Jump to content

Photo

Horizon Zero Dawn Fanart - !

Fanart WIP Estudo Processo

• Please log in to reply
3 replies to this topic

#1 JP Vilela

JP Vilela

Master

• Membros
  • 566 posts

Posted 14 February 2018 - 09:27 AM

Eu ressuscito essa sessão do fórum com minha carta virada para baixo, rá!

Vamos lá… Mais uma vez, de novo, novamente.

Para aqueles que são antigos aqui no fórum, ou aqueles que olharem nessa sessão de WIPs vão notar que eu já tentei fazer alguns desenhos relatando o passo a passo por aqui. Foco na palavra TENTAR… por que ficou só na tentativa. Na época acho que não cheguei a finalizar nenhum que iniciei por aqui.

Bem, essas tentativas foram à anos atrás. Estou bem mais confiante nas minhas próprias habilidades, mais paciente, mais metódico, e totalmente aberto a críticas e sugestões, sem preguiça de mudar coisas caso veja que vão beneficiar o resultado final.

Vamos então começar um novo WIP, e com ele ir relatando aqui o progresso ao longo do tempo. Técnicas empregadas, dificuldades, referências, ideias... E com isso, espero no final conseguir algo que ao menos sirva para outras pessoas, aquelas que estão começando principalmente a estudar desenho e pintura digital, como uma referência.

Então, faz tempo que não faço nada sobre videogames, e essa é a minha mídia/forma de entretenimento favorita, de onde saiu muito da minha inspiração e vontade de desenhar. Ano passado tive o prazer de jogar Horizon Zero Dawn… E esse jogo é fantástico em questão de direção de arte. Acho que foi uma das coisas mais legais que eu vi, o design do mundo, objetos, vestimentas. As cores, cenários...

914QsRTPpEL._SX342_.jpg

---------------------------------------------------------

01 - Ideia inicial, primeiras referências e rascunho. 

Faz tempo que não faço um desenho com proporções que cabem em um wallpaper.

(sim, minha forma de pensar quanto a arte é rasa e superficial nesse nível, eu gosto de pinturas legais para usar de wallpaper e ter algo legal para olhar na minha área de trabalho SAuhasuSAAUSShu)

Então, se tratando da obra que quero fazer um tributo, fui atrás de referências sobre a protagonista, Aloy: 

ref001_by_jp_vilela-dc34sze.jpg

Ela é uma caçadora/sobrevivente de um mundo pós apocalíptico onde dinossauros robôs e outros tipos de máquinas substituíram todos os animais de grande porte, e os seres humanos não estão mais "no topo da cadeia alimentar". Minha ideia é mostrar uma cena onde ela está próxima á algum desses dinossauros-robô que ela destruiu, para colher algo de sua carcaça. Com um cenário legal no fundo e... idealmente, algo interessante ocorrendo no fundo. 

Então, heis que temos o rascunho inicial: 

horizonfanart_001_by_jp_vilela-dc34szs.j

Bem, quem acompanha meu progresso aqui no fórum sabe que eu consegui aprender bem mais técnicas de pintura/colorização do que desenho em si... então para mim, é sempre um parto conseguir representar um personagem em uma pose legal/fazendo algo interessante, e com naturalidade. Pés, mãos, linguagem corporal... ainda não tenho segurança na hora de fazer essas coisas. É algo que eu já estou ciente a um bom tempo, e que ainda preciso melhorar bastante.

Para quem não sabe, desenho com uma mesa digitalizadora Wacom Intuos, modelo CTL 480. O programa que uso é o Adobe Photoshop CC (versão 2015). 

--------------------------------------

Por enquanto é isso. Até a próxima. 

Qualquer comentário/dica/opinião é super bem vindo. Vamos ressuscitar essa sessão do fórum!  

Sketchbook da Central

Deviantart ✖ Pinterest Twitter 

"Contemplate a life of crime. We're sharp as knives, sharp as knives. Sharp as knives, sharp as."

#2 h.brum

h.brum

Intermediário

• Membros
  • 249 posts

Posted 15 February 2018 - 03:36 PM

Opa!

Legal a proposta...mas não entendi bem...a imagem você mandou só um pedaço dela?

Cade a cena com formato de wallpaper com ela perto dos Dinos e cia? rs

Primeira etapa seria a composição da cena...nessa etapa não se preocupe ainda com anatomia correta, pés. mãos...

faça alguns thumbnails da cena...seria legal ver uns 3 thumbnails diferentes pra galera opinar...

Abraço!

#3 JP Vilela

JP Vilela

Master

• Membros
  • 566 posts

Posted 17 February 2018 - 01:09 PM

Olá. Respondendo ao seu comentário, h.brum:

.mas não entendi bem...a imagem você mandou só um pedaço dela?  >>> Sim, foi que na hora só consegui fazer um esboço da personagem, que é como eu sou mal acostumado a começar ilustrações... 

Cade a cena com formato de wallpaper com ela perto dos Dinos e cia? rs >> Pois é, bem observado. XD

Primeira etapa seria a composição da cena...nessa etapa não se preocupe ainda com anatomia correta, pés. mãos...

faça alguns thumbnails da cena...seria legal ver uns 3 thumbnails diferentes pra galera opinar... >>> E muito bem lembrado... eu preciso mesmo criar o habito de iniciar com a criação de thumbnails, é algo bem mais profissional do que iniciar pelo personagem como sou acostumado a fazer. Valeu pela dica. (já valeu a criação desse tópico )

-------------- 

E atendendo a esse comentário, dei uma trabalhada para criar ao menos um Thumbnail. 

horizonfanart_003_by_jp_vilela-dc3gc4t.j

Não prometo, mas vou tentar fazer outras... Ou ao menos variações dessa. 

Sketchbook da Central

Deviantart ✖ Pinterest Twitter 

"Contemplate a life of crime. We're sharp as knives, sharp as knives. Sharp as knives, sharp as."

#4 h.brum

h.brum

Intermediário

• Membros
  • 249 posts

Posted 19 February 2018 - 09:22 PM

Aí sim! Bem legal a composição.

Ainda acho que caprichou muito pra essa etapa mas aí vai do estilo de cada um, rs...

Thumbnail eu gosto bem simples. Esses exemplos são do How to Draw the Marvel Way, no capitulo de capas eles mostram diferentes estudos pra mesma cena, câmera baixa, câmera alta, personagem de costa, de lado etc...

Decidir composição tem que ser sempre primeiro passo msm...como diria o Jack Estripador - vamos por partes! 

Z1v4GN7.jpg

Also tagged with one or more of these keywords: Fanart, WIP, Estudo, Processo