Jump to content

Photo

perspectiva curva

• Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 08 July 2006 - 10:22 PM

Posted Image
Posted Image
Posted Image
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#2 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 09 July 2006 - 09:12 AM

As imagens não carregam. Você pode dar uma conferida nos links, Wilton? Obrigada.

#3 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 10 July 2006 - 10:28 AM

é verdade, carreguei pela photobucket e agora estão abrindo
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#4 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 10 July 2006 - 02:50 PM

Posted Image
Posted Image

#5 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 15 July 2006 - 11:13 AM

Posted Image
Posted Image

#6 elmorosa

elmorosa

Moderadores

• Membros
  • 2,776 posts

Posted 15 July 2006 - 02:55 PM

Nossa! Como você faz isso? Qual é o processo?
Novos emoticons para receber críticas nos tópicos:
Quero críticas, mas com calma... :light
Quero críticas, sem dó nem piedade, taquem as pedras! :hardcore

#7 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 15 July 2006 - 04:15 PM

É um processo que eu tenho desenvolvido a um tempo, começou quando eu estava no Cefet, perguntei para os professores de perspectiva e geometria descritiva... eles não conheciam. Ao menos em Curitiba não existe livro que mostre o processo em português. Nas belas soube que o professor tinha um livro em Alemão que falava dos processos, baseado na geometria descritiva, infelizmente nunca vi. Aí pensei que tinha estudar ótica, e foi aí que desenvolvi o meu processo que deve ser bem próxima da real. Os holandeses fizeram pinturas incriveis, mas não usaram regras de perspectiva curva, e sim uma imensa caixa escura que lembra uma máquina de fotografar gigante. tinha um furo por a luz passava e projetava no fundo, aí eles decalcavam a projeção. Ficava estupendo. Penso que Gustaf Klint fez algo assim quando pintou um teatro, ficou fantástico. Ou usou de fotografia mesmo
Eu faço os perspectivógrafos baseado neste método que se mostrar vc vai rir de tão banal. Eu queria descobrir algum método de derivada.
Descobri que o pessoal de Cartografia já desenvolveu algo assim para ligar um mapa a outro em fotos aéreas.
O que vi até até agora no Brasil voltado para artistas o arquitetos foi métodos instintivos, como o que o Escher desenvolveu, ele tinha muita capacidade espacial, mas não conseguia descrever geométrica ou matematicamente.
Veja a idéia abaixo:
Posted Image
Como os pontos de projeção ficam numa superfície curva, se encurvássemos o papel teriam a sensação de estarmos dentro do ambiente, este método para desenhar em cúpula da uma sensação que fazemos parte do contexto. Um cinorama (sera que é assim que se escreve?) segue essa idéia.
Perspectiva curvas são legais para resolver desenhos panorâmicos. No classico sempre fica falho e deformado nos cantos.
Tenho que parar por aqui, pois o assunto é lonnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnngo, e eu não quero ficar cansativo. http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif
Posted Image

#8 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 12 August 2006 - 12:44 AM

Seus problemas com deformação lateral desapareceram, pode desenhar uma paisagem panoramica utilizando o exclusivo perspectivografo curvo.
(Segue regra descrito no tópico dois ponto de fuga)
Posted Image

Nesta perspectiva vemos dois pontos de fuga, pode prolongar copiando e colando e conseguirá 3 pontos, e lembre-se, o quarto ponto de fuga corresponde o primeiro, como se tivesse tirando uma foto em torno de sim mesmo.
Posted Image

#9 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 18 August 2006 - 09:00 AM

Coloquei um exemplo fotografico de um estudo que fiz a dois anos.
Posted Image
As linhas são as mesma para baixo.
Posted Image

#10 Lé0

Lé0

Iniciante

• Membros
  • 115 posts

Posted 08 September 2006 - 03:32 AM

É o tipo de perspectiva que mais curto fazer, talvez por ser mais instintiva e livre até.

#11 shampoo

shampoo

Veterano

• Membros
  • 1,193 posts

Posted 08 September 2006 - 08:51 AM

muito bom wilton esse, valeu por compartilhar com nós

valeu
Posted Image

#12 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 08 January 2007 - 08:51 AM

registrado no índice
Posted Image