Jump to content

Photo

Aprendendo tecnica para desenho de personagem-tecnica palito

• Please log in to reply
157 replies to this topic

#1 fradluck

fradluck

Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 31 July 2006 - 06:47 PM

ai pessoal to tentando aprender a desenhar personagems(concept art) entum perguntei para um cara que faiz este tipo de desenho e ele me falo que usa uma tecnica com bonecos palitos para facilitar o desenho de posições e tudo mais, entum queria começar a estudar este tipo de desenho, alguem ai tem tutoriais pra me passar sobre esta tecnica??
valeus

#2 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 31 July 2006 - 07:53 PM

ah, os palitos. É uma forma de simplificar o esqueleto quando quer desenhar um personagem, sabe os lances de contar as cabeças para saber o tamanho das partes do corpo. Usamos disso para traçar o esqueleto simplificado, o bom dessa simplificação é que pode, de uma forma rápida, definir posições que sem o esqueleto, só com modelo vc faria.
Veja um exemplo...
Posted Image
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#3 fradluck

fradluck

Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 31 July 2006 - 09:50 PM

valeus pela explicação, alguem ai teria algum tutorial para iniciante para aprender a criar personagens com esta tecnica?? valeus

#4 djalmask8

djalmask8

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 15 posts

Posted 02 August 2006 - 01:10 AM

legal... bela tecnica... cada vez mais, aprendendo algo novo...

abraços

Djalma

#5 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 30 August 2006 - 10:16 AM

Alguém pode postar uma técnica básica de fazer rostos, com traços auxiliares, distâncias, etc? Para os jovens iniciantes que querem partir de algo menos elaborado? Pode ser links também.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#6 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 30 August 2006 - 10:50 AM

http://www.anticz.com/heads.htm

#7 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 30 August 2006 - 11:10 AM

Disto para mais simples ainda, algo que o iniciante pode olhar de cara e dizer... acho que consigo fazer isso.
Mas bem legal o que enviou, tem posições didáticas mas bem elaboradas do da cabeça.
Ah, e mais ainda, uma forma fácil de fazer mãos, pés, esqueleto básico, etc, etc, etc. http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif
Posted Image

#8 DKim

DKim

Iniciante

• Membros
  • 98 posts

Posted 01 September 2006 - 03:04 PM

Ei, Wilton, valeuzão pelo comentário lá no meu SB e bom... eu fico contente de poder postas aqui e ajudar. O nome desse técnica é desenho gestual, mas boneco palito também pode ser um meio de referir-se a isso... e cara, realmente, é MUITO bom fazer este tipo de treino mesmo para ajudar na desenvoltura do traço.

Façam esboços esboços começando pelo crânio, depois a linha da coluna indicando como a mesma se movimenta... e depois a pernas e pés, faça por último os braços e mãos. Sempre tentando sentir a fluidez do movimento e tente não demorar mais de 30 a 60 segundos para fazê-los. Repita até você sentir que domina bem isso.

Vou postar alguns examplos.

Posted Image

Posted Image

E aqui vai um jeito fácil de checar se a proporção dos elementos da face estão corretos. Espero que dê pra entender minha letra, hehe, escrevi com pressa, pois, tenho que sair e talz... mas eu espero que ajude e qualquer dúvida... é só perguntar. Se eu puder responder o farei com todo o prazer.

Posted Image

Abraço,
Kim.

#9 HARDMAD

HARDMAD

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 05 September 2006 - 12:50 PM

ae!
Sou uma desenhista iniciante.. tenho muitas idéias, mas to aprendendo agora a colocá-las no papel...
vocês veteranos desenhistas estão me ajudando bastante com essas dicas que colocam aqui!!!
Muito obrigada!!!
=)

#10 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 05 September 2006 - 05:10 PM

ae!
Sou uma desenhista iniciante.. tenho muitas idéias, mas to aprendendo agora a colocá-las no papel...
vocês veteranos desenhistas estão me ajudando bastante com essas dicas que colocam aqui!!!
Muito obrigada!!!
=)

Legal, esse é nosso objetivo. Dar uma mãozona aos iniciantes. Com o tempo vamos melhorar essa area. Coloca teus desenhos no screchtbook. O pessoal comenta e isso é uma grande ajuda.
Posted Image

#11 HARDMAD

HARDMAD

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 05 September 2006 - 06:01 PM

é, wilton, eu num vou colocar ainda meus desenhos aí não, pq meu scanner não está funcionando... e pq eu acabei de sair daquelas casinhas e sóis e pessoas de palito... =)
mas qnd eu tiver uns desenhos apresentáveis eu coloco...
obrigada de novo pela força aos iniciantes...
=)

#12 superagui

superagui

Avançado

• Membros
  • 322 posts

Posted 06 September 2006 - 12:11 PM

cara o macete do rosto tb , é ele não ficar fora do eixo central, pois em termos de proporção vc pode até distorcê-la um pouco pois nem todo mundo tem o rosto na proporção... até se vc quiser fazer algo diferente. Mas uma vez tive uma "micro aula" com o ROGER CRUZ (morram de inveja) e ele me ensinou um truque, vire seu desenho de ponta cabeça e olhe, é facinho de ver se o rosto está torto ou não... bem legal

#13 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 30 September 2006 - 06:23 PM

Posted Image
Posted Image

#14 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 30 September 2006 - 06:36 PM

A COLUNA VERTEBRAL ENCURVA IGUAL UMA SERPENTE
Posted Image
Posted Image

#15 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 30 September 2006 - 06:59 PM

Posted Image
Posted Image