Jump to content

Photo

2 pontos de fuga

• Please log in to reply
19 replies to this topic

#1 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 13 July 2006 - 10:28 AM

Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#2 Alcode

Alcode

Moderadores

• Moderadores
  • 4,276 posts

Posted 13 July 2006 - 12:50 PM

Muito legal teus trabalhos sobre perspectiva Wilton. Certamente vao ajudar a galera :-)
Alcode
Moderador do Fórum Central de Quadrinhos.com
Al Blog - http://alcodeart.blogspot.com

#3 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 13 July 2006 - 04:11 PM

Espero que sim, estou preparando um de perspectiva curva, mas é um longo trabalho, e tenho que parar um monte de vezes por causa de outros desenhos. Mas um dia acabo. :-)
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#4 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 10 August 2006 - 09:26 AM

tu tem muito as manha veio!!!!

#5 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 10 August 2006 - 10:46 AM

Não tanto quanto vc Bill... se tivesse tuas manhas eu estaria feliz.
Pensando bem vou tentar ter tua manha...
Posted Image

#6 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 11 August 2006 - 09:17 AM

Posted Image
Esse fiz no corel, é uma malha de perspectiva com um ponto de fuga, a explicação de como funciona está nos post´s que desenhei anteriormente. Está em gif. Por isso pode ser aberto e impresso a partir de qualquer micro ou ambiente.
Pode ser usado na vertical, na horizontal, como se alguem estivesse olhando da altura do observado, ou como vista aérea.
É só imaginar que cada quadrado tem 1 metro, ou dez metros, ou cinco metros, é assim que mudamos a escala, se imaginar que cada quadradinho tem 10 metros automaticamente é uma malha para perspectiva aérea, se imaginar que cada quadradinho tem 10 cm vc desenha como se a linha de horizonte estivesse na altura do observado, ou seja, como estivesse fotografando as coisas de pé na rua, sem estar mais alto ou mais baixo que os outros, a 1,70 de altura. Espero ter sido claro.
Mais tarde preparo com dois pontos de fuga.
Posted Image

#7 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 11 August 2006 - 09:38 AM

Pronto, ai vai o com dois pontos de fuga
Posted Image
Vale a mesma regra que a primeira. Para calcular a altura do observador faz o seguinte, pegue um esquadro de 45 graus coloco sobre a diagonal uma diagonal de um dos quadrados maiores, a diagonal que está na horizontal, e conte quantas diagonais vão ficar até a linha do horizonte. No caso deste dão duas diagonais e meia aproximadamente. Então imagine quanto mediria uma diagonal, se cada diagonal do quadrado medir 1 metro, a altura será de 2 metros e meio, se medir 5 metros, a altura será de 12 metros e meio, e assim por diante.
Posted Image

#8 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 11 August 2006 - 09:46 AM

Caracoles veio... esse teu lance ai detonou...
Wilton, vou tentar te ajudar então no que puder...

vc já postou algo assim, mas tem esse esqueminha de proporçoes ai...
Posted Image

#9 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 11 August 2006 - 09:46 AM

Como exemplo prático de como usar no quadrinho veja o tópico http://www.centralde...opic.php?t=2542
Posted Image

#10 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 11 August 2006 - 09:47 AM

Wilton, vou te ajudar então no que puder...

vc já postou algo assim, mas tem esse esqueminha de proporçoes ai...

Postei sim, está na primeira mensagem deste tópico, mas deixa aí, pois fica mais claro que funciona na vertical tambem. É desta forma que construímos o perspectivógrafo :-D
Ah é, esqueci de agradecer Bill, desse jeito a gente constrói um tutorial bem legal.
Posted Image

#11 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 11 August 2006 - 11:45 AM

tem essse esqueminha tb pra curvas

Posted Image

#12 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 15 August 2006 - 05:27 PM

Bão. Vamus continuar.
Algumas mas línguas,não só no fórum, falam que não devemos nos amarrar muito na perspectiva, faz mais ou menos como achamos que deve ser e assim por diante. É uma coisa de sentimento.
Os romanos, na época de Fannio, achavam a mesma coisa... dá uma olhada no mural deles. fiz umas linhas esquematicas para mostrar que os fugas não tem um padrão de linha de horizonte:
Posted Image

No renascimento, começaram a dar importancia a estas linhas difamadas:
Posted Image

Mais uma lembrança de como usar a malha que dispus aí... e se usarem meus desenhos ou textos num trabalho de faculdade não esqueçam de me citar
:-D
Posted Image
Posted Image

#13 Jeffsaraiva

Jeffsaraiva

Avançado

• Membros
  • 310 posts

Posted 16 August 2006 - 12:55 AM

Aew!

Cara, muito legal esses lances que você passou, curto perspectiva, mas ainda to aprendendo!
Existe alguma tecnica para desenhar o mesmo objeto varias vezes com proporção e perspectiva? Exemplo, desenhar uma sala, com quadros, sofá, vasos... desenhar em varios angulos, mantendo sempre um mesmo tamanho pra tudo, inclusive pras paredes?
Obrigado

#14 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 August 2006 - 01:11 AM

Usando as regras da malha como mostrei acima... mas precisa ter uma planta para não se perder, na planta tem constar até as pessoas.
veja esta, imagine que o piso é uma das malhas de perspectiva que coloquei acima. A linha de horizonte está a 1,70 m:
Posted Image
Com a planta, conforme mostrado no primeiro post posso fazer esse desenho da posição que eu quizer... e percebe que as paredes são inclinadas? Eu nÃo me perco, pois comparo a malha de perspectiva com o quadriculado da planta.
Posted Image

#15 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 August 2006 - 01:24 AM

QUando fiz essa achava que dominava a perpectiva curva (a malha está noutro tópico, de perspectiva curva), mas agora vejo que tem um erro feio na mesa, ela está elípse um pouco mais fina do que devia estar. E a deformação da cama foi maior do que devia ser.
Posted Image
mas eu estava chegando perto. Isso foi a 9 anos atrás.
Posted Image