Jump to content


Photo

[Grupo de Estudo]


  • Please log in to reply
214 replies to this topic

#46 cadz

cadz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 12 September 2006 - 11:15 PM

Obrigado pela boas vindas pessoal!


Primeiramente gostaria de agradecer os comentários, mecho com photoshop há um bom tempo, porem uma coisa que sempre me fascinou foi a colorização e desenho do papel para o PC.

Ví alguns desenhos do colega Cas e achei todos muito bom, uma pergunta, vc desenha direto com o pen tool no photoshop, ou tem algum processo de escaneamento de algum desenho no papel?

Fico no aguarda para as próximas aulas!


Grato pela atenção

Abs

#47 SilMarques

SilMarques

    Moderadores

  • Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 12 September 2006 - 11:16 PM

Opa, o meu está aqui:

Posted Image

Não consegui muita profundidade neste exercício. Usei no gimp um pincel rústico, com textura, para aplicar as luzes e sombras e o "dedinho" (smudge) com bordas suaves para mesclar ("blendar" não soa esquisito?).

Sobre matiz, saturação e valor, fica fácil ver no color picker do PS ou similar de outro editor de imagem (abaixo, o do gimp):

Posted Image

Matiz é qualquer uma das variações de "cor pura", do vermelho até o magenta, na barra colorida vertical. Saturação é a "quantidade de cor pura" presente na cor, variando na vertical do quadrado (nesta imagem, o vermelho puro, no canto superior direito do quadrado, é totalmente saturado). Valor é a "quantidade de luz" presente na cor, variando na horizontal do quadrado (o valor mais baixo é o preto e o mais alto é o branco). A saturação e o valor estão ligados - clicar no meio do quadrado vai fazer alterar tanto a saturação quanto o valor. Quando fixamos o valor ou a saturação, a cor escolhida vai estar sempre nas bordas do quadrado. No color picker dá pra ver também que o preto não tem saturação, não varia na vertical do quadrado.

Pelo que eu entendi, esse exercício das esferas é pra treinar escala tonal (variação de valor) e volume, mas acho que dá pra treinar junto variação de matizes, como a Gisa falou no post anterior.

#48 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 12 September 2006 - 11:56 PM

silvana, eu acho q vc simplificou muito das coisas que a gente tava falando, que pelo menos eu me embolo todo :D
e ficou bem legal o seu exercício tb


pra amanhã vou fazer uns com variação de matiz então

Cadz obrigado pelo elogio :D

eu desenho tudo no photoshop, mas não com a pen tool, com pincel mesmo, depois que comprei a tablet quase aposentei o papel, agora uso só pra aqueles surtos que a gente tem de madrugada :-D

#49 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 13 September 2006 - 12:05 AM

Silvana, no gimp o tamanho do pincel só dá pra mudar trocando de pincel ?

pq eu andei tentando usar ele e deu tudo muito errado...
tipo a minha maior frustação foi essa, ter que mudar de pincel toda hora só pq eu queria um pincel de 200 px no lugar de um de 100 px por exemplo

acho q se não fosse isso eu não teria desistido tão rápido dele...

#50 SilMarques

SilMarques

    Moderadores

  • Moderadores
  • 5,390 posts

Posted 13 September 2006 - 12:09 AM

Eu também fico meio frustrada com essa limitação do gimp. Só pincel personalizado permite alteração de tamanho. Vamos procurar a wishlist (lista de desejos) do gimp e pedir essa facilidade... http://centraldequad...tyle_emoticons/default/lol.gif

#51 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 13 September 2006 - 12:24 AM

ah então vou ter q esperar um pouco mais pra usar ele... ele me parece um progama muito legal mas isso me atrapalha demais, um dos meus maiores problemas no painter é não poder mudar o temanho do pincel com o botão direito, trocar de pincel é um pesadelo http://centraldequad...tyle_emoticons/default/lol.gif

mas parece que ele vem melhorando bastante há uns dois anos eu acho eu experimentei ele pela primeira vez, e agora nessa última já está bem diferente, quem sabe não está longe dessas coisas melhorarem?

#52 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

    Coyote

  • Membros
  • 963 posts

Posted 13 September 2006 - 08:46 AM

eu tentei usar o gimp uma vez
mas foi dose
Bom próximo exercício:

Rápida luz e sombra:
Objetivo: determinar um ponto de luz ou sombra. Executar a pintura
Muitos artistas tendem a por uma sombra errada. Aqui estaremos treinando ao máximo isso:
Posted Image

Assim a idéia é criar uma situação e um foco simples de luz nas cores nos blocos e em suas sombras. Tente não começar em toda parte com branco! Eu gostaria de ver pelo menos 2 dos 3 blocos porque cores diferentes e pelo menos uma das sombras do molde do bloco para cair em um outro bloco. Como a luz colorida refletiu fora de um bloco efetuará um outro bloco, é elas as mesmas cores ou são completamente diferente?

Vamos fazer pra saber :)

#53 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 13 September 2006 - 08:54 AM

pedreira essa, hein?

#54 superagui

superagui

    Avançado

  • Membros
  • 322 posts

Posted 13 September 2006 - 09:13 AM

esse é pedreira mesmo, vamos tentar..hehe

#55 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

    Coyote

  • Membros
  • 963 posts

Posted 13 September 2006 - 10:54 AM

verdade mas a tendencia é ir piorando e aprendendo ;)
bora lá...
E gostei do seu estudo no gimp sil
A cor ta bem blendada, meus parabens

#56 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 13 September 2006 - 11:39 AM

nossa, vcs não imaginam o nível da lambança que eu fiz, no ps http://centraldequad...tyle_emoticons/default/lol.gif

no meio do caminho errei de layer umas 3 vezes seguidas e deu muito errado, tentei dar uma consertada...
talvez eu tenha feiro meio errado tipo não tem sombra se projetando em outro bloco pelo menos que de pra gente ver...
mas acho que valeu, tentei fazer o reflexo dos menores no maior e umas coisas do tutorial que postei o link ontem

Posted Image

e o pior é que essas coisas eu nem sei avaliar direito se errei muito se quase acertei...

#57 superagui

superagui

    Avançado

  • Membros
  • 322 posts

Posted 13 September 2006 - 02:22 PM

achoq ue ajudaria se vc colocasse da onde vem o foco de luz.. fiquei um pouco na dúvida..hehe e sei lá sentí um pouco de falta de "meia sobra", tipo tá muito claro nos topos (mas o brilho maior está meio inclinado) ae não sei se a luz vem diretamente de cima, ou tem uma meia inclinação, "ajudae" !!! mas eu gostei de qualquer forma

#58 cas

cas

    Moderadores

  • Membros
  • 1,458 posts

Posted 13 September 2006 - 02:43 PM

tem uma inclinação na luz , mas pouca coisa
e os brilhos estão bem errados acho q estão bem mais inclinados, eu vou dar um jeito de fazer outra e posto mais tarde esse é bem mais demorado que o outro ;)

#59 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

    Coyote

  • Membros
  • 963 posts

Posted 13 September 2006 - 03:07 PM

bom fiz o meu na hora do almoço
Não saiu como eu queria ate pq fiz no mouse
a tablet fico em casa hj o.o
E ai saiu aquela melda ;)
massss a ideia seria essa:
Posted Image
o ponto e as linhas diz da onde vem a luz
ao chegar em casa vo fazer outro mais ai ja vo mandando pra vcs opinarem

#60 superagui

superagui

    Avançado

  • Membros
  • 322 posts

Posted 13 September 2006 - 03:32 PM

tá legal, só acho que na posição que está o foco a sobra dos blocos menores não iriam aparecer naquele ângulo no bloco maior...