Jump to content

Photo

Aprendendo tecnica para desenho de personagem-tecnica palito

• Please log in to reply
157 replies to this topic

#136 MauricioEiji

MauricioEiji

Master

• Membros
  • 480 posts

Posted 17 December 2006 - 07:41 AM

Outra dica que eu lembrei é que o quadril e os ombros funcionam como se fossem dois canos ligados por uma mola. O quadril sobe no lado do pé de apoio e o ombro desce nesse lado.

Posted Image

Isso ajuda a criar poses mais equilibradas, quando desenhando de cabeça.

P.S.: Me perdoem os desenhos, to sem tablet ou scanner...
"You gotta be one of the good guys, 'cause there's way too many of the bad." - John Custer in Preacher por Garth Ennis
Sketchbook
Posted Image

#137 Kaze

Kaze

Iniciante

• Membros
  • 55 posts

Posted 17 December 2006 - 09:46 AM

Valeu pelas dicas pessoal!
Mauricio, essa da mola acho que vai me ajudar bastante, já que eu tava pensando praticamente o contrário, como dá pra ver em algumas das tentativas de palito. :P
Hoje de manhã tinha dado uma passada no tópico dos livros recomendados e peguei o Fun With a Pencil do Loomis, to gostando do livro, praticamente tudo que você faz fica com cara engraçada.
Mas queria saber se praticando isso vai me ajudar em alguma coisa com outro estilo depois, esse é bem puxado pro cartoon, eu to querendo desenhar estilo manga, manhwa e personagens de video game principalmente.
Cabei de pegar esse outro livro do Loomis, vou dar uma olhada agora e amanhã eu posto alguma coisa se eu conseguir algo.
Alguns eu copiei, outros eu tentei fazer, gostei particularmente do da segunda página, na esquerda de cima:

Posted Image
Posted Image

Vi em algum tópico aqui da Central esse link de anatomia, queria saber se é uma boa estudar por ele. http://www.deviantar.../view/15014442/

#138 MauricioEiji

MauricioEiji

Master

• Membros
  • 480 posts

Posted 19 December 2006 - 11:20 AM

Kaze, a base é a mesma, o que muda é o que você põe por cima. Muitos mangás usam anatomia real mesmo, só o acabamento que é estilizado, outros usam variações nas proporções, mas tenho certeza absoluta que o que você aprender aqui e nos livros vai ser perfeitamente aplicável em qualquer estilo de mangá que você queira seguir... Você só precisa desenhar, desenhar, desenhar...
"You gotta be one of the good guys, 'cause there's way too many of the bad." - John Custer in Preacher por Garth Ennis
Sketchbook
Posted Image

#139 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 December 2006 - 08:16 PM

Registrado e catalogado no índice.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#140 volca

volca

Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Posted 08 January 2007 - 12:27 PM

Muita informação, mas muito boas. Valeu gente.
http://volcap.blogspot.com Meu blog de quadrinhos, animes e jogos traduzidos.
http://br.groups.yah...group/volcanop/ Grupo de email de discussão sobre quadrinhos.

#141 Guest__*

Guest__*
  • Visitantes

Posted 04 February 2007 - 06:47 AM

muito bom essa tecnica do palito .. ja fazia bastante tempo q não desenhava .. qdo vi esse topico aki .. num consegui deixar d desenhar ...
mais ainda continuo tendo um probleminha .. eu nao to conseguindo expressar a musculatura .. alguem tem uma dica ..

aki o desenho q acabei d fazer usando essa tecnica
Posted Image

#142 karaat

karaat

Veterano

• Moderadores
  • 3,031 posts

Posted 04 April 2007 - 08:23 PM

Nussa qnta coisa legal aki!! ^^

vo deixar minha contribuição...
seguem alguma imagens:
Posted Image

agora vem a sequencia mto legal de tronco...
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
http://www.bakaneko.com/howto/figure/anatomy2/images/008_torso10.jpg

como os desenho n são meus, axo melhor deixar a fonte... :lol:
Site Bakaneko

vlw galera!!!

t+
Obrigado por visitar!!!!
SketchBook
deviantART

#143 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 06 April 2007 - 12:50 PM

essa sequencia foi super 10, valeu ter colocado aqui Karat.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#144 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 09 April 2007 - 01:47 PM

Posted Image
Posted Image

#145 kakashi

kakashi

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 18 posts

Posted 24 November 2008 - 10:26 PM

Legal a sua seqüência de palito karaat, não tem aí um modelo de palito feminino? enquanto isso vou dar uma treinada nesse modelo que você forneceu. Abraços.

#146 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 14 January 2009 - 08:20 AM

Posted Image

Sem uma troca ativa de desenhos, eu acredito, a ajuda que posso dar é precária.
Aqui eu escrevo um conjunto de letras. Tentativa de explicar o que é melhor entendido quando visto.
Para justamente ser um centro de pesquisa para todos nós.
Mas a tua questão imediata. O desenho Palito eu e mais alguns membros deixamos nove páginas no tópico de anatomia. A questão é que é muito material disperso. Boa parte é mais um exibicionismo (ei, olha como eu domino a anatomia).
Mas o básico e principal é:
1 Desenho palito é para estruturar o desenho, não fazermos o cotovelo no lugar errado, deixar o quadril no tamanho certo assim como o ombro, etc.
2 As contagens em cada parte do esqueleto palito tem que ser respeitada, senão fica a impressão estranha de a perna ser menor que o braço, ou ao contrário.
3 Cada membro pode reduzir o tamanho se não for visto de lado, isso é normal, temos que ficar atentos a este fato sem medo de ver na torção o corpo parecer no inicio deformado.
4 Apesar de ter muitos artistas que querem mostrar perícia não usando deste recurso, um número muito grande de profissionais usou disso até o final da vida para planejar cenas, até o afamado Leonardo da Vinci.
São apenas palavras. Sem troca de desenhos não existe prova de compreenção.
Posted Image

#147 Lady Bronw

Lady Bronw

Iniciante

• Membros
  • 134 posts

Posted 15 January 2009 - 04:16 PM

Oii eu estou tendo um pouco de dificuldade pra postar meus desenhos mas logo eu resouvo isso por enquanto gostaria de um pouco de ajuda sobre bonecos palitos....sobre que tamanho o palito tem que ser para ficar porpocional a coluna e a cabeça?? entendi??
bom obrigada desde de já logo eu posto meus desenhos para vocês poderem me ajudar mais :wink:
Ladyane
Sketbook:
http://www.centraldequadrinhos.com/forum/viewtopic.php?t=12404

#148 v¡†o® f¡£Ho

v¡†o® f¡£Ho

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 17 January 2009 - 05:42 PM

ola, sou novo so blog e queria aprende melhor a faze os manequins das pessoas, num so muito bom pra faze eles, principalmente da cintura para baixo. aí como eh q faz pra por o scan do desenho nessa mensagem? :eek:
Seja a mudança que você deseja ver no mundo. Mahatma Gandhi

Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. Erasmo de Rotterdam

#149 Marked-One

Marked-One

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 20 February 2009 - 02:56 AM

Cara tá ótimo as explicações, eu tava fazendo meu webcomic com gráficos tirados de SS's do rpgmaker, mas depois dessa, talvez eu passe a fazê-los a mão mesmo.
Talvez nada, vou fazer mesmo a mão. :D

Valeu.
"Sem os fracos não haveriam os fortes." - Victor Matheus A. Ramos

#150 Victor costa

Victor costa

Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 31 March 2009 - 01:24 PM

Mtooooo bom o material!!!

to começando agora com desenho e está sendo de muta ajuda o material disponível!!!