Jump to content

Photo

Oh! dúvida cruel

• Please log in to reply
16 replies to this topic

#1 Sandro

Sandro

Iniciante

• Membros
  • 50 posts

Posted 27 October 2004 - 09:54 AM

Eu tenho uma dificuldade muito grande pra perspectiva. Estou tentando evoluir na base de tutoriais, buscando imagens e estudando a todos a fundo ... mas mesmo assim continua a dificuldade por falta de conselhos. Essas dicas vão me ser muito úteis.

http://www.sansweb.r... ... ectiva.jpg

(editado: imagens com mais de 550 pixels devem ser postadas como links)

#2 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 27 October 2004 - 10:09 AM

Qual é a dúvida aqui Sandro, tá tudo certinho.
Se tu queres uma perspectiva comum usa a altura da linha do horizonte normal, aí dependendo da sensação que tu queres transmitir a linha sobe ou desce, e pode também adicionar outros pontos de fuga pra aumentar a dramaticidade. Falou?
Sabe uma coisa que ficaria legal nesse desenho? Usar traçar uma linha umpouco acima do horizonte e usá-la como o limite da calçada, ou seja o meio-fio em primeiríssimo plano, jogando alguns detalhes como ponta de cigarro, papel, suave pra não tirar a atenção. Entendeu?

#3 Sandro

Sandro

Iniciante

• Membros
  • 50 posts

Posted 27 October 2004 - 10:41 AM

Entendi sim. Sabe qual é minha dúvida, na real? Quando quero criar algo que exija 3 ou 4 pontos de fuga, principalmente quando a visão da cena é do alto ... vou criar algo desse estilo e postar aqui pra vcs verem ... quando comece a estudar perspectiva, pensava que os PF's tinham que, obrigatóriamente, estar nos limites da página, depois vendo os desenhos fui perceber que não era necessário.

#4 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 27 October 2004 - 11:11 AM

É isso aí Sandro, uma dica pra perspectiva que tu queres fazer. Os pontos de fuga normais ficam na linha do horizonte que é exatamente horizontal certo? Então os pontos de fuga das verticais vão ficar extamente sobre uma linha vertical, ou seja desenha uma cruz e aí vão ficar os quatro pontos de fuga, o número máximo de pontos de fuga de de um cubo (usando apenas retas) é três e o mínimo é um, esta cruz comtempla todas as possibilidades de colocação destes três pontos. Entendeu?

#5 Sandro

Sandro

Iniciante

• Membros
  • 50 posts

Posted 27 October 2004 - 11:18 AM

Entendi sim ... vou criar algumas coisas e postar aqui pra ver se está tudo certo ou não ... valeu pelas dicas colega!!!

#6 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 27 October 2004 - 07:32 PM

Esse MASP está ficando muito bom, Sandro. Você chegou a concluir?

Ge, me tire uma dúvida: perspectiva com quatro pontos de fuga seria como uma foto feita com lente olho-de-peixe, com as linhas de fuga curvas?

#7 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 28 October 2004 - 09:10 AM

Oi Sil, é isso mesmo. No caso que expliquei não posso ter mais de três pontos de fuga porque tenho apenas três direções de retas, se eu usar mais de um ponto de fuga pra mesma reta ela vai entrar na perspectiva olho de peixe. A dificuldade em fazer uma perspectiva olho de peixe é definir o centro das circunferências, geralmente o trabalho é feito por aproximação, na sensibilidade, tudo bem que temos três pontos para definir o centro, mas quem sabe onde fica o centro do círculo que corta o desenho ao meio? Muita gente vai dizer que aquilo não é um arco (segmento de um círculo), mas é sim é o arco de um circunferência de raio infinito, agora diminui 1cm desse raio e tu vais ter uma arco do lado do outro e assim por diante. Aí é que entra o "pi". Por essas dificuldades esse tipo de perspectiva é tão pouco usada. Na faculdade eu questionei várias vezes os professores sobre como definir os arcos com três pontos, mas eles não sabiam, talvez devesse ter perguntado na matemática. O ponto é que não me preocupei mais com isso e acabei deixando de lado.

Falou?

#8 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 28 October 2004 - 07:58 PM

Obrigada, Ge! :-D

A gente não sabe como determinar linhas de fuga curvas, mas certamente o Escher sabia: http://www.mcescher....l-bmp/LW268.jpg

#9 BetoCampos

BetoCampos

Master

• Membros
  • 500 posts

Posted 28 October 2004 - 08:33 PM

Ge, estou me sentindo humilhado depois dessa explicação. http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_redface.gif
lol
Abraço
Beto Campos

#10 Luiz Fernando

Luiz Fernando

Iniciante

• Membros
  • 92 posts

Posted 28 October 2004 - 09:18 PM

Perai, infinito - 1 = infinito, dai como o raio eh infinito o arco tende a uma reta, dai continuamos com a perspectiva normal :lol: :-P. Ta bom, eu paro de confundir ainda mais o pessoal :-D

Bem legal esse desenho q a Sil mandou o link...

Eu tava vendo o tutorial aqui da central sobre esse tipo de perspectiva(4 pfs), dai eu fiquei com uma duvida: Pq no tutorial ele soh deforma as linhas verticais, deixando as horizontais retas, enquanto uma lente olho de peixe na vedade deforma todas as retas???

#11 BetoCampos

BetoCampos

Master

• Membros
  • 500 posts

Posted 29 October 2004 - 03:20 AM

Luiz Fernando, creio que de uma maneira prática, se você aumenta seu campo de visão não seria igual à visão de uma lente olho de peixe.
Creio que o Ge pode humi... digo... complementar ou explicar isso melhor. lol
Abraço
Beto Campos

#12 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 29 October 2004 - 08:51 AM

Salve pessoal, na verdade todas as linhas ficam curvas, o que foi usado ali é um recurso pra facilitar o desenho. Acontece que as linhas paralelas ao plano de visão são as que mais se distorcem, as linhas que aparecem em outros ângulos têm uma distorção menor. Quem fez o tutorial convencional que seria mais prático usar a distorção apenas nas linhas verticais.

Falou?

#13 Luiz Fernando

Luiz Fernando

Iniciante

• Membros
  • 92 posts

Posted 29 October 2004 - 01:42 PM

Entendi. eu ja acho uma trabalheira fazer persp normal, essa entao...

PS.: eu sou um tanto preguicoso http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_redface.gif

#14 Sandro

Sandro

Iniciante

• Membros
  • 50 posts

Posted 23 March 2005 - 11:14 AM

E aí pessoal, resolvi ressucitar o morto ... não sejam malvados e não tenham pensamentos pecaminosos ... resolvi levantar mais uma dúvida sobre esse assunto ... rs.

Minha dúvida agora é a seguinte:

Estou fazendo uma história em quadrinhos onde uma das cenas se passa numa sala de reuniões onde acontece uma video conferência com o presidente Lula. Estou em dúvida na maneira como trabalhar essa cena. Montei um rascunho de como penso em fazer a cena, são duas formas diferentes de mostrar a mesma sala.

Posted Image

Minhas dúvidas são?

1º) em ambas as cenas apresentadas, a perspectiva está correta?

2º) em especial no quadro 2. Se eu for trabalhar essa cena, penso em mostrar a sala pela lente de uma câmera de vídeo interna. Eu teria que distorcer um pouco a imagem, dando uma forma mais arredondada nas coisas que compõe a cena conforme a aproximação da câmera? ou não, tudo tem que estar reto mesmo?

Valeu pessoal .... mais dicas serão muito bem vindas

#15 minduinho

minduinho

Master

• Membros
  • 595 posts

Posted 23 March 2005 - 12:13 PM

se foi originada toda a imagem de um unico ponto, acho q esta certo.

mas na imagem 2, a linha esquerda do teto nao segue a perspectiva da mesa e da janela ou quadro (aquele retangulo de contorno amarelo)