Jump to content


Photo

[Tutorial] Metal Básico No Gimp

tutorial de Gimp Efeito de Metal

  • Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

    Avançado

  • Membros
  • 297 posts

Posted 23 December 2014 - 09:47 AM

Este efeito foi baseado no tutorial francês: Un logo en métal brillant, eu apenas mudei algumas configurações nos filtros utilizados. Como o nome diz, este é um tutorial básico... portanto, não lidaremos com detalhes complicados, servindo mais para um ponto de partida para quem quiser obter um efeito metálico desse tipo:

tut_metal_bas00_zps2185cbd3.jpg

Abra o Gimp e mude a Cor de Frente e a Cor de Fundo para Preto e Branco, respectivamente (1), usando a tecla D como atalho. Crie uma nova imagem com as configurações indicadas na figura 2  e de modo que a nova imagem tenha o fundo preto [C]. Pegue a Ferramenta de Texto (3), clique com ela sobre a imagem e digite uma letra (4). A figura 5  mostra as configurações que eu empreguei, você só precisa configurar o cor do texto para branco (FFFFFF) (D), podendo utilizar outra fonte... ou usar a mesma baixando-a no próprio site do tutorial.

tut_metal_bas01_zpsd7bfbe4c.jpg

Após digitar o texto, centralize-o na imagem com a  Ferramenta Mover, assim: dê um duplo clique na ferramenta (6) e, nas configurações dela (A), marque o primeiro ícone indicado [B] e a segunda opção [C]. Em seguida, clique na imagem, para mover a camada do texto. Não se preocupe se não ficar 100% centralizado. Feito isto, vá na janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada do texto (8) e escolha a opção "Camada para o tamanho da imagem" (A).

tut_metal_bas02_zps386c9bf0.jpg

Se você seguiu tudo corretamente, sua imagem estará como na figura 9. Vá, de novo, na janela de camadas (10) e com a camada do texto ativada (A), clique no quarto ícone, na base da janela de camadas (seta vermelha). Isto irá duplicar a camada do texto, renomeie essa camada-cópia como: relevo (11).

tut_metal_bas03_zpse8cc1503.jpg

Com a camada: relevo ativada (12), vá em Filtros/Desfoque/Desfocagem Gaussiana. No quadro de diálogo (13), configure o Raio de desfocagem para 8 pixels (A) e Método para RLE [B] e dê OK [C] para aplicar. Em seguida, vá em Filtros/Distorções/Esculpir e, no quadro, escolha as configurações indicadas na figura 14, abaixo à direita:

tut_metal_bas04_zps7d386d80.jpg

Na figura 15 temos os resultados da aplicação dos dois filtros. Na janela de camadas (16), clique com o botão direito do mouse sobre a camada: relevo (A) e escolha a opção "Combinar abaixo" [B].


tut_metal_bas05_zps2e1177f3.jpg

Ainda na janela de camadas, clique com o botão direito sobre a camada (17) e escolha a opção: "Alfa para a seleção" (A). Com a seleção na tela (18), vá em Filtros/Desfoque/Desfocagem Gaussiana. Aplique um leve desfoque, empregando um valor baixo, semelhante ao especificado na figura 19:

tut_metal_bas06_zps14fac3cf.jpg

Desfaça a seleção (atalho:Shift+Ctrl+A). É hora do filtro Efeitos de Iluminação (em Filtros/Sombra e Luz). Ele possui vários controles, disponíveis em cada uma das cinco abas porém só iremos mexer na terceira aba, a de "Mapa de saliências" (20).  Marque a opção  "Habilitar mapa de relevo" (A). Em "Imagem do mapa de relevo" [B], deixe marcada para a camada do texto. Siga o restante conforme indicado nas letras C e D e clique no botão OK (E). Já temos um efeito metálico (21), porém trabalharemos mais um pouco nele.

tut_metal_bas07_zpsb90556eb.jpg

 

 


• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

 

 

 

 

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."
 

Leo Buscaglia
 

 

 


#2 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

    Avançado

  • Membros
  • 297 posts

Posted 23 December 2014 - 09:49 AM

Primeiro, aplicamos um pouco de desfoque, para suavizar a aspereza da forma. Clique com o botão direito na camada (22), escolha "Alfa para a seleção" (A) e aplique um leve desfoque como mostrado nas figuras abaixo. Depois de aplicar o filtro, já pode desfazer a seleção (atalho:Shift+Ctrl+A).

tut_metal_bas08_zps698e1ed5.jpg

Em seguida, mostraremos como obter mais três variações do efeito, por meio do Ajuste das Curvas. Se quiser, você pode duplicar as camadas do texto e fazer o ajuste em cada uma delas, para experimentar. Vá em Cores/Curvas (25), para abrir o quadro de diálogo (26). Em "Canal" (A), deverá estar indicada a opção: "Valor".

 

O botão "Reinicializar Canal" [B] serve para recomeçar, caso o ajuste da curva não esteja saindo como você deseja. O ajuste é simples: clique na linha diagonal para criar um ponto. No caso, você deverá criar dois pontos: C e D. Clique no botão C, segure e arraste para cima: a linha se tornará uma curva. Em seguida, clique no ponto D e arraste-o para baixo... até a linha ficar como na figura. Clique em OK (E) para fechar o quadro. O resultado está na figura 26.

tut_metal_bas09_zpscbef5871.jpg

Aqui temos outras duas variantes com as Curvas. A primeira Curva tem dois pontos como na anterior, porém, note que o ponto A foi arrastado até o topo (28), dando um brilho maior ao metal (29). No caso da segunda Curva, foram criados quatro pontos (30), conferindo também maior diferença ao efeito (31).

tut_metal_bas10_zps93e13bcd.jpg
tut_metal_bas11_zps1e014b7f.jpg

Naturalmente você conseguirá outros efeitos, experimentando outras configurações além destas! O que propomos ensinar aqui foi somente um ponto de partida para suas experiências, como dito no início...


Veja também:
[Efeito 3D simples no Gimp


• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

 

 

 

 

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."
 

Leo Buscaglia