to content

Photo

Porque Usar Retículas Ao Invés De Tom De Cinza?

dpuvida manga retícula

• Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 pr_1_me

pr_1_me

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 14 July 2014 - 12:45 AM

Fala ae galera, to começando um manga agora e queria saber porque fazem uso de retículas ao invés de tons de cinza. É a impressora que não consegue imprimir ou o que?

#2 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 14 July 2014 - 04:50 PM

Tem a ver com o processo de impressão.Vamos supor que você quisesse imprimir um desenho contendo três cores: preto, vermelho e verde e essas três cores fossem uniformes (ou seja, cada cor contendo apenas um tom, sem degradê). Seriam necessárias três chapas (ou clichês ou fotolitos, dependendo do processo de impressão) para imprimir cada cor.

Mas e se as cores desse desenho tivessem meio-tons? Se tivessem degradês nas cores vermelhas e verde? Para isso servem as retículas, para permitir que esses meio-tons sejam impressos. Para você entender melhor, pegue a foto de um jornal em preto e branco e examine a imagem com uma lente de aumento: você verá uma série de pontos, essas são as retículas.

As retículas nos dão a ilusão de meio-tons: nas áreas em que os pontos são menores ou há maior distância entre eles, nós vemos um tom claro. Naquelas áreas onde os pontos são maiores ou com menor distância entre eles, nós vemos tons mais escuros.

No caso dos mangás, eles são impressos em grande quantidade e as retículas ajudam a baratear os custos. Digamos que você tivesse uma página contendo apenas duas cores: preto e cinza-médio. Como cada cor exige uma chapa, você precisaria de duas chapas, se fosse imprimir sem retícula (e mais tinta). Imprimindo com retícula, você só usa uma chapa (e uma só cor, no caso): nas áreas onde houvessem o cinza, iriam as retículas...

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#3 pr_1_me

pr_1_me

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 15 July 2014 - 09:54 PM

Ah saquei, Valeu!

#4 pr_1_me

pr_1_me

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 15 July 2014 - 10:34 PM

Opa, voltei. Eu tentei converter um desenho que eu fiz no photoshop usando preto e branco, mas ficou muitoo ruim.
alguma dica?

ca9fdd.jpg

Se eu imprimir ela assim fica ruim neh?

#5 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 297 posts

Posted 16 July 2014 - 10:05 AM

Você quer converter esse desenho para retículas seria isso? Se for, precisa fazer algumas tarefas. Antes de tudo, um aviso: Salve uma cópia do seu arquivo antes de executar qualquer mudança nele, assim se ficar ruim, você não perde o original

1) A imagem está muito escura. Experimente clarear um pouco mais os cinzas-médios do fundo (não os do monstro). Há vários meios para isso: use o brilho/contraste ou ajuste os níveis da imagem. Ou siga este tutorial.

Já que se trata de mangá, tente usar as chamadas speed lines, elas dariam um bom movimento para esse quadro. Baixe-as no deviantart ou crie elas seguindo tutoriais. Basta procurar no google por "speed lines" (sem as aspas). No caso, você aplicaria speed lines horizontais e mudaria a cor delas, de preto para branco (usando o comando Inverter - atalho, Ctrl+I).

2) Para converter em retículas você precisa deixar os tons de preto chapados (incluindo os contornos) em camadas separadas. Porque você só deve converter em retículas os meio-tons, tons chapados não necessitam de retícula. Veja este tutorial , eu acho que ele explica bem, apesar de estar em inglês.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#6 pr_1_me

pr_1_me

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 16 July 2014 - 12:05 PM

Po cara, valeu mesmo hein. Se eu lançar o manga um dia te dou o número um de presente kkk
Abraços

Also tagged with one or more of these keywords: dpuvida, manga, retícula