Jump to content

Photo

Poses Para Referência

• Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 294 posts

Posted 08 April 2018 - 03:07 PM

Desenhar o corpo humano, seja ele real ou estilizado, por vezes apresenta dificuldades...e não só para desenhistas iniciantes. Por essa razão, os artistas recorrem às referências, quando necessário: porque não tem como eles saberem desenhar "tudo de cabeça", o tempo todo! Inclusive eu já disse, no passado: nenhum artista cria a partir do Nada (veja aqui para maiores detalhes).

Com a internet (e o Google), obter referências se tornou bem fácil. Porém, como toda informação sempre ajuda, vim aqui indicar um link. O blog AnatoRef, do Tumblr, tem imagens como estas, entre outras coisas:

mng_poses84.jpg

Embora essas poses sejam mais destinadas ao estilo do mangá, acredito que elas tenham utilidade também para quem desenha um estilo mais realista. Ao menos elas dão uma idéia no que se basear...

Para acessar a postagem, contendo várias outras imagens, basta clicar aqui. Recomendo visitar outras áreas do blog. Navegando através do archive, você tem acesso a uma mapa das postagens, mês a mês.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia

#2 raas

raas

Master

• Colaboradores CDQ
  • 640 posts

Posted 12 April 2018 - 01:31 PM

Acho legal essas referências, mas me parece muito vezes que o pessoal prefere fazer do jeito que der do que procurar mais embasamentos para desenhar.

#3 Rogério Guerreiro

Rogério Guerreiro

Avançado

• Membros
  • 294 posts

Posted 02 May 2018 - 07:51 PM

Acho legal essas referências, mas me parece muito vezes que o pessoal prefere fazer do jeito que der do que procurar mais embasamentos para desenhar.

Verdade. Em certos casos essa atitude pode até ser correta, pois o desenhista também precisa saber se virar...em outras situações, porém, não dá pra dispensar referências.

• • Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! • •

"A vida não é uma viagem em si. Não é uma meta. É um processo: a gente chega lá passo a passo. E se cada passo for maravilhoso, se cada passo for mágico, assim será a vida."

Leo Buscaglia