Jump to content

Photo

Grupo Oficial de Estudo: Predios, carros e Cenários.

• Please log in to reply
164 replies to this topic

#16 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 03:22 PM

Todas essas linhas que fogem no mesmo fuga, e partem de um em um metro são paralelas e estão no mesmo chão que a nossa personagem está.
Posted Image
Agora vamos relembrar, usamos o ângulo de 45 graus para projetar a altura em uma linha horizontal aos pés dela. Lembram?
Não???
Relembrando:
Posted Image
Então pensem comigo. As linhas inclinadas estão inclinadas num angulo de 45 graus. É o mesmo ângulo da diagonal do quadrado.
E o que isso tem a ver???
bão, elas são paralelas, essas linhas estão no mesmo angulo e estão paralelas... então o que aconteceria se as linhas estivessem desenhadas no piso onde está a moça?
Elas fugiriam para a linha do horizonte também.
Vamos representar essa linha com vermelho.
Posted Image
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#17 Gisa_Iagami

Gisa_Iagami

Coyote

• Membros
  • 963 posts

Posted 26 September 2006 - 03:37 PM

will to nem pintando na tablet hauhauahuaha
quanto mais desenhando
mas vamo ver se consigo fazer algo
Acho q fim de semana vou comprar uma multifuncional
ai facilita
Adoro esses estudos...pena q o de colorização esfriou legal

#18 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 03:38 PM

É chamada de ponto diagonal porque as linhas de 45 graus são as mesmas de um quadrado e se chamam diagonal,
Posted Image
também é chamado ponto de distancia porque se refere a distancia do observador ao objeto retratado.
Posted Image
Imagine que vc está vendo uma paisagem por uma janela, e com uma caneta de retroprojetor está desenhando nesse vidro o que está vendo. A distância dos teus olhos até o vidro desta janela é a distância do ponto de fuga ao ponto de distancia,por isso que é chamada tambem de distância.
Nesse caso o plano de perspectiva está há 4 metros do observador.
Posted Image
Magoo, atente a isso, se vc não der importancia a essa questão, tanto da linha de horizonte quanto da distancia dos dois pontos , teu carro vai ficar com projeção de olho de peixe, pois a distancia que o observador estiver do carro será pequena. Não está errado, isso acontece com uma foto tambem, quando retratramos algo de muito perto.
"Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo" Voltaire.
Posted Image

#19 magooo

magooo

Veterano

• Destaques CDQ
  • 1,394 posts

Posted 26 September 2006 - 03:44 PM

Posted Image

#20 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 26 September 2006 - 04:40 PM

muito bom este estudo!

#21 magooo

magooo

Veterano

• Destaques CDQ
  • 1,394 posts

Posted 26 September 2006 - 05:07 PM

Brother tenta ser mais específico, ta tendo muita informação em algo simples. Faça um ou dois desenhos com menos numeros e mais desenho. Explica melhor aquele lance de olho de peixe q eu não entendi bulhufas, se puder, salve esta imagem minha e rabisque por cima. Esse monte de texto fica cansativo!!! E galera, não vamos transformar isso aqui naquelas revistas chatas de desenho, vamos desenhar em vez de scanear coisas q temos guardadas no fundo do baú! A simplicidade é melhor compreendida. Falow...

#22 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 05:11 PM

vou fazer isso magoo, mas estou pensando no basicão mesmo, tenha paciencia. Sei que domina, mas tem gente que não sabe nada, e é esse o caminho... Passo a passo.
Posted Image

#23 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 26 September 2006 - 05:13 PM

eu... eu mesmo não sabia as coisas que o Wilton postou...

#24 magooo

magooo

Veterano

• Destaques CDQ
  • 1,394 posts

Posted 26 September 2006 - 05:27 PM

Tambei achei interessante, o q eu quero dizer é só para ser mais específico no determinado erro. Por exemplo: eu achei a linha do horizonte na folha da mesma forma q ele fez... daí eu joguei o 1º ponto de fuga, num ponto onde acharia q seria mais adequado, depois joguei o outro me baseando na forma do carro. Tipo... puchei as linhas principais do automóvel tipo, teto e piso, depois vi onde elas se encontravam e parti de lá o resto das linhas. O engraçado é q bateu exatamente como na foto do carro. Gostaria de saber se tem um local ou medida certa para jogar os pontos de fuga, ou são imaginários??? Cara rabisca o carro, é a melhor forma de apontar um erro......... no próprio erro!!! Nunca fiz um curso, por isso estou apanhando!!! http://centraldequad...tyle_emoticons/default/aiwebs_001.gif

#25 Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

Cloves Rodrigues

• Moderadores
  • 2,958 posts

Posted 26 September 2006 - 06:08 PM

alinha do horizonte fica na altura do olho... vc fez o cenario mais inclinado por ex.... poderia usar ela na altura do olho que nem o wilton fez...

os pontos de fugas são relativos... relativos ao que quer fazer e mostrar... tipo uma calçada... um predio.... na maioria se usa só um... ou dois... eu estou quase indo pra casa... daqui a pouco... amanha explico melhor

#26 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 06:30 PM

Obrigado Magoo, por permitir usar teu desenho. Ele ficou bem legal, diga-se de passagem. Mas vamos lá:
O observador no desenho do carro está mais baixo do que a moça, mais alto que o meu personagem, logo a linha de horizonte não passa pelos olhos deles, vejam:
Posted Image
A assinatura do magoo no meio da perna da moça foi acidente. :-D
Mas é importante salientar, a linha do horizonte passa pelos olhos do observador.
O Magoo usou dois pontos de fuga, isso é interessante, para chamar a atenção de que o ponto de distancia e de diagonal está exatamente no meio deles.
Então vamos a questão, o que acontece quando aproximamos os pontos de fuga ou o distanciamos. Esse movimento tem o mesmo efeito de pegar uma máquina com zoom, aproximar a foto, e distancia-la mudando a lente.
Os pontos próximos dá um efeito conhecido como olho de peixe. Pontos distantes serve para fotos panorâmicas. Mas vamos com calma.
Tudo será ilustrado e entendido. OK?
Posted Image

#27 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 06:48 PM

Vejam essa foto. Ela foi tirada a 420 metros. O plano de perspectiva está a 740 metros. Bem distante, não? Aqui tive que reduzir bastante para aparecerem os fugas.
Posted Image
Quanto mais panoramica a foto mais distante são os fugas.
Veja a ampliação do prédio de onde obtive os fugas:
Posted Image
Como eu sei a altura? Hehe, eu sabia a altura de um prédio, calculei mais ou menos quantos prédios dariam até a linha do horizonte, daí foi fácil, projetei as linhas de fuga sobre a foto e obtive a distancia do ponto de diagonal e de fuga.... mas não se preocupem, isso é teoria, eu chamo de fotometria, chique não?
O importante não é isso, é importante vcs saberem que fotos que pegam coisas maiores precisam de mais distancia entre os fugas, certo?
Posted Image

#28 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 07:28 PM

nesta o fotografo usou uma ângular maior, ou grande angular, percebem que o fuga está a 2 metros do ponto de distancia. Ao desenhar com um fuga deste dá o mesmo efeito:
Posted Image
Fugas mais próximas que isso deixam o desenho distorcido, assim como quando usamos um angular na fotografia bem grande, chamada de olho de peixe. Ah, percebem que o fotografo tinha a mesma altura de olhos da nossa personagem? a linha de horizonte coincide com a altura dos olhos dela.
Está entendido essa parte???
Preciso saber realmente, pois a partir disso que devemos partir para a construção de prédios.

E lembrem-se... a linha de horizonte é para onde fogem todas as linhas paralelas ao chão. Ela é muito importante.
Posted Image

#29 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 08:00 PM

Um conselho bem básico, procurem deixar os fugas laterais, ou pontos de diagonais que ficam no extremo fora da margem do desenho. Existe uma área de deformação muito chata que tem formas de evitá-las. E todas elas se referem a perspectiva curva.
Até os melhores desenhistas do fórum se perdem com essas margens, o único que vi que conseguiu uma solução instintiva foi o Cas, ao fazer uma deformação na mesa que correspondia a perspectiva curva.
Depois entraremos em detalhes.
Mas agora quero que pensem uma coisa. Imaginem que o mundo foi deitado
todos os prédios estão deitados, a rua foi colocada a 90 graus... se conseguirem imaginar, então deram um passo importante para ver prédios de cima, ou de baixo. Explico depois com esquemas, fotos e desenhos.

OUtra coisa. Tudo é questão de escala. Esse banheiro, no papel, ocupa o mesmo espaço que a cidade acima. A linha de horizonte está no mesmo lugar, o que muda é a escala, vcs podem imaginar que aquele movel perto da pia que tem seus 50 cm de altura como um prédio de 60 metros de altura, a linha de horizonte aí, automaticamente estará a 150 metros, dificil imaginar? então põe um carrinho de brinquedo no chão... viu?
É tudo questão de escala... as regras são as mesmas para a cidade e o interior. Ah é... tem perspectivografos se quizerem imprimir no:
Posted Image
E tem uma leitura complementar no http://www.centralde... ... 23&start=0
Posted Image

#30 wilton pacheco

wilton pacheco

Wilton Pacheco

• Membros
  • 3,182 posts

Posted 26 September 2006 - 08:31 PM

Se não conseguiram imaginar aqui está uma foto. A linha de horizonte eu chamei de falsa. Pois não corresponde ao horizonte que vemos na terra. Mas funciona do mesmo jeito.
Posted Image
Agora quero que prestem atenção em um detalhe, o quadrado laranja. Ele está perto da lateral da foto, percebem que ele parece meio torto?
Alguns não percebem que tem um erro de perspectiva, pois estão programados para aceitaram fotos como verdade. Mas foto é projeção ótica, e aquilo é um erro sim. Não tão aberrante quanto acontece em outras lentes. Isso aconteceu por que a linha de fuga devia estar fora do papel.
Existe uma relaçã muito forte com angulares de lentes e perspectivas.
Outro detalhe importantíssimo. O espelho, percebem que o reflexo continua seguindo as mesmas fugas? Com as mesmas regras, como se fosse uma continuidade, isso faz toda a diferença em um desenho.
A outra parede não fiz o esquema de perspectiva, mas tambem teria uma linha de horizonte e funcionaria do mesmo jeito.
Posted Image