Jump to content

Photo

Aprendendo tecnica para desenho de personagem-tecnica palito

• Please log in to reply
157 replies to this topic

#121 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 02 November 2006 - 05:53 PM

Estou vendo que vc tem algo muito legal para passar. E desejo muito que faça isso, é legal nossa comunidade crescer com esses tópicos

Eu aconselho a duas coisas.
1. Abra um novo tópico, intitulado Desenho Instintivo ou Intuitivo... conforme queira ir na maioria ou como aprendeu a chamar.
2. Coloque textos mais curtos... as vezes rola preguiça aqui. Então vai com calma que tem muita gente que está muito afim de aprender, mas se perde em textos longos. Pode colocar tudo, mas põe aos pouco.

Faz isso cara, muita gente vai agradecer. Mesmo que não escreva... eu agradeço por eles.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#122 SilMarques

SilMarques

Moderadores

• Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 02 November 2006 - 07:30 PM

3. pra você começar a ver as coisas como elas são, é preciso fazer isso com o lado direito do cérebro.(E tem muito execício pra treinar). É por isso que desligamos da realidade. Eu lembro que ficava desenhando e minha mãe me chamava 3 ou 4 vezes até eu responder. não significa que vc entra em transi, mas vc demora mais a responder perguntas, a pensar lógico. depois vc volta ao normal, é um tipo de concentração.

É o mesmo método da Betty Edwards?

#123 LeonardoSSL

LeonardoSSL

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 30 posts

Posted 02 November 2006 - 08:58 PM

Olha sil, é o lado direito que cuida dessa parte de desenho, a Betty Edwards, inteligentemente encontrou um atalho para chegarmos mais fácil a um estagio que todos os desenhista com um pouco de experiencia chegam.

ou vou abrir um novo tópico e vou começar colocando um exercício que sei que é dela, pois nunca consegui comprar o livro dela pra ler, estava sempre esgotado.

wilton, vou tentar ser mais objetivo

#124 LeonardoSSL

LeonardoSSL

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 30 posts

Posted 03 November 2006 - 12:03 AM

Pessoal postei um tópico chamado: "Exercícios práticos para Desenho"
eu vou passando minha experiência conforme vou postando os exercícios.

#125 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 04 November 2006 - 09:01 AM

oi moço
espero que nao desanimei do projeto por ter poucas pessoas participando
estarei fazendo ele no fim de semana e postando aqui
era pra ter respondido antes mas nao estava conseguindo
:-D
E obrigada pela ajuda

#126 LeonardoSSL

LeonardoSSL

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 30 posts

Posted 04 November 2006 - 12:43 PM

Gisa, se tiver pelo menos uma pessoa fazendo, eu não desanimarei. O início não á chamativo mesmo, acho que o pessoal pena: "ah o cara coloca uma foto lá, e não faz nada de concreto". Então, eu vou te contar um segredo, eu já preparei vários exercícios, até como desenhar rugas e cabelos.

agora, o que aquele primeiro exercício te ajuda na parte de proporção não é brincadeira, se puder faça-o mil vezes. Eu o faço frequentemente.

#127 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 04 November 2006 - 01:20 PM

Acho muito legal o que vc está planejando. Vai em frente e pode ter certeza que vai ter gente fazendo.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#128 MauricioEiji

MauricioEiji

Master

• Membros
  • 480 posts

Posted 10 December 2006 - 03:26 AM

Ok pessoal, eu não sou nenhum mestre da anatomia e perspectiva, bem longe disso, eu sou tosco. Mas eu me viro... Lendo esse tópico resolvi botar umas dicas que me ajudaram a pegar um pouco desse negócio de emblocar personagens:

Use referência. O google é fantástico para isso, se você quiser fazer na mão pega de uma revista ou jornal (não tenho jornais ou revistas: roube uma foto de uma revista na secretaria da sua faculdade, xeroque uma foto dum livro, etc...). Pegue uma imagem com uma pose qualquer. Sabe aquelas formas que você viu por aqui? Pois é, põe um vegetal em cima da foto (ou uma layer, se vc preferir fazer no computador) e vai colocando as formas por cima da foto. Faça várias fotos. Desse jeito, você instintivamente vai pegando o jeito das formas do corpo. Aí quando você desenhar seu esqueleto, o seu cérebro já vai saber o que tem que por em cima do esqueleto.

Outra coisa, estude anatomia. Sério. Aprenda como é o esqueleto e os principais grupos musculares do tronco e dos membros. Ajuda pra caramba saber o que tem por baixo da pele na hora de desenhar (e evita criar músculos de mentira a la liefield)

Mais uma: uma dica que já passou por aqui, que o Juarez me passou antes disso, e para a qual não deram muita atenção: faça suas formas com um lado reto e outro curvo. Ajuda a dar volume. Por exemplo na batata da perna, a frente dela é reta, a parte de trás, curva. No braço, a parte de trás reta, a da frente curva (depende da posição). No antebraço: o lado da ulna reto, o lado oposto curvo. E assim por diante. Também ajuda.

Bom, o post já está gigante (me desculpe, Wilton) então vou parar por aqui. Se eu lembrar de mais coisas eu coloco depois.

P.S.: Isso é experiência pessoal e dicas adiquiridas ao longo do tempo, não sou dono da verdade e não garanto que vá funcionar para todo mundo.
"You gotta be one of the good guys, 'cause there's way too many of the bad." - John Custer in Preacher por Garth Ennis
Sketchbook
Posted Image

#129 Kaze

Kaze

Iniciante

• Membros
  • 55 posts

Posted 15 December 2006 - 11:38 AM

Acompanhei 3 vídeos do site que o T Fuk postou (Valeu!)

Fiz algumas vezes a estrutura mas saiu meio esculachado porque tava sem regua, daí depois eu vi num video desse site mesmo que ele coloca o lápis e marca com o dedo, dai usando isso eu refiz a estrutura. No entanto as pernas do meu rabisco ficaram um tanto quanto estranhas, se fosse passar pra parte de fazer blocos nos palitos, acho que não ia dar certo, podem me dizer no que eu errei?

Posted Image

E tentei fazer uns testes com palitos vendo fotos na internet, tenho que desenhar muito palito ainda :lol:

Posted Image

#130 Kaze

Kaze

Iniciante

• Membros
  • 55 posts

Posted 16 December 2006 - 07:15 AM

Hoje tentei fazer algumas cabeças seguindo as dicas:

Posted Image

#131 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 December 2006 - 08:41 AM

Mauricio, tuas dicas são bem importantes, e Kaze, tua participação ajuda cada muito para quem busca um caminho para fazer. Essa de fazer triangulo do ventre ao ombro ajuda bastante.
O ponto salientado nos dois é referência fotográfica, também vale direto do modelo. E é isso que estamos fazendo, reproduzindo o mundo, por isso referência é muito importante, desenhar de memória, se o cara não tem memória fotográfica, é algo subjetivo ou mecânico.
E Kaze,a quanto tempo está no japão?
Posted Image

#132 Kaze

Kaze

Iniciante

• Membros
  • 55 posts

Posted 16 December 2006 - 11:10 AM

Mauricio, tuas dicas são bem importantes, e Kaze, tua participação ajuda cada muito para quem busca um caminho para fazer. Essa de fazer triangulo do ventre ao ombro ajuda bastante.
O ponto salientado nos dois é referência fotográfica, também vale direto do modelo. E é isso que estamos fazendo, reproduzindo o mundo, por isso referência é muito importante, desenhar de memória, se o cara não tem memória fotográfica, é algo subjetivo ou mecânico.
E Kaze,a quanto tempo está no japão?

Opa, valeu pelas dicas, to acompanhando os videos daquele site, será que aprendendo tudo por lá dá resultados bons? O cara é muito rápido pra desenhar, e em aulas mais avançadas ensina músculos também...

To desde o fim de abril desse ano, vão fazer 8 meses no Natal +-

Edit: Vi as dicas do Leonardo e pesquisei na internet sobre o tal método do lado direito do cérebro, me interessei profundamente, acho que vou comprar amanhã, eu leio texto em inglês na internet acho que dá pra acompanhar legal né? Alguém mais recomenda esse livro?

#133 IBRAIM

IBRAIM

Moderadores

• Moderadores
  • 1,887 posts

Posted 16 December 2006 - 01:58 PM

Eu particularmente não sou adepto em nem mesmo recomendo o livro. Mas se o teu objetivo é aprender, é bom passar os olhos no livro até para ter melhor dicernimento entre os métodos.

Ao tópico:

Acho que este tópico é muito válido... ao invés de só seguir pelo caminho sa observação da estrutura pronta... é IMPORTANTÍSSIMO fazer as estruturas, como a em palitos, de uma maneira correta ou pelo menos aceitável.

Dinamicamente não funciona em 100% dos casos, pois o posicionamento da massa corpórea depois altera bastante a 'forma' do movimento.

Ibra.
"Desenhando viajo, pelos quilômetros de traço que no papel eu faço." - Ibraim

#134 LeonardoSSL

LeonardoSSL

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 30 posts

Posted 17 December 2006 - 01:31 AM

Antes de mais nada desapareci, por uns dias, pois o fim de ano é complicado mesmo.
Mas esclarecendo uma confusão: treinamento do lado direito não é um método. é comprovado cientificamente que o lado direito é que comanda tudo qd vc tá desenhando, ele tb é responsável por ver as coisas concretamente, pois o lado esquerdo usa a simbologia para reconhecer as coisas.

- se a gente usasse somente o lado direito, provavelmente teriamos dificuldades em reconhecer as pessoas ou coisas
- procure um método que vc se adapte melhor
- use o lado direito para fazer melhor o que vc já sabe.

:D

#135 MauricioEiji

MauricioEiji

Master

• Membros
  • 480 posts

Posted 17 December 2006 - 07:14 AM

ó Kaze, isso aqui deve ajudar. Do livro do Andrew Loomis "Figure Drawing for all its worth".

Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

Você encontra o livro em pdf aqui ó:

http://basangpanagin... ... loads.html

Nesse site tem também o "Fun with a pencil" que é muito bom pra quem tá começando (pra todo mundo, na verdade) e tem vários exemplos de boneco palito. Aí tem vários outros livros bem legais também.
"You gotta be one of the good guys, 'cause there's way too many of the bad." - John Custer in Preacher por Garth Ennis
Sketchbook
Posted Image