Jump to content

Photo

Ponto de Fuga..... FUGINDO???

• Please log in to reply
25 replies to this topic

#16 Caglisto

Caglisto

Avançado

• Membros
  • 299 posts

Posted 31 March 2005 - 03:48 AM

ow man well, o q o danniel falo é muito usado kra,, eu meso faço muito disso , ,,, pego uma folha desenho um retangulo como c fosse a folha so q menor ,,, passo um traço ,, da linha do horizonte ,, ponho os pontos de fulga e desenha pequeno mesmo ,,, ai eu tiro uma xerox apliada ,, bem ampliada e depois vo fazendo os os detalhes ,,assim vc pega a estrutura do desenho, e fica mais facil desenha o resto,,,,,e fazendo assim vc ja v como q vai fika e naum precisa perde um tempao riscando as linhas grandes,, ahh mais naum é pq vc ta desenhando pequeno q vc naum vai usa regua viu ,,,,,,,, ate pra faze paginas normais o pessoal usa isso ,, faiz uns tombnails e amplia no xerox,, joga na mesa de luz e ja era ,,, agora eu so meio loko ,, eu gosto de desenha cenario ,, entao az vezes eu faço tudo os ponto de fulga mesmo, como no ultimo desenho de cenario q eu fiz,,ta la no meu sb ,,eu tirei a foto pra joga na mesa de luz ,, mais eu so burro e a foto so fiko aparecendo a frente da casa,, ai eu peguei uma folha grande ,,, tipo de jornal,,o sulfite no meio ,, e marquei os pontos no jornal,,fora do sulfite
vc tb pode procura faze um cubo,, um retangulo ,, aquele q vc desenha dois quadradinhos e liga as arestas ,, e depois as outras linhas vao ser paralelas,, claro q nesse caso os pontos de fulga vão ta la na casa do k..
ja q as linhas vao ser paralelas ,, e nao é sempre q vai da pra usa isso ,, depende do q vc vai desenha e da camera,,,
e como o PC falo tem o velho truque da foto na mesa de luz ,,, o brian rith ( naum sei como esqueve ) o kra do supremos la,, ele faiz isso ,,, acho q ate pra desenha os personagens em certas cenas ele faiz isso ,,,

puta falei de mais,, q dize escrevi ,, eu espero q ajude em alguma coisa,,
bom pelo menos sao os recursos q eu uso,,
CAGLISTO
Renato Francisco da Silva
caglisto@bol.com.br
Viver é desenhar sem borracha.

#17 leonardomenezes

leonardomenezes

Master

• Destaques CDQ
  • 401 posts

Posted 02 April 2005 - 03:25 PM

bom, espero não estar dando uma resposta imbecil, mas me pareceu bastante óbvio, já que ninguém falou desta solução: cole um papel na mesa mais ou menos no ponto onde fique seu ponto de fuga! dessa maneira você não precisa ficar riscando a mesa inteira, e você sempre poderá visualizar o ponto!

fui!

#18 Clock

Clock

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Posted 07 April 2005 - 12:04 AM

bom, espero não estar dando uma resposta imbecil, mas me pareceu bastante óbvio, já que ninguém falou desta solução: cole um papel na mesa mais ou menos no ponto onde fique seu ponto de fuga! dessa maneira você não precisa ficar riscando a mesa inteira, e você sempre poderá visualizar o ponto!

fui!

http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_eek.gif E não é que é mesmo?!!!

#19 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 10 May 2005 - 10:32 AM

Salve povo, resolvi dar as caras por aqui de novo.
Andei meio sumido porque acumulei outras funções no trabalho, mas não acumulei os salários :-D .

Vi muita gente comentando de simular pontos de fuga, de relações geométricas mas não vi ninguém postando nada concreto sobre esses boatos. Até onde eu conheço (CLARO que posso estar enganado), existe apenas um jeito de fazer uma perspectiva matematicamente correta e é com ponto de fugas, além disso, uma coisa que muita gente não sabe é que para se descobrir a posição dos pontos de fuga é preciso a planta (dois PFs) e também a elevação (três PFs). Este é o único jeito que conheço para definir a posição dos pontos de fuga. Alguém vai berrar lá do fundo, central_hum
- É mas tem um jeito que dá pra calculaaaaar!
Dá mas precisa conhecer pelo menos os fundamentos da trigonometria e se tiver uma calculadora científica também ajuda, outra coisa que precisa é ser desocupado pra poder perder tempo à toa. Quadrinhista profissional, dependendo do desenho não perde tempo com PF, faz no olho, com erro e engana todo mundo ou então usa fotografia mesmo.
Todas as técnicas passadas aqui são muito usadas e conhecidas exceto a tal da "regra geométrica", que está mais pra balela quilométrica que esconde meu olhômetro, de novo CLARO que posso estar enganado.
Mais uma coisa que todo mundo tem que saber a perspectiva é uma grande MENTIRA, quer ser convincente? Minta, Minta e Minta muito, perspectiva muito exata não convence ninguém!

Grande abraço a todos.

#20 Ge Nascimento

Ge Nascimento

Avançado

• Membros
  • 304 posts

Posted 10 May 2005 - 10:34 AM

fui!

É só que as vezes a mesa ainda é pequena e o ponto de fuga fica fora até da sala, já passei por isso. :-D

#21 leonardomenezes

leonardomenezes

Master

• Destaques CDQ
  • 401 posts

Posted 10 May 2005 - 01:25 PM

Bom, isso é verdade... http://centraldequad...tyle_emoticons/default/lol.gif como vc disse Ge, o negócio é fazer uma "mentirinha"! :-P

#22 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 11 June 2005 - 12:15 AM

Olha o que eu achei lendo os favoritos que eu vou salvando pra ler depois: http://www.handprint...ect3.html#table

Só não sei se é viável para quadrinistas. http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_rolleyes.gif

#23 Danniel

Danniel

Iniciante

• Membros
  • 68 posts

Posted 08 October 2005 - 10:18 AM

Posted Image
http://scientificart... ... ips-1.html

A couple of things to note: the lines which you generate will be spaced evenly across the flat surface of the paper. They will not be successively closer together as they go away into the distance, the way a checkerboard pattern spaces more tightly on a floor as it is seen in perspective.

In other words, don’t rely on these lines to show spacing in depth (foreshortening), just use them to guide the angles of your lines.

Secondly this method will work if the horizon line is off the page and even not visible at all; in the example shown in the image, the horizon is in the picture, but the essence of the concept is simply how you generate in-betweens once you have two “starter lines” sufficiently far apart.

#24 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 08 October 2005 - 11:02 AM

o/ Aleluia! Finalmente apareceu a solução! o/

Obrigada, Danniel!

#25 Danniel

Danniel

Iniciante

• Membros
  • 68 posts

Posted 08 October 2005 - 02:51 PM

Tem umas notas que eu devia ter colocado.....

bem.... então isso é útil apenas para a altura dos objetos... fica parecendo aqueles desenhos técnicos de peças de carros e outras coisas http://centraldequad...tyle_emoticons/default/icon_confused.gif

Mas há outro método também....

Não é muito complicado....

primeiro se faz a grade de um ponto de fuga só, se estabelecendo algum quadrado no "chão" ou em algum lugar qualquer. Esse quadrado dá a base para fazer coisas em outros ângulos, qualquer que sejam.

Por exemplo, o mais óbvio é que dentro de um quadrado, de uma quina a outra, há um ângulo de 45 graus. Daí com quatro quadrados feitos com um ponto de fuga, pode-se fazer outro do mesmo tamanho, inclinado em 45 graus em relação a esse.

Ou seja, os dois traços de uma quina do quadrado a outra são linhas que levam a pontos de fuga fora da área de trabalho.

Mas não precisa se fazer as coisas ou paralelas, perpendiculares, ou em 45 graus em relação ao horizonte, mesmo com um só ponto de fuga. Basta fazer uma inclinação qualquer dentro de um quadrado do tamanho do objeto, e reproduzí-la nos "andares" de cima ou de baixo na altura, ou nos quadrados da mesma "coluna".

(se fizer num quadrado vizinho de outra coluna, apesar de ter o mesmo ângulo dentro dos quadrados iguais, não vão acabar nos mesmos pontos de fuga, se fossem traçados até o horizonte)

Acho que essas páginas do livro do Loomis explicam o que estou tentando dizer....
http://www.saveloomi...ldrawing/40.htm
http://www.saveloomi...wing/page49.jpg

#26 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 15 August 2006 - 05:40 PM

fugas que estão na distancia de 1 metro só são usadas quando vamos fazer uma paisagem muito grande numa folha de até A3. Realmente é um estorvo. Tem gente que tem mesa de mais de um 1 metro para fazer isso, completamente limpa, aí cola com durex uma taxinha no ponto do fuga e usa uma régua enorme, daquelas de madeira que o professor usa na sala de aula. Mas existe um método BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM mais simples que eu teria que fazer um desenho básico para mostrar. Ainda faço e coloco no tutorial de 2 pontos de fuga que estou desenvolvendo com alguns toques do Billrod. Tem outra forma que pensei agora... mas já basta um suspense :-P
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image