Jump to content

Photo

Ehthele

• Please log in to reply
61 replies to this topic

#16 superagui

superagui

Avançado

• Membros
  • 322 posts

Posted 22 September 2006 - 10:43 AM

a segunda opção ficou interessante..

#17 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 11:08 AM

valeu o link
So achei essa roda q o will passo meio confusa
mas deu pra entender
Bom complementando o estudo ja q fechei essa parte de cor (acho eu o.O)
=====================================
Dimensões da Cor

Os teóricos classificam as cores com três dimensões: tom, valor e saturação. Para representar essa classificação elaboraram-se vários esquemas como a pirâmide de Lambert, o duplo cone de Ostwald e a ordenação criada por Munsell. Estes sistemas baseiam-se no mesmo princípio. O eixo vertical representa as escalas de valores acromáticos, que vão desde o branco na parte superior até o negro na inferior. O círculo correspondente ao equador contém a escala dos tons que possuem, nesta altura, um valor de claridade médio. Cada uma das seções horizontais do sólido apresenta os valores cromáticos num dado nível de claridade. Quanto mais afastado do eixo central, mais saturada será a cor. Quanto mais próximo, mais misturada com um cinza de mesmo valor.

Tom

É a qualidade que distingue uma cor de outra. Por exemplo, um amarelo de um vermelho. Corresponde ao comprimento de onda dominante.

Valor ou Fator de Luminância

Cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade ou obscuridade refletida. Por exemplo, um vermelho claro tem valor mais alto do que um vermelho escuro. Desta maneira, "valor" significa a quantidade de luz que uma superfície tem a capacidade de refletir.

Saturação ou Fator de Pureza

A saturação corresponde ao grau de intensidade ou croma, e relaciona-se com a pureza ou a opacidade da cor.

Tonalidade

Esta característica é resultante da proporção das cores componentes ou das agregadas. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde.

Qualidades da Cor

As cores possuem diversas qualidades e "temperaturas", e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador.

O psicólogo alemão Wundt estabeleceu a divisão fundamental das cores em quente e frias. As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes parecem que avançam e que se aproximam. As cores frias são calmantes, tranqüilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.

Relatividade da Cor

A cor não intervém somente por si própria, mas também conforme a sua "situação". Uma cor só é chocante quando está dissociada e sem relação com as que a rodeiam. A cor atuante, e por conseqüência ativa, perde sua identidade, parecendo como se fosse outra cor, mais clara ou mais escura, mais ou menos saturada, mais brilhante ou mais opaca, mais quente ou mais fria, etc.

Contraste Simultâneo - esta é a expressão que serve para designar a modificação que duas superfícies diversamente coloridas sofrem no seu tom ou valor, quando as observamos simultaneamente.

Contraste Sucessivo - Dá-se esta designação ao fenômeno que se produz quando o olhar, após ter observado durante um certo tempo a cor de uma superfície, distingue a sua complementar ao observar uma superfície branca.

Contraste de Temperatura de Cor - Quando um tom quente se encontra em contraste simultâneo com outro frio, o tom quente parece mais quente e o tom frio mais frio. Duas cores quentes sobrepostas tornam-se menos quentes mutuamente.

Contraste de Valores - uma cor clara sobre fundo escuro parece mais clara do que é, e uma cor escura sobre fundo claro parece ainda mais escura. Mas, além disso, uma figura de tom claro sobre fundo escuro parece maior, quanto à área que ocupa, do que outra escura sobre um fundo claro, embora ambas tenham idênticas dimensões.

==============================================

#18 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 12:08 PM

Bom galera...peguei os tons...e comecei a blocar a imagem
Começou a tristeza parte II - o retorno infernal
Blocar e refinar >.<
Segue 2 ups
Posted Image
Posted Image

#19 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 22 September 2006 - 12:44 PM

Gisa não sei se é o seu caso também, mas tem uma coisa que melhorou bastante meus resultados, eu começo como a sua primeira imagem, e fico assim, pintando por baixo das linhas até não ter mais o que fazer, aí crio um layer novo em cima do das linhas e continuo a pintura por cima delas,

então meus layers ficam assim: pintura, linhas e pintura de novo e no fim dou um flatten em tudo

talvez vc esteja olhando a imagem sem as linhas e não fica satisfeita, mas é normal, não tá ruim, ela só não está num estagio consistente o bastante pra te satisfazer sem as linhas

depois que passei a fazer assim tudo ficou bem mais tranquilo, antes era uma tortura, nunca ficava satisfeito

#20 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 12:57 PM

como assim pintar por cima da linha?
ai se der flaten a linha estara lá...

#21 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 22 September 2006 - 01:08 PM

como vai ser numnovo layer, a medida que vc vai pintando e detalhando a linha vai sumindo, já q vc está pintando por cima dela... no final ela não vai nem aparecer , mas vai fazer falta se tira-lá por isso o flatten com ela

#22 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 01:39 PM

e ja tentei uma vez...mas nao saiu la normal
a linha sumiu toda, deu na mesma de ter pintado abaixo
Pra ficar parecendo a linha eu deixo minha camada em multiply de 20 %
O q eu mostro sem linha é so pra ter noção
Agora dai pra frente ta complicado, acho q nao é nem blocar e sim refinar
Eu chego nesse ponto e é como as duas outras imagens...me sinto estática.

#23 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 02:16 PM

tentando dar forma
mais 2 wips
Acho q ta melhor
Como sempre nariz + boca vai pegar o.o
Acho q vo tentar detalhar a boca pra ter ideia
Posted Image
Posted Image

#24 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 22 September 2006 - 02:42 PM

vc fez os médios, agora acho que poderia, fazer os mais claros e os mais escuros, que ia definir o volume da figura, pra dar o aspecto 3d

agora prarece que tem 2 niveis de luminosidade só, passando pra 4 já dá um volume muito maior

não to vendo problema no nariz, mas acho que a boca tem umas quinas nas linhas o q prejudica um pouco, na imagem sem as linhas já não tem

mas acho que vc pode seguir sem medo,

tá ficando legal

#25 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 02:49 PM

cas desculpa
não entendi isso de luminosidade q vc falou
Quanto a boca ela ainda ta diferente do q ta no desenho e realmente vai me dar trabalho

#26 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 22 September 2006 - 02:57 PM

foi mal é que eu acho que as vezes as cabeças das pessoas funcionam igual a minha,

o que eu falei é só pra fazer sombras mais escuras em certas partes, tipo a que vc já fez no nariz, e de acordo com a luz fazer os brilhos, testa ponta do nariz...

que aí vai dar mais volume

:-D

#27 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 22 September 2006 - 03:02 PM

adicionando mais cores análogas de forma a contruir volume
Estou fazendo isso agora http://centraldequad...tyle_emoticons/default/lol.gif :-D
obrigada ^^

#28 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 22 September 2006 - 03:03 PM

:-D

#29 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 25 September 2006 - 02:05 PM

bom galera
andei tentando pintar agora de manhã
estava doente no fim de semana e não pude fazê-lo
Agora a dúvida q embaralhou minha cabeça. o.o

Esta é minha imagem sem ajuste
Posted Image

Esta eu ajustei um pouco de brilho e contraste e como mágica a face ficou bem mais definida
Posted Image

Eu queria q ela ficasse assim sem esse ajuste
Vi q as cores ficaram mais saturadas o.o e agora me perdi

#30 cas

cas

Moderadores

• Membros
  • 1,458 posts

Posted 25 September 2006 - 02:22 PM

melhorou bem!

não acho que esteja muito saturado,

mas se vc quiser vc pode ajustar a saturação mais pra frente, quando tiver mais elementos na cena, aí vc ajusta tudo de uma vez

acho que nesse ponto a unica coisa que tenho pra falar é que

o lado direito dela é o mais iluminado né?
mas a bochecha esquerda está mais clara, que a direita
acho que vc deveria escurecer a esquerda e colocar mais a direita