Jump to content

Photo
- - - - -

Sketchbook: Nilton Cabral

• Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 16 January 2015 - 08:19 AM

Falaí, galera!

Meu nome é Nilton, tenho 25 anos, sou carioca e trabalho a 8 anos com design gráfico e web design. Recentemente descobri que minha vida é desenhar e criar com a mente, mas não necessariamente pra vender produtos e sim para transmitir idéias, construir mundos e personagens inesquecíveis.

Dito isso, voltei a me dedicar ao desenho e apesar de quando criança desenhar mangá todos os dias, filhote da Manchete no final dos anos 90, durante anos não estimulei minha habilidade e percebi o vício que meu traço tinha, sempre puxando para o mangá.

Pretendo começar Belas Artes (Pintura) na UFRJ em 2016 então dedico 2015 a aprender e melhorar minha técnica o máximo que puder. Tenho estudado de várias formas, seja desenhando com referências ou assistindo vídeos e lendo tutoriais e livros.

Vou postar os sketchs que fiz essa semana e gostaria de as críticas mais duras que vocês puderem me dar. Acho que é a melhor maneira de aprender e visualizar os próprios erros.

Valeu!

369rMMF.jpg

#2 Poli

Poli

Master

• Membros
  • 762 posts

Posted 16 January 2015 - 02:17 PM

Bom primeiramente bem vindo a central. Acho legal estudos com referência, ajuda muito, você está partindo de um bom ponto. Bem vamos aos desenhos: gostei do desenho do Darth Vader, ficou muito bom mesmo. Este desenho sem referência precisa de alguns ajustes: Você quebrou as articulações dela em várias partes e as pernas tem tamanhos diferentes. Uma boa dica para não "quebrar" um personagem é verificar no espelho se você consegue fazer aquela pose. Quanto ao resto são bons estudos, continue eles vão lhe ajudar a eliminar esses erros que comentei. ps: passe no SD e JLuiz posta temas todos os dias para estudos e ainda comenta seus desenhos.

#3 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 16 January 2015 - 03:01 PM

Origado, Poli! SD é Sketch Diário? Vou postar lá cim, com ctz.
Realmente, agora consigo perceber os erros do desenho sem referência e tô gostando muito de usar poses e fotos de modelos pra me basear. Consigo ver uma diferença bruta em reação aos meus desenhos antigos, da minha adolescência, que geralmente saem chapados e sem nenhum movimento ou fluidez. Hoje tirei o dia pra treinar como o torso humano se comporta.

Vi o tópico e percebi que tem um direcionamento pras imagens que o moderador posta, então vou manter meus sketchs de estudo por aqui mesmo.

Estudo de hoje: comportamento do torso e anatomia

qSOE6hF.jpg

09zTs0m.jpg

0bshoTg.jpg

#4 Poli

Poli

Master

• Membros
  • 762 posts

Posted 17 January 2015 - 07:19 AM

Mantenha este tópico sim. Eu sugeri o SD como algo a mais para ajudar a melhorar seus desenhos. Eu dica: tente fazer alguns mais finalizados, observando atentamente a referência, ajuda muito na anatomia.

#5 JP Vilela

JP Vilela

Master

• Membros
  • 580 posts

Posted 17 January 2015 - 09:33 AM

Bem vindo a central, Nilton.

Que bom que está tentando dar uma aperfeiçoada nas suas habilidades. Com certeza absoluta, você não é o único que começou querendo desenhar em estilos orientais e acabou sofrendo um pouco com isso. Eu também, embora eu acho que meu "estilo mangá" do começo fosse o mais nada a ver do planeta, o problema é que para pessoas que estão começando a desenhar baseando-se apenas em mangá sofrem de uma certa falta de variedade que o estilo prioriza, tanto em questão de rostos quanto em relação a soluções anatômicas meio simplificadas ao extremo. Enfim, é meio que é isso que percebo.

Como a Poli recomendou, os SDs são um excelente exercício para ir treinando uma variedade de coisas.   

Continue com os estudos e até mais. o/

Sketchbook da Central

Deviantart ✖ Pinterest Twitter 

"Contemplate a life of crime. We're sharp as knives, sharp as knives. Sharp as knives, sharp as."

#6 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 19 January 2015 - 10:59 AM

JP Vilela
Eu acho que estou conseguindo me livrar dessa 'maldição' hahah, principalmente usando referências, me ajuda a entender como as proporções funcionam mais facilmente e até mesmo os biotipos diferentes dentro de cada sexo mesmo. Treino cura! haha
Brigado pela atenção.

Poli

Dito e feito! Taí. Tentei aplicar as coisas que estudei, volume, medição, foreshortening, proporções. Toda crítica é bem-vinda! Botando a referência do lado consegui enxergar várias diferenças e erros, mas queria que vocês me apontassem tb pra ver no que posso melhorar.

gKm9kB5.jpg

#7 Poli

Poli

Master

• Membros
  • 762 posts

Posted 19 January 2015 - 12:47 PM

Ficou bom mas você errou nas proporções, na inclinação do tronco e nos dedos da mão ( ficou meio dedinho de bruxa). Mas o importante é continuar treinando. Ao longo do tempo você vai colher os frutos do seu esforço, vai perceber o quanto melhorou, não desista. Vou colocar uma imagem da silhueta dela para você ver. Caso queira, depois eu apago.

gKm9kB5.jpg

#8 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 19 January 2015 - 01:17 PM

Brigado, Poli!

Eu percebi os problemas que você citou qnd preparei o arquivo e realmente é por aí. Não tem jeito, só praticando mesmo!
mas já consigo aplicar as coisas que vim treinando durante a semana e saber que realmente consigo fazer isso já é um mérito por si só. Toda a construção do manequim, o processo todo tá muito bem definido na minha mente.

Brigado pela atenção!

#9 jluiz777

jluiz777

Veterano

• Moderadores
  • 6,595 posts

Posted 19 January 2015 - 02:09 PM

Nilton, bom vamos lá... retirei seu post do SketchDiário prá não criar confusão, pois lá vamos nos limitar a usar as imagens/referencias postadas lá, certo? Quanto aos erros do seu desenho fiz um "esqueminha" parecido com o da Poli para exemplificar melhor mas posso dizer que para se desenhar é preciso aprender a observar tbm. Imagine linhas guias, se devem ser inclinadas ou não, curvas ou retas e etc...

Principalmente nas mulheres essas curvas e inclinações é que vão passar sensualidade, dinamismo e movimento nos seus trabalhos. Não se prenda muito a detalhes técnicos no começo, pois não existe uma maneira correta de se desenhar e sim técnicas para isso, mas cada um tem a sua. Se vc gosta de algum desenhista de HQ ou qualquer outro, olhe, copie e tudo mais, pois agora tudo é valido como treino. Bom, acho que por hora é isso qualquer coisa tâmo na área. Abrç.

gKm9kB5corrigido_zps87545045.jpg

MEU SKECTHBOOK:http://centraldequad...-book-jluiz777/

MEU BEHANCE:         https://www.behance.net/studio0

"Para a perfeição não há limites"

#10 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 19 January 2015 - 02:15 PM

Brigado Luiz! Eu imaginei que você tinha tirado por não ser o tema do dia. Foi mal!

Quanto aos toques, é isso mesmo. Eu uso minhas referências e linhas guias, juntando um pouco de tudo que aprendi pra ficar do melhor jeito ao meu ver. Deveria ter deixado as linhas principais e/ou tirado fotos do processo, acho que poderia ter um julgamento ainda melhor de vocês. Mas valeu pela atenção e toques. Vou mantê-los em mente.

Já estou desenhando o sketch de hoje! Daqui a pouco posto. :)

#11 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 19 January 2015 - 04:15 PM

Desenho pro Sketch Diário de hoje!

Passo a passo:
JYLAgyk.jpg

Final
o8AeWN5.jpg

#12 niltonCabral

niltonCabral

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 20 January 2015 - 09:36 AM

Teste de pintura :)

8U4w8BB.jpg

#13 Morpheu

Morpheu

Veterano

• Membros
  • 1,033 posts

Posted 26 January 2015 - 10:15 AM

Olá Nilton, Bem vindo á Central.

Já estás no bom caminho,  basta ires colocando os teus por cá que o povo te indica a direcção correcta como fizeram a Poli e o Jluiz, só um pequeno detalhe no desenho da garota , a cabeça dela está um pouco inclinada para a direita (de quem vê).

Abraços   :).

Morpheu

#14 Zelador

Zelador

Thiago Cruz

• Membros
  • 1,231 posts

Posted 07 February 2015 - 08:37 PM

Nilton, cara, muito bem-vindo!

Gostei muito de ver os teus treinamentos e a tua dedicação! Gostei da tua arte e estarei de olho no teu progresso!

Grande abraço e manda ver nesse desenhos!!! :D

Z6ZgmzG.png

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."

SketchBookxsHr5ZW.pngDeviantartxsHr5ZW.pngPortfólio 1xsHr5ZW.pngPortfólio 2