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Ponto de Fuga..... FUGINDO???


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25 replies to this topic

#1 Man Well

Man Well

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Posted 11 March 2005 - 06:50 PM

Gente, não sei se é uma pergunta idiota, ou se tem mais gente aqui q se pergunta sobre isso ou nunca parou pra pensar nisso... seilá.

mas tipo, e quando preciso fazer usar pontos d fuga e ele ESTÁ FORA DO PAPEL?? assim, virtualmente, entendem?? tipo, numa hq se eu tenho um quadro sangrado e tem prédios, o espaço pode não comportar o ponto d fuga pra fazer o desenho do jeito q quero.... http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_confused.gif

passarinho verde me contou q existem técnicas pra "simular" esse ponto d fuga externo d dentro do papel sabe-se lá como.......

essa acho q é a maior das dúvidas sobre quadrinhos q NUNCA consegui deduzir e reproduzir.... não quero ficar desenhando pontos d fuga na mesa...... http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif
Man Well

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#2 Alcode

Alcode

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Posted 16 March 2005 - 02:26 PM

Bem, pelo que sei e algumas pessoas que conheço riscam na mesa pra saber exatamente onde esta o ponto e nao dar erro no desenho. Desconheço outras formas e como nao sou especialista em perspectiva, nao posso afirmar sobre outras formas. Apenas a que conheço e sei que funciona :D
Alcode
Moderador do Fórum Central de Quadrinhos.com
Al Blog - http://alcodeart.blogspot.com

#3 Man Well

Man Well

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Posted 17 March 2005 - 09:09 PM

pois é.... tb não vejo outra forma, mas o boato q corre é q tem um jeito....

os especialistas em pespectiva nem visitam essa parte do fórum. logo a q mais se tem dúvidas. mas é q mta gente nem dá valor pra essa técnica tão importante....

to vendo q vo ter q fazer um curso d quadrinhos mesmo....
Man Well

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#4 minduinho

minduinho

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Posted 18 March 2005 - 02:31 AM

eu costumo fazer a projeção extra papel mentalmente. quando passa eu vo pelas linhas imaginarias mesmo e traço.

#5 IBRAIM

IBRAIM

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Posted 18 March 2005 - 09:33 AM

Eu uso um papel vegetal por cima da mesa de luz para poder fazer estes rabiscos.

Mas existe sim um modo de simular estes pontos, é uma regra geométrica aplicada. Não sei se vou me fazer entender, o mais indicado seria montar um tutorial, mas veja só:

Vamos supor que você esteja desenhando um prédio visto de cima onde tenha que usar um ponto subterrâneo.
Se você definir um tamanho diferente para a base do prédio e para o teto dele, já está definido um ponto de convergência, para traçar linhas intermediárias basta que você divida ambos ao meio, desta forma vai ter mais uma linha convergente e assim por diante.

Tá entendido?


Ibraim.
"Desenhando viajo, pelos quilômetros de traço que no papel eu faço." - Ibraim

#6 Man Well

Man Well

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Posted 18 March 2005 - 12:56 PM

po... então eu sou burro... num entendi nada....

o q entendi, é q vc faz essa divisão meio q no olhômetro. nada contra, mas a regra não pode ser assim... seria um alternativa. bão, mas como eu entendi errado mesmo.... :-D
Man Well

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#7 pfodra

pfodra

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Posted 18 March 2005 - 02:44 PM

a divisão não é no olhômetro, é construção geométrica mesmo. É um trabalho de paciência e organização.

Agora, pra treinar e pegar prática, o melhor é desenhar em cima de uma folha maior, pra poder traçar os pontos de fuga. A diferença entre um craque de perspectiva e nós, meros mortais, é que eles já fizeram tanto no braço, que agora eles decoraram algumas relações que aceleram o processo. Usar foto-referência não é crime e ajuda demais, também!
pFodra

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#8 IBRAIM

IBRAIM

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Posted 20 March 2005 - 03:21 PM

Realmente não é "olhômetro", como disse nosso camarada acima, é uma regra geométrica.

Qqr coisa, caso tenha aquela versão do MSN que se pode manuscrever, adicione-me que ficarei feliz em lhe esclarecer a questão.

Abraços,


Ibraim.
"Desenhando viajo, pelos quilômetros de traço que no papel eu faço." - Ibraim

#9 Wan

Wan

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Posted 20 March 2005 - 07:28 PM

Aê galera, quem conhece o procedimento, acharia interessante criar um tópico para explicá-lo, assim todos que participam do fórum e têm a mesma dúvida poderão se beneficiar. Pode ser até um tuto, pra ficar melhor ainda...
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#10 eduterrataca

eduterrataca

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Posted 20 March 2005 - 11:37 PM

Aê galera, quem conhece o procedimento, acharia interessante criar um tópico para explicá-lo, assim todos que participam do fórum e têm a mesma dúvida poderão se beneficiar. Pode ser até um tuto, pra ficar melhor ainda...


seria demais! :D
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena."

#11 PC

PC

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Posted 20 March 2005 - 11:42 PM

uma outra alternativa pra fazer aqueles cenários cabulosos de cidade é a...... mesa de luz e uma fotografia! ahahuaua ou vc acha q todos os desenhistas vão ficar perdendo o dia inteiro pra ficar traçando pontos de fuga, calcular a distâncias das janelas dos edifícios, ruas, postes, pessoas andando etc????

Se vc for trabalhar com isso pode acreditar que irá se deparar com essa técnica. nenhum desenhista pode se dar ao luxo de perder dois dias fazendo apenas um quadro duma página.... é claro que não é sempre que usam isso, mas na hora do sufoco...
Paulo César Hiroshi Arashiro
Fundador Central de Quadrinhos.com

#12 Man Well

Man Well

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Posted 25 March 2005 - 11:01 PM

huahuahuaha.... desenhar por cima d foto é foda....

será q o geof darrow d hard boiled tinha fotos daquelas cenas??? hauhuahua....... to brincando, claro.

po, mas a ideia do tuto é legal... mas pelo visto não tem ninguém q possa tirar esse mistério.

pfodra: tá, mas q relação geométrica é essa q citam mas não explicam? alguém aqui já fez aula d pespectiva e estaria escondendo o ouro? não é póssivel q ninguém aqui tenha feito...

ibraim: eu realmente não entendi o q falaste... mas posta aí um desenho explicando mais ou menos.... acho q assim ia facilitar...

pc: dá a idéia d um tópico com tuto d perpetiva com pontos d fuga externos.... tem gente aqui no forum q saca mas num viu o meu tópico e por isso não pôde ajudar....

valewz!
Man Well

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#13 Danniel

Danniel

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Posted 26 March 2005 - 03:57 PM

Na maior parte do tempo (quase o tempo todo, menos quando você estiver usando um só ponto de fuga), você vai ter que colocar um ou mesmo dois pontos de fuga fora da figura, já que se eles estiverem muito próximos fica estranho, distorcido.

Um recurso é fazer primeiro um desenho em miniatura do "esqueleto" do cenário, aí os pontos de fuga caberão todos na folha. Eles vão ficar bem distantes do desenho "de verdade"; fica um ponto de fuga, um monte de nada, o seu desenho bem pequeno, mais um espaço em branco, e o outro ponto de fuga.

Depois você amplia esse desenho, através de quadriculação ou de outra forma, e acrescenta o restante dos detalhes.

#14 Danniel

Danniel

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Posted 26 March 2005 - 04:05 PM

uma outra alternativa pra fazer aqueles cenários cabulosos de cidade é a...... mesa de luz e uma fotografia! ahahuaua ou vc acha q todos os desenhistas vão ficar perdendo o dia inteiro pra ficar traçando pontos de fuga, calcular a distâncias das janelas dos edifícios, ruas, postes, pessoas andando etc????

Se vc for trabalhar com isso pode acreditar que irá se deparar com essa técnica. nenhum desenhista pode se dar ao luxo de perder dois dias fazendo apenas um quadro duma página.... é claro que não é sempre que usam isso, mas na hora do sufoco...


Mas mesmo quando se utiliza fotografias, tem que se encontrar os pontos de fuga, a menos que for se utilizar só a foto sem nenhuma alteração, ou se a alteração não depender de perspectiva alguma. Se por exemplo, você pega uma foto de uma rua só um pouco movimentada, com umas pessoas ao fundo, vocÊ tem que utilizar pontos de fuga (ou alguma outra referência, mas achar os pontos de fuga é o mais confiável) para fazer no primeiro plano (ou no alto de um prédio, qualquer lugar) pessoas ou qualquer objeto que seja, do tamanho correto.

#15 Man Well

Man Well

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Posted 30 March 2005 - 10:30 AM

Um recurso é fazer primeiro um desenho em miniatura do "esqueleto" do cenário, aí os pontos de fuga caberão todos na folha. Eles vão ficar bem distantes do desenho "de verdade"; fica um ponto de fuga, um monte de nada, o seu desenho bem pequeno, mais um espaço em branco, e o outro ponto de fuga.

Depois você amplia esse desenho, através de quadriculação ou de outra forma, e acrescenta o restante dos detalhes.


credo.... q complicado. complicado e demorado.
queria saber o q os profis usam. tipo roger cruz (pensei em perguntar pra ele, mas o cara vive ocupado...), jim lee e romita jr..... duvido muito q eles usem esse processo demorado. são todos práticos, rápidos e produtivos. talvez eles até usem um pontinho fora do papel mesmo, sem perder tempo com frescuras, mas queria saber o processo....
Man Well

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