Jump to content

Photo

Grupo Oficial de Estudo: Predios, carros e Cenários.

• Please log in to reply
164 replies to this topic

#151 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 12 April 2009 - 03:09 PM

Este não é bem o tópico que trabalha com a geometrização da anatomia, fazer membros como se fossem cilindros, juntas esféricas etc.
Mas a perspectiva nessa cena realmente é relevante.
Então vamos fazer o seguinte. Vou simplificar a figura em cilindros conicos e esferas. Aí vc vai ver a figura de uma forma mais simplificada e vai entender por que a mão que fica atras reduz de tamanho e acontece o mesmo com o pé.
Coloco acima da imagem um cilindro em rotação para ver como ela fica inclinada, de topo e de lado.
Aí vc vai ver e entender tudo. Combinado?
Posted Image
Posted Image
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#152 Lady Bronw

Lady Bronw

Iniciante

• Membros
  • 134 posts

Posted 13 April 2009 - 07:16 PM

legal estou entendendo, vou treinar!
obrigada! :-D
Ladyane
Sketbook:
http://www.centraldequadrinhos.com/forum/viewtopic.php?t=12404

#153 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 14 June 2010 - 02:03 PM

Caraca, tem uns tres anos que nao entro aqui, muito legal Wilton! Parabens!

#154 waknin

waknin

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 35 posts

Posted 15 June 2010 - 01:20 PM

Caramba! Esse tópico tá muito bom! Vou até assinar. :D
"As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão." (Susan Sontag)

#155 Himeviti

Himeviti

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 22 posts

Posted 24 May 2011 - 11:58 AM

Estou começando agora a estudar perspectiva..Daí surgiram algumas dúvidas, por exemplo, se eu construo uma cena com a perspectiva paralela, eu posso utilizar mais de um ponto de fuga? por exemplo um ponto de fuga para um prédio, e outro pra um menino que está na rua, não seguindo a direção da mesma? Ou objetos espalhados em uma mesa, que não estejam organizados e sim bagunçados em várias direções?
Eu vi este tuto aqui, mas me pareceu um pouco confuso:
Attached File  crbst_persp11.jpg   51.11K   5 downloads

O que vcs acham? Poderiam aliviar essa dúvida?

Eu tentei fazer um desenho em perspectiva
aqui:
Attached File  Ultimo ataque11.jpg   136.86K   2 downloads
Eu comecei a pintar primeiro.. só agora estou estudando o desenho =(

#156 Himeviti

Himeviti

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 22 posts

Posted 25 May 2011 - 03:52 PM

Attached File  ScreenShot024.jpg   154.18K   1 downloads

#157 Diego Belotto

Diego Belotto

Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Posted 08 June 2011 - 02:02 PM

Posted Image
Ola, sou novo por aqui, achei bem massa esse forum. Enfim, fiz um curso rapido sobre perspectiva ja faz algum tempo, e so agora estou estudando mesmo alguns desenhos de alguns ilustradores. Bom eu peguei essa imagem do Jim Martin, e vi que tem muitos pontos de fuga, sera que alguem poderia me explicar algumas coisas.

Na verdade fico ate em duvida se ele realmente usou alguma perspectiva, porque se vc prolongar as linhas das alturas dos predios, percebe-se que elas nao dao em um unico ponto, as vezes as linhas de um MESMO predio ja nao coincidem com um unico ponto de perspectiva, isso e bem visivel nos 3 primeiros predios, os maiores do desenho e neles percebi tb que ha algumas distorcoes em algumas linhas, essas possuem uma pequena curvatura.
Se puxarmos as linhas dos comprimentos dos predios acontece a mesma coisa, elas nao coincidem num mesmo ponto.

Bom e isso, qualquer ajudar eu agradeco.
Valeu!

Attached File  exteriors1.jpg   103.43K   1 downloadsAttached File  exteriors2.jpg   103.95K   1 downloads

#158 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 June 2011 - 04:40 PM

Estou começando agora a estudar perspectiva..Daí surgiram algumas dúvidas, por exemplo, se eu construo uma cena com a perspectiva paralela, eu posso utilizar mais de um ponto de fuga? por exemplo um ponto de fuga para um prédio, e outro pra um menino que está na rua, não seguindo a direção da mesma? Ou objetos espalhados em uma mesa, que não estejam organizados e sim bagunçados em várias direções?
Eu vi este tuto aqui, mas me pareceu um pouco confuso:
Attached File  crbst_persp11.jpg   51.11K   5 downloads

O que vcs acham? Poderiam aliviar essa dúvida?

A resposta ao seu problema está neste tópico. Mas vamos lá. Em perspectivas linhas de paralelas (se for isso que quiz dizer quanto perspectiva paralelas) obrigatoriamente vão apenas para um ponto de fuga (neste caso entenda a linha que não seja paralela a linha do horizonte). Qualquer outra linha que vá noutro ponto de fuga não é paralela.
Porém, o que não é o caso da tua pergunta, existe a perspectiva curva, e este sim podem ser trabalhado com mais fugas para os fugas. È dificil entender isto em palavras, mas neste tópico se vc der uma fuçada vai entender bem.

Quanto ao tuto que postou aqui, é um resumão do muito mal feito. Por sinal é vaso, não vazo.
Quanto ao teu desenho realmente é deficiente na perspectiva, mas qual o problema, ele é legal de se ver. Parabéns.

Na tua segunda postagem tem uma imagem em inglês que tem um tuto bem melhor que responde bem tua pergunta.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#159 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 16 June 2011 - 04:49 PM

Posted Image
Ola, sou novo por aqui, achei bem massa esse forum. Enfim, fiz um curso rapido sobre perspectiva ja faz algum tempo, e so agora estou estudando mesmo alguns desenhos de alguns ilustradores. Bom eu peguei essa imagem do Jim Martin, e vi que tem muitos pontos de fuga, sera que alguem poderia me explicar algumas coisas.

Attached File  exteriors1.jpg   103.43K   1 downloadsAttached File  exteriors2.jpg   103.95K   1 downloads

Não é perspectiva clássica, é perspectiva curva, por isso as linhas que vão para o fuga são curvas, dá uma olhada neste topico que vai ver como é, ou ali em cima nesta página (a réplica ao Rob Tsumura) ou na página anterior.
Posted Image

#160 Himeviti

Himeviti

Usuário

• Membros
  • PipPip
  • 22 posts

Posted 20 July 2011 - 10:38 PM

Obrigada por me responder, vou ver mais dessa perspectiva curva também! :)
Só não entendi por que a segunda imagem (tutorial) que postei tem vários pontos de fuga..

#161 Rod Tsumura

Rod Tsumura

Master

• Membros
  • 776 posts

Posted 05 August 2011 - 10:27 AM

Não está maluco não, tem realmente 5 pontos de fugas aí. A lente que um fotografo teria que usar para ter efeito semelhante teria que ser oval por sinal, percebemos isso pela distancia diferente entre os pontos 2 e 3 comparados com os pontos 4 e 5. Veja o esquema.
Posted Image
Mas deve lembrar que as linhas de perspectivas nesta perspectiva são curvas. Ela serve para fazer desenho olho de peixe.
Para conseguir desenvolve-la é necessário sensibilidade e um bom perspectivógrafo curvo ajuda muito.
Deixe-me passar quatro paginas sobre o assunto que desenvolvi a alguns anos:
Posted Image Posted Image

Wilton Sensei teria como me passar essas lições que você postou acima,mas em um tamanho maior ?
Só se for possível,agradeço desde já !
Abração!

Meu SB :Clique aqui
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Minha página no Deviantart:

<!-- w -->www.rodtsumura.deviantart.com<!-- w -->

Instagram :  @tsumuraeiji 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _
:-D Novidades :-D : <!-- w -->www.rodtsumura.blogspot.com<!-- w -->

Treinar,treinar e treinar !!!!!!!!!!!

#162 elienado

elienado

Usuário avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 34 posts

Posted 06 July 2012 - 03:30 PM

cara, mto boa a iniciativa tô montando um portfólio de x men e gostaria de uma ajuda sobre cenarios de são francisco, se for possivel me passar um link ou algo do tipo seria mto bom, o google imagem ñ ta ajudando

#163 zeluiz94

zeluiz94

Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Posted 04 August 2012 - 02:10 AM

ja viram algo assim http://www.nrc.nl/wp...1/11/terra2.jpg
bom pelo que entendi é feito com 1 ponto de fuga e muita criatividade kk, maneiro isso estou começando a estudar perspectiva e afins por causa disso,
aqui tem outros, esse é bem legal por que se olhar de um angulo ve uma coisa e se olhar de outro, ve outra
http://xeontribe.com...reet-art-02.jpg
http://xeontribe.com...reet-art-01.jpg
e esse aqui curti mt http://blog.artflake...06/nagai-1.jpeg, mas acho que não tem muito a ver c/ perspectiva

#164 Jacques_Flux

Jacques_Flux

Master

• Membros
  • 679 posts

Posted 22 September 2012 - 08:32 PM

Salve galera...

Adivinhem: eu estava procurando imagens para estudo de perspectiva na internet e acabei achando este tópico :o !

Ehehe, muita coisa boa por aqui.
Fiquei todo inspiradão e fiz o meu cantinho dos desenhos, é aqui que rabisco, faço os desenhos para o SD e pesquiso, é também meu lugar de trabalho.

Valeu Galera!

Attached Files

#165 georgebento

georgebento

Iniciante

• Membros
  • 58 posts

Posted 27 September 2012 - 12:06 AM

Parabéns ai pelo grupo, tou dentro ehehehe....fala grande Wilton, não temos conversado mais, sabe como é a gente se "inrrica" kkkk...bom seguinte rapaz eu tou na edição do Alfa e estou iniciando a produção do cenários de algumas cenas, enfim acredito que vou aprender muito aqui, inclusive canas que terão veículo vai ser muito bom , vou postar algumas por aqui pra agitar o grupo tbm...grande abraço ai pro seu parceiro Magoo.