Jump to content


Photo

[Dica] Shapes (Vetores) No Gimp

Gimp. vetores

  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

    Avançado

  • Membros
  • 297 posts

Posted 06 January 2015 - 04:45 PM

Sempre senti falta, no Gimp, dos vetores prontos, contendo figuras geométricas (Círculo, Retângulo, Polígonos...) que existiam no Photoshop. Não sei se puseram esse recurso no Gimp 2.8, pois uso uma versão anterior do programa... em todo caso, há um script para ajudar nessa parte: o Shape Paths. Faça aqui o download dele e instale-o na pasta "Scripts" da pasta".gimp-2.x" Na própria página há instruções sobre a instalação... no entanto, se tiver dificuldades, consulte este artigo, em português.

Após a instalação, abra o Gimp e crie um novo arquivo de 400 x 400 pixels, apenas para fins de teste. Vá em "Script-Fu/Shape Paths" (A). Você verá uma série de opções no menu suspenso, escolha a segunda, "Circle" (1).

Surgirá o quadro de diálogo mostrado na figura B. Através dele, vamos criar um vetor em forma de círculo perfeito, com 300 pixels de diâmetro e centralizado na imagem. Se quiser, você pode nomear o vetor (1) ou deixá-lo com o nome-padrão (Circle). Em "Center X" e "Center Y", (2) digite o valor correspondente a metade da largura e da altura de sua imagem. Como o nosso arquivo contém 400 x 400 pixels, digite 200 nos dois campos, isso centralizará o vetor. Em "Raio", (3) digite o valor da metade do tamanho total do círculo. No nosso exemplo, o queremos com diâmetro de 300 pixels, portanto digitamos 150.

Os campos "Stroke Path" (4) e "Fill Path" (5) servem, respectivamente, para traçar e preencher o vetor com cores. Deixe-os desmarcados, pois nosso objetivo, no momento, é apenas gerar um vetor, nada mais. O botão "Restaurar" (6) serve para reiniciar as configurações do script, caso você tenha cometido algum erro, o botão "OK" (7) obviamente aplica o script, enquanto o botão "Cancelar" (8) encerra o quadro de diálogo sem aplicar absolutamente nada.

Caso esteja tudo correto, dê OK. O quadro fechará... e, aparentemente, nada aconteceu! Mas o vetor já foi criado. Para vê-lo, vá à janela dos Vetores © e clique na área indicada pela seta vermelha.

shapes_gimp01_zps37813842.jpg


Nosso vetor circular foi gerado no centro da imagem e com o tamanho de 300 pixels (D). Você pode tornar a ocultá-lo, clicando no ícone do olho, na janela... ou, simplesmente, deletá-lo, para que possamos prosseguir com outras experiências. Vá em "Script-Fu/Shape Paths" (E) e selecione a opção "Elipse" (1).

shapes_gimp02_zps5515523a.jpg

Aparecerá o quadro de diálogo (F). Agora criaremos um vetor em forma de elipse, com 200 pixels de largura por 100 de altura, centralizado na imagem. Dê um nome ao vetor (1) ou mantenha o nome-padrão (Ellipse). Em "Center X" e "Center Y", (2) digite o valor de 200 pixels nos dois campos, para centralizar o vetor. Em "Horizontal Radius", (3) digite o valor da metade da largura. No nosso exemplo, a largura será 200 pixels, portanto digitamos 100. Em "Vertical Radius", (4) digite o valor da metade da altura. Ela será de 100 pixels, portanto digitamos 50. Deixe o restante (5) igual ao mostrado na figura e clique em OK (6), para aplicar. Como antes, você precisa ir à janela dos Vetores (G) e clicar no ícone do olho (1), para o vetor ser revelado (2). Depois disso, delete ou oculte o vetor.

shapes_gimp03_zpsa5423b20.jpg

Prosseguindo: vá em "Script-Fu/Shape Paths"  (H) e escolha: "Polygon" (1). Produziremos um vetor em forma de polígono, um pentágono com 300 pixels de diâmetro. No quadro (I), configure 200 pixels em "Center X" e "Center Y" (2) Em "Raio", (3) digite o valor da metade do tamanho desejado do polígono: ele terá 300 pixels, portanto digitamos 150. (4) Ponha 5 em "Number of sides",(5) o resto fica conforme a figura e clique no botão OK (6), para criar o vetor. O resultado você confere na figura J.


shapes_gimp04_zps1f76ab84.jpg

O Script possui muitos outros recursos, (K) ainda preciso testar todos... e há aqueles que não consegui entender o funcionamento, caso do script de Retângulos (1) e o de Retângulos de cantos arredondados (2). Então vou explicar meios alternativos de criar vetores com essas formas. Primeiro faremos um retângulo: coloque quatro guias de acordo com o tamanho que você quer que saia a figura. A seguir, pegue a ferramenta de seleção retangular (L) e faça a seleção (M). Na janela de vetores (N), clique no sexto ícone, na base da janela (seta vermelha) e desfaça a seleção (atalho: Shift+Ctrl+A). Basta você clicar no ícone do olho (O) para revelar o vetor de retângulo.

shapes_gimp05_zps9378dab9.jpg

Para produzir retângulos com cantos arredondados, o procedimento é similar, a única diferença é que você precisa marcar a opção "Cantos arredondados" (Q) e estabelecer o Raio (1). Uma vez criada a seleção ®, clique no sexto ícone na base da janela dos vetores, desfaça a seleção e revele o vetor (S). As versões antigas do Gimp vinham com o script de criar retângulos arredondado (T), provavelmente as versões novas ainda o tenham. Para maiores detalhes, consulte meu tutorial Construindo formas.

shapes_gimp06_zps9db3a4ec.jpg

A página do criador do script contém mais informação a respeito, acessem-na aqui.

Veja também:
Metal Básico no Gimp

 


• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

 

 

 

 

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."
 

Leo Buscaglia